Buscar

Apol Artes fundamentos e metodologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Artes: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Considere este fragmento de texto:
“Pestalozzi e Froebel iniciam [...] um movimento de oposição à tradição secular, dominante no ensino da música, que se concretiza no século XX, com os trabalhos de Orff, Dalcroze, Kódaly, Willems, Gainza, Martenot, Schafer. Esses autores, tomando como base as ideias de Pestalozzi e Froebel, propõem uma nova metodologia para o ensino da música onde o fazer musical, a exploração sonora, a expressão corporal, o escutar e perceber consciente, o ato de improvisar e criar, a troca de sentimentos, a vivência pessoal e a experiência social oportunizariam a experiência concreta antes da formação de conceitos abstratos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O Ensino da Música na Escola Fundamental: um estudo exploratório. Mestrado em Educação – PUCMG, Belo Horizonte/MG, 2001. p. 43. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, em relação ao propósito das tendências mais recentes no ensino de música, associe com os respectivos números as explicações pertinentes a cada atividade a seguir:
1. O hábito de escutar
2. A exploração sonora
3. A criação de grafismos
4. O gesto corporal
5. A criação musical
(   ) Quando o professor direciona a experimentação através do reconhecimento sonoro.
(   ) É a representação sonora por meio de desenhos de partituras.
(   ) Tem a função de desencadear um som por meio do gosto.
(   ) Adquire-se a partir de uma prática constante, a cada aula.
(   ) Possibilita organizar os sons e transformá-los em música. 
Diante das informações acima, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	B
	1 – 2 – 3 – 5 – 4
	
	C
	2 – 3 – 4 – 5 – 1
	
	D
	2 – 3 – 4 – 1 – 5
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 3 – 4 – 1 – 5. Segundo o livro-base: “1. O hábito da escuta só pode ser adquirido pela prática constante, a cada aula. 2. Um dos papéis como professores de música consiste em despertar na criança a vontade de descobrir o mundo sonoro, de experimentar, de escutar e de fazer música com prazer. 3. Os alunos podem inventar grafismos, que são espécies de desenhos para representar os sons, e a partir deles organizar partituras, processo que os leva a ser precisos e atentos, para poderem então interpretar a música por eles inventada. 4. O gesto assume um lugar essencial na prática musical, uma vez que o som é o produto de um gesto ou de um movimento. 5. A aprendizagem musical que passa pela criação desenvolve todas as qualidades necessárias à musicalidade, trabalhando o ouvido, a audição de parâmetros e organização de sons (livro-base, p. 46-47).
	
	E
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
Questão 2/5 - Artes: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Avalie o trecho:
“Em conjunto com as outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de Arte pode-se problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados a: ética; meio ambiente; orientação sexual; saúde; trabalho, consumo e cidadania; comunicação e tecnologia informacional; pluralidade cultural; além de outros temas locais definidos na organização escolar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 38. 
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre multiculturalismo, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O multiculturalismo dificulta a apreensão da diversidade cultural.
	
	B
	Observar a pluralidade cultural contribui para o desenvolvimento de uma cultura mais homogênea.
	
	C
	Os conhecimentos trazidos para escola foram valorizados pelas constatações da realidade dos alunos.
Você acertou!
“Na Inglaterra dos anos de 1980, Rachel Mason decodificou os pressupostos do multiculturalismo como uma forma de diminuir a evasão escolar de um número crescente de imigrantes, que não se adaptavam à instituição educacional. Um dos principais objetivos era compreender a pluralidade da realidade sociocultural dos alunos e a necessidade premente de inclusão e participação fizeram com que se valorizassem, pela via da arte, os conhecimentos trazidos pelo multiculturalismo.” (Livro-base, p. 239)
	
	D
	Um dos objetivos de se promover o multiculturalismo é o de separar as diferentes culturas.
	
	E
	A arte possui um papel secundário, diante da valorização dos conhecimentos promovida pelo multiculturalismo.
Questão 3/5 - Artes: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Leia o excerto abaixo:
“Se, por um lado, não dispomos de muitas reflexões acerca da improvisação, podemos, de outro lado, observar a crescente importância atribuída ao tema, seja por sua presença nas grades curriculares dos cursos de artes cênicas, seja pela aproximação entre improvisação e teatro escolar; seja pela manifestação dos grupos de teatro acerca da utilização de técnicas improvisacionais para a formação do ator”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUTRA, Sandro de Cássio. Improvisação teatral: conceitos e experiências no Brasil. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, 2009. p. 08. 
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a improvisação teatral, analise as assertivas e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas.
(  ) A improvisação é usada raramente, pois se opõe as montagens teatrais.
(  ) A commedia dell’arte tem como característica a improvisação.
( ) Grupos de teatro nos Estados Unidos, a partir dos anos de 1960, começaram a observar e analisar a improvisação.
(  ) No período Renascentista, a improvisação era muito utilizada por atores da commedia dell’arte. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	F – V – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é falsa, pois a improvisação sempre existiu dentro da prática teatral. As afirmativas II, III e IV são verdadeiras, visto que: “Temos o conhecimento do jogo de improvisação que existia no teatro da Renascença, chamado de commedia dell’arte, em que os atores se baseavam num roteiro com situações dramáticas, com personagens-tipos e improvisavam livremente, contracenando e divertindo a plateia. Entretanto, foi a partir dos anos 1960 que grupos de teatro nos Estados Unidos da América e, posteriormente, em todo o mundo passaram a investigar sobre os processos de criação da cena e trouxeram para o primeiro plano as experimentações com improvisação” (livro-base, p. 89).
	
	E
	V – V – F – F
Questão 4/5 - Artes: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Atente para a seguinte informação:
“Os chamados ‘métodos ativos’ de educação musical foram desenvolvidos em vários países na primeira metade do século XX e difundidos no Brasil a partir da década de 1950. Autores da área enfatizam a importância desses métodos e a utilidade de sua aplicação para o contexto escolar na atualidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Nadma Islane Oliveira. "Métodos Ativos" no Curso de Musicalização do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. XVII Encontro Regional Sul da ABEM. Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical. Curitiba, 13 a 15 de out. 2016. p. 01. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre os métodos ativos no ensino de música, enumere as informações pertinentes a cada um dos pedagogos musicais:
1. Émile Jacques-Dalcroze
2. Maurice Martenot
3. Zoltan Kodaly
4. Karl Orff
(  ) Fez a música se tornar obrigatória nos espaços escolares da Hungria.
(  ) Criou um sistema de ritmo por meio do fazer corporal.(  ) Estimulou a improvisação musical no processo de aprendizagem desta linguagem.
(  ) Acredita que o fazer musical desenvolve níveis mentais e espirituais. 
Marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 4 – 1 – 3
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
	
	E
	3 – 1 – 4 – 2
Você acertou!
“1. Émile Jacques-Dalcroze – começou a desenvolver todo um sistema de aprendizado do senso ritmo com base no fazer corporal. [...] 2. Maurice Martenot – Segundo ele, o ensino da música pode desenvolver os níveis sensório-motor, mental, afetivo e até espiritual. 3. Zoltan Kodaly – propõe um ensino de música por meio, principalmente, do canto e, com seu trabalho incansável, conseguiu colocar a música como matéria obrigatória nas escolas da Hungria. [...] 4. Karl Orff – sua proposta pedagógica é ‘uma das mais conhecidas no Brasil, incentiva a prática da improvisação na aprendizagem musical’.” (livro-base, p. 34-6)
Questão 5/5 - Artes: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Avalie o trecho abaixo:
“O jogo dramático foi estudado por Peter Slade, pesquisador inglês, pioneiro no campo do teatro para crianças. Em seu livro ‘O Jogo Dramático Infantil’, publicado no Brasil, em 1978, o autor delineia um estudo sobre os jogos dramáticos, baseado em cerca de trinta anos de observação com crianças”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSETO, Robson. Jogos e improvisação teatral – UNICENTRO: Guarapuava, 2012. p. 15. 
Avaliando o fragmento de texto e os conhecimentos sobre Peter Slade, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A condução das propostas de Slade prioriza atividades individuais.
	
	B
	Sensibilização em grupo é parte integrante dos exercícios de Slade.
Você acertou!
“As proposições de Peter Slade (1978) nos conduzem a exercícios mais lúdicos e poéticos que podem ter uma grande recepção por um grupo que se sensibilize com elas” (livro-base, p. 109).
	
	C
	Os exercícios de Slade são em sua grande maioria antipoéticos e constrangedores.
	
	D
	A sensibilização é algo desnecessário para os exercícios de Slade.
	
	E
	As proposições de Peter Slade estão ultrapassadas segundo as propostas metodológicas do ensino de teatro na contemporaneidade.

Outros materiais