Buscar

ANATOMIA FUNCIONAL AVALIANDO APRENDIZADO 3

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Os sistemas nervoso e endócrino são coordenados como um supersistema interligado, chamado sistema neuroendócrino. Sobre este supersistema, leia atentamente as afirmativas abaixo:
I - Os hormônios são importantes reguladores do relógio biológico, do metabolismo e do balanço energético, das secreções glandulares, do sistema reprodutor e do crescimento e para o controle entre líquido intracelular e líquido extracelular.
II - Baixas taxas de glicose estimulam as células Alfa pancreáticas a produzirem insulina.
III - Altas taxas de glicose estimulam as células Beta pancreáticas a produzirem glucagon.
IV - O hipotálamo controla o sistema nervoso autonômico e regula a temperatura corporal, a sede, a fome, o comportamento sexual e as reações de defesa, como as de medo e de raiva.
V- A neurohipófise sintetiza hormônios indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento.
VI - Hormônios sintetizados pelo hipotálamo e hipófise são fundamentais para manutenção da homeostasia.
VII - A tireóide produz o hormônio tireoestimulante, que estimula a produção de outros dois hormônios: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	II, III, V e VII
	
	I, III e VII 
	
	II, IV e VI
	 
	I, IV, VI e VII
	
	I, IV, V e VI
	Respondido em 13/05/2020 17:10:00
	
Compare com a sua resposta: As perturbações podem originar-se do: 
 AMBIENTE (calor ou frio intenso, falta de oxigênio etc.); MEIO INTERNO (nível de glicose alto, aumento da pressão arterial etc.).
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em relação aos hormônios tiroxina e triiodotironina assinale a ÚNICA alternativa correta.
		
	
	Moléculas de iodo interagem com a tireoglobulina formando os precursores de suas moléculas, sendo portanto, prescindíveis em suas síntese.
	
	Esses hormônios atuam, respectivamente, no desenvolvimento do hipertireoidismo e hipotireoidismo em pessoas cuja dieta é pobre em iodo
	
	A atrofia da tireoide (bócio) é desenvolvida num pequeno intervalo de dias, e se deve à falta de manutenção diárias desses hormônios
	
	Devido à sua natureza lipídica (derivado da tiroxina) esses hormônios interagem pouco com o meio intracelular, tornando restrito à membrana plasmática o que por sua vez inviabiliza sua participação no metabolismo da célula, e promove o aparecimento das consequências descritas pelos autores
	 
	Tais hormônios exercem influência no aumento do metabolismo, portanto, a deficiência de iodo pode resultar em criança com baixo peso ao nascer, retardo mental grave e/ou problemas cognitivos na fase escolar.
	Respondido em 13/05/2020 17:13:42
	
Compare com a sua resposta: Glândula suprarrenal
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Conecta-se com a hipófise por meio de neurônios originados nos núcleos supra-óptico e paraventriculares.
		
	
	Mesencéfalo
	
	Cerebelo
	
	Bulbo
	
	Ponte
	 
	Hipotálamo
	Respondido em 13/05/2020 17:14:24
	
Compare com a sua resposta:
O objetivo desta via é promover a redução da pressão arterial, este processo é iniciado pelo estiramento das paredes arteriais provocado pela pressão elevada que estimula os barorreceptores que enviam impulsos para o Cérebro que reduz atividade simpática e aumenta a parassimpática o que promove nos vasos o aumento do seu diâmetro (vasodilatação) o que reduz a pressão arterial.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	O processo de gliconeogênese ocorre em determinadas situações e, consiste na síntese de moléculas de carboidratos a partir de moléculas não-glicidicas. De posse dessa informação, explique qual e como age o hormônio que pode estimular a ocorrência da gliconeogênese a partir de aminoácidos.
		
	
	O processo de gliconeogênese ocorre em situações extremas no corpo humano, e portanto até os hormônios são poupados o que nos leva acreditar que tal processo ocorre espontaneamente.
	
	Glucagon, que ativa o transporte ativo de moléculas glicídicas para o meio citoplasmático onde ocorrerá a glicólise.
	 
	Cortisol, que estimula o catabolismo proteico e recruta os aminoácidos para o fígado a fim de serem utilizados na produção de moléculas glicídicas.
	
	GH, que estimula o crescimento celular por meio das reações de oxidação.
	 
	Insulina, que estimula a saída da glicose do meio intracelular para o meio extracelular no qual ela é processada a fim de gerar energia para o metabolismo.
	Respondido em 13/05/2020 17:16:40
	
Compare com a sua resposta: Atua reduzindo de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São internos respondendo por estimulos qualificados. Ocorrem nos músculos; tendões; articulações e tecídos de revestimentos dos ossos e músculos. Informam ao cérebro sobre o posicionamento e movimento. Marque a opção correta
		
	
	receptores de tato
	
	termoceptores
	
	crioceptores
	 
	proprioceptores
	
	nociceptores
	Respondido em 13/05/2020 17:17:02
	
Compare com a sua resposta: Provoca bronco dilatação e Broncoconstrição

Outros materiais