Buscar

Aparelhos ortodônticos removíveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aparelhos ortodônticos removíveis
	Estes são dispositivos destinados a manter o desenvolvimento normal da oclusão ou a interferir no transcurso de uma desarmonia, de modo a restabelecer o equilíbrio dento facial.
	Os aparelhos removíveis podem ser ativos ou passivos. Os ativos são idealizados para a obtenção de movimentos dentários por meio de molas ou arcos de fios metálicos, parafusos, elásticos ou bases em resina acrílica. Os passivos são idealizados para manutenção dos dentes em suas posições, tendo como exemplo os mantenedores de espaço e os aparelhos de contenção.
	Por serem removíveis, todos esses dispositivos podem ser retirados da boca do paciente para a higienização.
	Aparelhos removíveis ativos podem ser classificados ainda em dois tipos distintos: aparelhos funcionais para a modificação do crescimento e aparelhos removíveis para movimentos dentários.
	Um aparelho funcional é aquele que, por definição, modifica a postura da mandíbula, mantendo-a aberta ou aberta e projetada. As pressões criadas pelo estiramento da musculatura e dos tecidos moles são transmitidas às estruturas dentárias e esqueléticas, modificando o crescimento facial.
	A Ortodontia contemporânea também lança mão de aparelhos ortodônticos removíveis confeccionados a partir de uma tecnologia computadorizada em imagem tridimensional. Apesar de estar atualmente bastante em voga, a ideia de um alinhador removível não é nova. Foi proposta inicialmente por Kesling, sob a forma de posicionadores de borracha, confeccionados a partir de modelos das arcadas dos pacientes. Entretanto, o grande avanço nesse sistema ocorreu em 1997, quando a empresa Align Technology lançou o sistema Invisalign®, que consiste num conjunto de moldeiras sequenciais removíveis, chamadas de alinhadores, que são feitos sob medida para cada etapa do tratamento,
	Através da tecnologia CAD-CAM, uma sequência de aparelhos removíveis (alinhadores), transparentes, são criados por computador e confeccionados em placas de acetato que permitem movimentações dentárias progressivas na ordem de aproximadamente 0,25 mm em cada estágio. A substituição dos alinhadores a cada duas semanas é eficiente e causa menor sensibilidade. Devem-se remover os alinhadores somente durante as refeições e a higiene bucal, totalizando assim, o uso recomendado dos mesmos por cerca de 20 a 22 horas/dia.Observa-se grande aceitação por parte dos pacientes frente a estes aparelhos, principalmente por motivos estéticos e de higiene. Atualmente, além do Invisalign®, uma vasta gama de fabricantes também oferece este tipo de aparelho ortodôntico, sendo que sua eficácia e sua possibilidade de emprego vêm aumentando.

Outros materiais