A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 2 Nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

1-O coaching, que, muitas vezes é confundido com a consultoria, trabalha com a ideia de autodesenvolvimento profissional, ou seja, o coach não oferece respostas diretas ao seu cliente (coachee), mas apresenta perguntas, questionamentos, ou situações para que o próprio cliente entenda quais as competências necessárias, traçando objetivos e metas para serem alcançadas.
Já o mentoring é um processo interno organizacional, conduzido por um profissional experiente, que, em geral, já passou por diferentes níveis hierárquicos da empresa e carrega consigo um alto grau de experiência sobre aquele tipo de negócio, e que utiliza dessa experiência para desenvolver novos talentos e desenvolvê-los para a organização ao qual ele trabalha, através de programas de treinamento e desenvolvimento organizacional.
E o counseling é puramente um trabalho de aconselhamento. Ele ajuda as pessoas a tomarem decisões, quer de natureza pessoal ou profissional, com base no seu profundo conhecimento sobre um tema específico.
 
Disponível em: MEDEIROS, Campelo Bruno. Inova em Gestão. Diferença entre coaching, consultoria, mentoring e counseling http://inovaemgestao.blogspot.com.br/2012/09/diferenca-entre-coaching-consultoria-e.html Acesso em: 11 / 05 / 2016 às 10h39
 
Com base no texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O coaching traça as diretrizes que a organização deve colocar em prática.
II. O mentoring integra a equipe de liderança da organização desenvolvendo programas a serem adotados.
III. Tanto o coaching como o counseling não tomam decisões executivas nem traçam objetivos e metas para as empresas cumprirem.
IV. O mentoring, o coaching e o counseling exercem a mesma função nas organizações.
É correto o que se afirma em: 
( )A-I, apenas.
( )B-II, apenas.
( )C-I e IV, apenas.
( )D-II e III, apenas.
( )E-I, II, III e IV.
2-Com base nos estudos sobre Líder tradicional x Líder na Era do Conhecimento, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao Líder na Era do Conhecimento.
( )A-Apoia-se em regras, normas e procedimentos.
( )B-Distingue suas ações das dos subordinados, tendo cada um o seu papel.
( )C-Trabalho é um processo de enriquecimento cultural.
( )D-Poder baseado no cargo.
( )E-Visão de especialista.
3-“Pode ser entendido como “olhar para a frente”: é buscar otimizar o processo de desenvolvimento de cada profissional e, dessa forma, monitorar o processo de consolidação do futuro desejado”.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima:
( )A-Feedforward
( )B-Empowerment
( )C-Reorientação
( )D-Coaching
( )E-Benchmarking
4-O líder coach pode utilizar a ferramenta para gerar sinergia na equipe e impulsionar os colaboradores para a construção de soluções. Para a aplicação do brainstorming, é fundamental seguir algumas regras básicas. Sobre as regras básicas do brainstorming, analise as sentenças a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(  ) Enfatizar a quantidade e não a qualidade das ideias.
(  ) Realizar críticas, avaliações  e julgar as ideias.
( )  Apresentar as ideias tais como elas surgem, sem rodeios, elaborações ou maiores reflexões. Ideias aparentemente tolas são bem-vindas.
( ) Estimular todas as ideias, por mais “malucas” que possam parecer. As ideias consideradas “loucas” podem oferecer conexões para outras mais criativas.
(  )  Não se deve reaproveitar as ideias dos outros,  evitando criar a partir delas. Deve-se sempre criar novas ideias.
( )A-   F – V – V – F – F.   
( )B-   V – F – V – V – V.
( )C-   V – F – V – V – F.
( )D-   V – V – F – F – V.
5-Este ato pode ser entendido como um processo que pode impactar de forma vasta as relações interpessoais, trazendo, ao mesmo tempo, benefícios contínuos para todos os envolvidos.
 
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao ato descrito acima:
( )A-Ato de negociação
( )B-Ato de contratação
( )C-Ato de exportação
( )D-Ato de importação
( )E-Ato de relacionamento
6-Líder Coach: modismo ou tendência?
 
Os negócios tendem a exigir equipes enxutas e multifuncionais sendo conduzidas por líderes capazes de entender os novos paradigmas que levam aos resultados esperados, e porque não, inesperados e fantásticos?
Nesse caminho existe uma evolução no desenvolvimento de competências de liderança adequadas ao perfil do negócio e cultura da empresa, que estão em constante mutação, considerando oscilações no ambiente econômico, político, social, cultural, entre outros.
Dentre essas competências existe a exigência de agregar talentos à equipe.
Surge então a necessidade de lapidar o líder do presente e do futuro com capacidades que permitam ser facilitador do processo de aprendizado dos colaboradores para que eles se tornem mais proativos e ajam com coesão e assertividade.
Disponível em: IDAPE. Líder Coach: modismo ou tendência? http://idape.com.br/blog/o-que-e-um-lider-coach/ . Acesso em: 07 / 05 / 2016 às 14h58
 
Considerando a ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. As competências de liderança são qualidades fixas, válidas e independentemente de qualquer negocio ou atividade.
II. O líder competente necessita de aperfeiçoamento contínuo para orientar seus colaboradores.
III. Para obter bons resultados, as empresas precisam de equipes enxutas e não de líderes.
Está (ão) correta (s) apenas a (as): 
( )A-I, apenas.
( )B-II, apenas.
( )C-III, apenas.
( )D-I e II, apenas.
( )E-I e III, apenas.
7-O Líder Coach não prioriza os resultados, mas sim a qualidade nas relações interpessoais, uma boa comunicação, e vê sempre novas possibilidades de evolução para si e para seus liderados. Mantém o foco na confiança, disciplina, inspiração, comprometimento e energia. Ele é, acima de tudo, aquele profissional que escuta e que proporciona desenvolvimento antes de cobrar performance. Segundo STÉFANO (2005) o Líder Coach deverá promover o amadurecimento profissional de sua equipe, ensinando-os a pensar como líderes, para que eles se responsabilizem por criar alternativas, ou seja, este profissional é um agente de mudanças apontado estrategicamente pelo meio corporativo para aproximar as pessoas de seus sonhos, e impulsioná-las no que tange ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, incentivando todos a construírem uma linha de raciocínio que vá de encontro com os objetivos de empresa.
Disponível em: DIEFENBACH, Maurin. O Líder Coach e sua Importância Corporativa . http://www.abrhrs.org.br/content/artigo_download.php?id=821. Acesso em: 04 / 04 / 2016 às 11h21
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O foco principal do líder coach é a produção empresarial.
II. Mais do que os resultados empresariais, o líder coach tem como missão o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores da organização.
III. O líder coach contribui significativamente paa as mudanças das pessoas e das corporações para alcançarem seus objetivos.
É correto o que se afirma em: 
( )A-I, apenas.
( )B-II, apenas.
( )C-I e III, apenas.
( )D-I, II e III.
( )E-II e III, apenas.
8-O processo de Coaching também é um extraordinário aliado quando o objetivo é desenvolver a capacidade de tomar decisões. Por meio de suas técnicas e ferramentas, o método auxilia a pessoa a identificar os fatores que a bloqueiam e impedem de assumir suas deliberações. O processo é tão poderoso porque além de desvendar as origens do problema, também atua no desenvolvimento de novas habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais. O objetivo, com isso, é permitir que indivíduo conquiste: maior autoconfiança, autoestima, automotivação e possa, finalmente, se reconhecer como alguém capaz de tomar as próprias decisões.
Disponível em: MARQUES, José Roberto.  Como o coaching  pode ajudar na tomada de decisões. http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-o-coaching-pode-ajudar-na-tomada-de-decisoes/ Acesso em: 07 / 03 / 2016 às 20h40
 
Com base no texto,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.