Buscar

TPP - AS PARTES DO PROJETO

Prévia do material em texto

TEMÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 
1 INTRODUÇÃO 
A Introdução do trabalho de pesquisa apresenta para o leitor as condições sobre as quais a pesquisa irá se desenvolver. 
A Introdução deve ser elaborada sem divisões em itens, configurando como um só texto. Por isso, observem muito bem os elementos de coesão e a coerência do texto!
( APRESENTAÇÃO / CONTEXTO (parágrafos iniciais – no máximo 2)
Iniciando a Introdução, o autor deverá realizar uma breve Apresentação da pesquisa, respeitado o momento em que se encontra o Projeto ou o Relatório. Aqui, o autor conta ao leitor do trabalho o que ele deve encontrar na Introdução, especialmente quanto ao contexto em que a pesquisa foi realizada e quanto aos critérios para a apresentação da Revisão da Literatura: a pertinência dos assuntos e a forma de sua apresentação. Este recurso pode ser bastante útil, enquanto estratégia para sensibilização do leitor para o que ele irá encontrar. Se forem apresentadas informações (dados numéricos, estatísticos, etc.) para reforçar a explicação/contexto, TODAS AS FONTES DEVERÃO SER INDICADAS.
( REVISÃO DE LITERATURA (a partir do terceiro parágrafo)
O primeiro item da Introdução é o Tema (Revisão de Literatura), composto das informações colhidas na Pesquisa Bibliográfica, serve para a composição do pano de fundo conceitual a partir do qual serão definidos e construídos os problemas, objetivos e métodos que caracterizam a pesquisa. A partir da apresentação de um Levantamento Bibliográfico no item Tema, é que serão, assim, desenvolvidos os itens seguintes desta seção. 
Vale ressaltar uma questão bastante importante que muitas vezes tem sido negligenciada: na apresentação do tema o autor deve deixar claro para o leitor quais as suas afiliações científicas e filosóficas, em outras palavras, qual a concepção de homem que oferece ponto de partida para a construção da Pesquisa, informação que irá propiciar a avaliação da coerência, entre outros, entre a definição do problema de pesquisa e a escolha da metodologia utilizada para investigá-lo. 
Uma recomendação importante na construção do referencial teórico que sustenta o trabalho diz respeito ao uso preferencial de artigos científicos disponíveis em bases de dados e revistas indexadas (como em www.scielo.br e www.pepsic.bvsalud.org). Isto garante que os autores estão trabalhando com textos recentes, avaliados por outros pesquisadores e disponíveis em revistas que tem aval de instituições científicas nacionais e internacionais, oferecendo uma maior confiabilidade ao material apresentado na Revisão da Literatura. 
Na organização do texto, sugerem-se dois tipos de raciocínios, que favorecerão a coerência/sequência textual – mas apenas um desses métodos de raciocínio poderá ser escolhido.
Método Dedutivo Método Indutivo
Geral Específico 
 Específico ( Geral
Dedutivo:
Constituição (ECA (Atos infracionais/adolescentes (Medidas socioeducativas(Psicólogo
Psicologia da saúde ( Estratégia de Redução de Danos ( abordagens terapêuticas (Psicólogo
Saúde ( Sexualidade ( Satisfação conjugal ( psicólogo
Indutivo:
Câncer/câncer infantil - família ( qualidade de vida – criança e família ( psicólogo ( equipe multidisciplinar
Adolescente Infrator ( ressocialização ( psicólogo ( políticas públicas
Doença mental ( família ( psicólogo ( políticas públicas 
2 OBJETIVOS
No item Objetivos é apresentado o objetivo geral da pesquisa e, a critério do autor, os objetivos específicos que se pretende sejam investigados ali. A função dos objetivos é estabelecer as metas que o pesquisador irá perseguir e o lugar a que deseja chegar ao fim do trabalho. Os objetivos assim construídos e apresentados não garantem que o pesquisador tenha sucesso em alcançá-los, mas permitem que sua proposta seja seguida pelo pesquisador e acompanhada pelo leitor. 
*** Não esqueça: o objetivo geral será respondido na conclusão do relatório de pesquisa (portanto, será a finalização da pesquisa), já os objetivos específicos serão respondidos no decorrer da análise de dados. 
Exemplos ( Objetivos gerais
a) Conhecer o acompanhamento psicológico realizado junto às famílias durante o tratamento da criança com câncer.
b) Conhecer a convivência da família com o paciente psiquiátrico em sofrimento psíquico.
c) Verificar a incidência de depressão em mulheres que vivem em situação de rua.
d) Conhecer a atuação do psicólogo no processo de humanização de equipe interdisciplinar em instituições hospitalares.
e) Exemplos ( Objetivos gerais e específicos
2.1 Objetivo Geral 
Conhecer as práticas psicológicas aplicadas no Programa de Redução de Danos
2.2 Objetivos Específicos
Reconhecer as contribuições da Psicologia no Programa de Redução de Danos
Compreender os desafios enfrentados pelos psicólogos que atuam com Redução de Danos
Analisar de que modo as práticas dos psicólogos junto ao Programa de Redução de Danos podem ser caracterizadas enquanto práticas que favorecem o exercício da cidadania de seus usuários. 
f) Exemplos ( Objetivos gerais e específicos
2.1 Objetivo Geral
Compreender a relação entre uma vida sexual ativa e o bem-estar do indivíduo.
2.2 Objetivos Específicos
Compreender qual o grau de importância que os indivíduos dão a uma vida sexual ativa; 
Conhecer se após o casamento a frequência da atividade sexual é modificada; 
Saber se para os entrevistados há influência entre uma vida sexual ativa em outras áreas de suas vidas;
Comparar as respostas entre homens e mulheres.
3 HIPÓTESES
As Hipóteses, apresentadas numa hierarquia decrescente quanto à sua importância, fazem referência especificamente às questões que a pesquisa deve responder a partir de seu desenvolvimento e são associadas aos objetivos específicos já apresentados. Elas são as respostas prováveis para o problema investigativo, são afirmativas que serão testadas no desenvolvimento da pesquisa. As hipóteses serão postas à prova empiricamente, no caso das pesquisas experimentais, e serão guias para a investigação no caso da pesquisa qualitativa. O levantamento de hipóteses para a pesquisa qualitativa não deve ser visto como uma regra, mas como uma possibilidade. De modo geral, elas são boas contribuições ao trabalho do pesquisador, especialmente para a manutenção da objetividade da pesquisa. É importante lembrar que possuir um objetivo bastante claro é uma característica essencial da atividade científica, independentemente do tipo de pesquisa. Vários são os tipos de pesquisa qualitativa, daí a importância do bom senso do pesquisador de modo a discernir o que melhor atenderá às necessidades de sua investigação. 
*** Não esqueça: as hipóteses são prováveis respostas aos objetivos. Se o trabalho apresentar objetivos específicos e objetivo geral, comece respondendo (hipoteticamente) aos objetivos específicos e depois finalize com a expectativa relativa à resposta do objetivo geral.
Exemplo:
 Pretende-se chegar à conclusão de que uma vida sexual satisfatória interfere de forma positiva no bem-estar do indivíduo adulto, pois, de acordo com Rheaume e Mitty (2008 apud BASTOS et al., 2012), a noção de saúde sexual é um estado de bem-estar sexual, ou seja, a questão sexual se relaciona não somente com o sexo em si, mas influi em diferentes áreas da vida do indivíduo, gerando assim consequências para a sua qualidade de vida.
Uma das intenções do trabalho é concluir que a atuação do psicólogo, relacionada a saúde sexual, envolve uma melhor compreensão do contexto em que a disfunção ou problema acontece, contribuindo para o resgate da função e satisfação sexual. Espera-se compreender que, por meio de intervenções psicoterápicas, os pacientes são estimulados a identificar necessidades, habilidades e valores para a resolução de problemas, estimulando a reestruturação cognitiva mais adaptativa para superar dificuldades sexuais. 
Espera-se também que as respostas entre homens e mulheres casados sejam parecidas, quando comparadas ao seu modo de serelacionar com o meio, pois presume-se que pessoas que experienciam momentos parecidos na vida tendem a responder de forma semelhante a estímulos relacionados. Ainda, segundo Rheaume e Mitty (2008 apud BASTOS et al., 2012), que o modo de expressão da sexualidade e o desejo são abstratos, singulares e complexos, já que sofrem influência de fatores biopsicossociais, culturais, etc. Desse modo, supõe-se que a faixa etária dos entrevistados não seja um único determinante de respostas semelhantes.
4 JUSTIFICATIVA
Finalmente, através da Justificativa o autor tem a oportunidade de recorrer à literatura pesquisada (o interesse da pesquisa para outros investigadores), às circunstâncias institucionais (o interesse na formação do aluno) e às circunstâncias sociais (o interesse da pesquisa para a comunidade, especialmente aquela relacionada diretamente à pesquisa) para defender a relevância teórico-científica e a importância social e acadêmica daquilo que vai ser investigado.
Exemplos
1)
 Segundo Castells (1999 apud PAIVA, 2008), a sexualidade tem sido uma das áreas mais convenientes para investigar, a partir dela, subentende-se a dinâmica social e as relações entre processo de modernização e perpetuação dos pensamentos tradicionais no que diz respeito as práticas e também valores. A falta de produções científicas referindo-se à relação do bem-estar do indivíduo adulto e saúde sexual, somada a curiosidade dos colaboradores da pesquisa, foi visto como questão determinante na escolha do tema.
Partindo desse pressuposto, estudar e compreender a relação entre vida sexual satisfatória e o bem-estar do indivíduo adulto é de essencial importância para os estudantes de psicologia, uma vez que, compreendendo como se dá essa relação, pode-se associá-la ao entendimento de parte da sociedade, já que as questões sexuais não estão exclusivamente ligadas ao sexo, elas envolvem o ser de uma forma ampla e complexa. Estudá-las promoverá um entendimento melhor dessa complexidade, podendo auxiliar na intervenção clínica do psicólogo com os pacientes que por algum motivo não vivenciam uma vida sexual satisfatória ou que têm o emocional afetado por conta de sua vida sexual. 
Compreender se a relação das questões sexuais com a qualidade de vida gera consequências positivas ou negativas para a vida pessoal é de grande importância para a Psicologia, uma vez que tudo o que influencia na vida de um indivíduo pode causar danos à saúde mental do mesmo, área tal que é de enfoque do psicólogo. 
Diante do que foi exposto, entende-se que este trabalho pode contribuir para a ampliação da visão do psicólogo clínico diante de associações sobre como a saúde mental e emocional estão vinculadas à saúde sexual do indivíduo adulto, contribuindo para a expansão dos conceitos relacionados à qualidade de vida e servindo também como mais um ponto de apoio ao psicólogo para compreender o mundo interno daquele que se encontra em uma situação de sofrimento procurando auxílio.
2)
A proximidade com o tema de Redução de Danos possibilita a indagação acerca das dificuldades enfrentadas não só pelos profissionais da Psicologia que atuam nesta área mas também das dificuldades da população atendida por essa estratégia.
O assunto a ser discutido nesta pesquisa é desafiador devido ao fato de tratar de um tema polêmico, que é o uso abusivo de substâncias psicoativas, na qual envolve preconceitos e que tem justamente como princípio, superar visões reducionistas e preconceituosas que estigmatizam o usuário e sua família, além de possibilitar um novo olhar da sociedade para que esta não continue a repetir ou perpetuar visões discriminatórias relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.
A pesquisa é de grande relevância devido à necessidade de estudos nesta área e ampliação de trabalhos acadêmicos, pois ainda, as estratégias de RD são pouco difundidas, e precisam ser mais expandidas. Ademais, estudos nesta área garantem uma compreensão aprofundada sobre como os psicólogos contribuem para a ressignificação do mundo do usuário, através da Redução de Danos, e da sua importância no tratamento, através do acolhimento e da escuta livre de julgamentos.
A partir do assunto abordado, esperamos contribuir com a ciência, através do debate e questionamento das estratégias e Políticas Públicas voltadas para os usuários de álcool e outras drogas como também incentivar a noção desta prática que deve buscar não somente a prevenção do usuário, como também a superação de diversas questões sociais como a exclusão, violência, preconceito, a qual ele está submetido.
O desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa contribui para que a instituição de ensino cumpra com o seu papel de mediadora de conhecimento, além de expandir a formação de seus alunos. Possibilita, ainda, que outros alunos tomem conhecimento e se beneficiem dos resultados obtidos com este estudo, como também busquem o ingresso e a participação em demais pesquisas científicas. (...)
OBSERVAÇÕES FINAIS: 
1) Monografias de anos anteriores podem ser pesquisadas como ajuda no processo – armário CPA – só consulta. 
2) Segue ordem em que as informações deverão ser apresentadas no Projeto de Investigação Científica
Capa
Folha de Rosto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos
3 HIPÓTESES 
4 JUSTIFICATIVAS 
 REFERÊNCIAS2
1 Obedecer a ordem e numeração proposta aqui
2 Todos os autores e fontes citados no texto devem aparecer nas Referências – organizadas de acordo com a ABNT – ver Manual
3) O Projeto finalizado não poderá ultrapassar 20 páginas – com capa, folha de rosto, introdução, objetivos, hipóteses, justificativa, método, referências e anexos. Portanto, esta parte que será elaborada no primeiro semestre de 2020 deverá ter, no máximo, 12 páginas. ( Começar um novo item em página separada. 
4) Elementos de identificação
Fazem parte dos elementos de Capa (tudo centralizado)
· Nome da Instituição/Universidade (letras maiúsculas/caixa alta, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14)
· Nome do Instituto/Faculdade (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14)
· Curso (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14)
· Título do Trabalho (letras maiúsculas/caixa alta, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 16 - negrito)
· Nome do Autor/Autores e número de Matrícula (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14)
· Campus - Cidade (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14)
· Ano de Realização (fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14)
Fazem parte dos elementos da Folha de Rosto 
· Nome da Instituição/Universidade (letras maiúsculas/caixa alta, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14 - centralizado)
· Nome do Instituto/Faculdade (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14 - centralizado)
· Curso (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14 - centralizado)
· Título do Trabalho (letras maiúsculas/caixa alta, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 16 – negrito - centralizado)
· Nome do Autor/Autores e número de Matrícula (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14 - centralizado)
· Tipo de Trabalho Apresentado/natureza do trabalho – Escrever: ‘Projeto de Investigação Científica apresentado junto à UNIP- Universidade Paulista, como pré-requisito para a conclusão do curso de Psicologia e como parte da avaliação da disciplina Temáticas de Pesquisa em Psicologia’ (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 12 – recuo 9 cm – espaçamento simples - justificado)
· Nome do Professor Orientador (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 12 – recuo 9 cm – espaçamento simples - justificado)
· Campus - Cidade (iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14 - centralizado)
· Ano de Realização (fonte Times New Roman/Arial, tamanho 14 - centralizado)

Continue navegando