Buscar

adm produção e operações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 - Identifique o tipo de arranjo físico que deveria ser adotado pelas seguintes organizações, justificando:
 
Padaria: Em linha ou por produto porque é focando nos aspectos organizacionais da produção e no produto que gera maior fluxo cruzado e intenso de materiais na produção.
Banco: Por Processo, pois caracteriza grande movimentação de materiais, controle mais complexos e altos estoques.
Fábrica de balas: Funcional ou por processo, pois cada produto flui entre as seções de acordo com seu próprio roteiro de produção.
Usina de açúcar: Por produto porque a lógica usada é a sequência de etapas do processo de agregação de valor dos produtos e a posição dos recursos de maneira relativa
Academia de ginástica: Por Processo porque os clientes são os recursos transformados e movem-se entre os equipamentos, um cliente não repete sempre a mesma sequência de aparelhos. Além disso, os clientes têm roteiros diferentes uns dos outros.
Confecção de roupas: Por Processo, pois o processo produtivo de confecções é uma sequência operacional que tem o seu início no planejamento da coleção, desenvolve-se por toda a produção e é concluída na expedição.
2- Faça um Layout da lanchonete de sua faculdade. Observe a área e desenhe sobre o croquis o movimento das pessoas. Agora avalie o fluxo em termos de volume e tipo de arranjo físico.
 
3 - Um restaurante esta considerando a possibilidade de agilizar o atendimento aos clientes. Desta forma, o proprietário esta considerando a possibilidade de alterar o seu arranjo físico de posicional para celular por processo. Discuta as implicações desta mudança.
R: Para uma resposta mais consistente e assertiva, seria necessário entender todos os processos do restaurante, o tamanho do espaço, o fluxo de clientes e materiais que circulam no ambiente. Sendo impossível identificar esses fatores por ser um caso hipotético, acreditamos que a mudança de do arranjo físico pode trazer benefícios. Acreditamos que há processos distintos como atendimento, preparo dos alimentos, self service e garçons. Neste caso, um arranjo físico celular pode ser benéfico para o restaurante desde que, as células estejam próximas em caso de processos interligados e posicionando os equipamento de forma que não ofereça riscos os frequentadores. Um arranjo físico posicional pode agilizar os processos, melhorar a utilização do espaço mas não ofereceria uma comodidade melhor para o cliente.
4 - Crie/ monte um fluxograma baseado no processo informado abaixo:
1. Cachorro dá entrada no pet shop;
2. Recepcionista do pet shop verifica quais serviços a serem executados; Se tosa e banho, segue o processo 3 em diante, caso apenas banho, segue para o processo 4;
3. Cachorro é levado para a tosa
4. Cachorro é levado para o banho;
5. Após banho, cachorro é encaminhado para secagem;
6. Cachorro é encaminhado para antipulga e colocação de coleira e adereços;
7. Cachorro é encaminhado ao canil;
8. Devolução ao dono.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes