Buscar

NP1 Evolução Pensamento Administrativo

Prévia do material em texto

Questionário de Evolução do Pensamento Administrativo- NP1: Setembro / 2019.
1- Usando suas palavras defina “Administração” e destaque sua importância.
R. É o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas, a importância da administração em uma organização tem como propósito beneficiar a sociedade e aos seus clientes agregando valores a sociedade. 
2- Alguns fatos ou eventos, que marcaram a evolução da Administração, desde a Antiguidade, até a Atualidade.
R. Início 5000 A.C na Suméria, 500 A.C China em governos, prelados católicos na idade média organizações militares , surgimento dos pensadores no século 20 juntamente com a revolução industrial em duas fases a primeira e a segunda, a era digital que é a atual que estamos vivendo. 
3- Discorra sobre a Revolução Industrial. Destaque sua importância e suas consequências, considerando aspectos: econômicos, sociais e técnico-científicos.
R. Início na inglaterra com a invenção da máquina a vapor no processo de produção provocou um grande surto de industrialização, estendeu pela Europa e EUA. Primeira fase 1780 a 1860, revolução do carvão como principal fonte de energia e a do ferro como a principal matéria prima. Segunda fase 1860 a 1914 revolução da eletricidade e derivados do petróleo junto ao aço como matéria prima. Suas consequências foram novas relações de trabalho, consolidação do capitalismo, o avanço no campo de pesquisas medicinais, do transporte e da comunicação a industrialização acelerada. 
 4- Fale sobre a Escola da Administração Científica e apresente algumas de suas principais características.
R. Criada por Frederick Taylor, no início do século XX, aplicou a ciência à administração, buscando a eliminação de desperdício, ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Produzir mais em menos tempo. Divididos em dois períodos. 
Primeiro Racionalização do trabalho e Segundo Definição do Princípio de administração. Princípios da administração científica: 
Planejamento - Sair do improviso, planejar e testar
Preparo dos Trabalhadores - Selecionar os operários de acordo com sua aptidão, preparando e treinando. 
Controle - Controlar e acompanhar o desenvolvimento do que está sendo realizado. 
Execução - Dividir as tarefas para que seja mais disciplinada. 
Críticas, a teoria da máquina transformando o homem em máquina, não considerar o lado social e humano do trabalhador, superespecialização do trabalhador deixando a visão do mesmo limitada. 
5- Faça um comentário sobre o “Taylorismo”. Destaque aspectos favoráveis e contrários ao mesmo.
R. O Taylorismo enfatiza a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais se busca extrair o melhor rendimento de cada funcionário. 
Portanto, é um sistema de racionalização do trabalho concebido em moldes científicos. Desta maneira, cada aspecto do trabalho deve ser estudado e desenvolvido cientificamente.
Trouxe como inovações, seleção e treinamento dos operadores, a fim de desenvolver suas melhores competências, supervisão contínua do trabalho, execução disciplinada das tarefas para evitar desperdício, fracionamento do trabalho na linha de montagem para singularizar as funções produtivas de cada trabalhador, diminuindo assim sua autonomia, o estímulo salarial proporcional a produtividade, com premiações por desempenho, a hierarquização da cadeia produtiva, a qual afasta o trabalho manual do trabalho intelectual e garante à gerência, detentora do conhecimento geral da produção, o controle sobre os trabalhadores.
6- Idem com o “Fordismo”.
R. Especialização da mão de obra, aumento da produção com diminuição do tempo produtivo. O uso de esteira de produção foi inovador eliminando a perda de tempo com deslocamentos desnecessários, criou a produção em massa para atender a demanda de seus veículos, os quais também vendiam para seus colaboradores, também inovou com o método de salário por mérito. Infelizmente os funcionários não recebiam mais qualificação, executavam trabalhos repetitivos e desgastante. 
7 - Elabore um comentário sobre o conceito do “homo economicus”.
R. Infelizmente o homem não trabalha por que gosta, mas sim para ganhar a vida, conforme foi notado por Taylor a quantidade de trabalhadores que saiam da empresa por aumentos salariais. Somos motivados a trabalhar para viver, com as recompensas salariais e os prêmios nos forçando o esgotamento mental/fisicamente para cada vez ganharmos mais.
8- Destaque a abordagem de Henri Fayol. Sobre seus “princípios da administração”, destaque ao menos quatro que você considera importante. 
R. Fayol abordou a teoria clássica da administração, para Fayol toda organização possuem um conjunto de funções, desempenhadas por funcionários que possuem responsabilidades e talentos, os mesmos são responsáveis pelas funções básicas e administrativas da empresa, e tem oportunidade de exercitar suas habilidades como gestores e serem reconhecidos por isso, mostrou as funções básicas de cada empresa, funções técnicas de produção e operação, comercial de compra venda e permuta, financeira de captação, função de segurança de bens e pessoas, contábeis de relatórios inventários e custos da empresa. E administrativas POCCC, planejamento, organização, controle, comando e coordenação. Divisão do trabalho, disciplina, remuneração e equidade. 
9- O que vem a ser o “processo administrativo”? Qual a sua importância e quais suas variáveis?
R. É um conjunto de ferramentas que usam o planejamento de recursos e tempo, organização cada coisa em seu lugar, comando e coordenação e controle. 
10- Elabore uma crítica à abordagem de Henri Fayol.
Obsessão pelo comando, Fayol centrou seus estudos na unidade de comando, na autoridade e na responsabilidade, trata a empresa como sistema fechado e a manipulação dos trabalhadores. 
11- Comente sobre organização formal e organização informal. Aproveite e dê exemplos de ambas. 
R. Organização Formal, que se estabelece de acordo com a necessidade da empresa, empresa precisa de regras, normas, hierarquia, disciplina, relação mais formal. 
Organização Informal, que se estabelece de acordo informal, mais proximidade entre colaboradores, motivado ora pelo descontentamento/contentamento dos indivíduos. 
12- Faça um comentário sobre a Abordagem da Burocracia. Destaque também alguns de seus aspectos tanto positivos, como negativos. 
R. A burocracia é necessária para o funcionamento e o andamento da empresa, divisão do trabalho, meritocracia pontos positivos descentralização pode ser um ponto negativo, tomar cuidado ao delegar tarefas importantes.
13- Como Max Weber define autoridade? Sobre cada tipo, apresente exemplo.
R. Tradicional, baseada na tradição/costumes. 
Carismática, cria seguidores de maneira que atraente, sem impor regras, ou autoridade. 
Racional ou legal/burocrática, impessoalidade, regras, meritocracia, respeito, equidade. 
Carismática, Lula, ex-presidente foi um líder que juntou seguidores de maneira que os atraiu por um bem comum. 
14- Cite os Princípios da Burocracia dentro da visão de Max Weber.
R. Divisão do trabalho (divisão de tarefas), Hierarquia da autoridade (cargos devidamente organizados, e supervisionado por cargos superiores), Seleção formal (treinamento, qualificação técnica), Impessoalidade (desvinculada de ligações emocionais) e Meritocracia (valorização pessoal pelo mérito). 
15- Comente sobre as habilidades gerenciais. Em seu entendimento, argumente qual a mais importante. 
R. Técnica, conceitual, humana, a técnica devido a dominância e conhecimento saber como faz e como fazer. 
16- Administração: “Arte ou Ciência”. Aproveite e comente sobre ambas.
R. Arte quando um estado de emoção, criativa, inspiração e inovação. 
Ciência quando envolve técnica, teoria, conceitos e métodos. 
17- Comente sobre a “vadiagem sistemática”.
R. O erro do operário em pensar que maior rendimento de homens e máquinas renderia em desemprego, ociosidade no trabalho, métodos ineficientes nos quais apresentam desperdício de tempo e esforço. 
18- Também sobre o “princípio da exceção”.R. Baseado na verificação da das exceções, só se preocupa somente com os resultados que saí fora dos padrões esperados, para corrigir. 
19- Defina o que é planejamento; destaque sua importância para a Administração e também aborde seus principais níveis: estratégico, tático e operacional.
R. O conceito de planejamento consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente, uma ação, desenvolvendo assim, estratégias programadas para atingir determinado objetivo. Funciona como uma forma de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.
Nível Estratégico; o nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral. 
Nível Tático; o planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.
Nível Operacional; já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. 
20- O que significa para a Administração a “Fase da Incerteza”. Qual pode ser considerado seu momento histórico e também o que caracteriza o mesmo?
R. Após 1980 até hoje, ambiente externo se caracteriza por sua complexibilidade e mutabilidade, empresas não conseguem interpretar e decifrar corretamente. 
Incertezas no que ocorre ao seu redor, escassez de recursos e concorrência acirrada.

Continue navegando