Buscar

Questões sobre Eletricidade e Magnetismo

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
Muitos equipamentos eletrônicos são compostos por circuitos eletrônicos, que podem ser simples ou complexos. Os circuitos elétricos mais complexos consistem em arranjos de vários resistores que podem estar ligados uns aos outros em série ou em paralelo. Para qualquer uma dessas associações, pode ser calculada uma resistência equivalente a fim de definir os parâmetros elétricos, tais como corrente e tensão.
BQ04_ELETRICIDADE E MAGNETISMO_02.PNG
Observe a figura acima, considere que cada resistor possui resistência de 1 Ω. Calcule a resistência equivalente de cada circuito e assinale a alternativa que apresenta em ordem o circuito de resistência equivalente mais baixa para o de resistência equivalente mais alta.
Correta
(A) B < D < C < A
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
Os relâmpagos podem transportar correntes elétricas com intensidade de até 20 kA, aproximadamente. Podemos comparar tal corrente como o equivalente de um fio muito longo e retilíneo. Assim, um relâmpago consegue produzir um campo magnético em sua vizinhança.
Imagine uma situação na qual uma pessoa está a 5,0 m de distância de um relâmpago, e uma segunda situação mais realista, na qual uma pessoa está a 5,0 cm de distância de uma corrente elétrica doméstica de 10 A.
Considerando as duas situações apresentadas e o conteúdo estudado sobre Lei de Biot-Savart, assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre o campo magnético da primeira situação com o campo magnético da segunda situação.
Correta
(A) O campo magnético do relâ...
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
Muitos circuitos elétricos não podem ser reduzidos a resistores equivalentes. Ou seja, nem sempre é possível simplificar em resistores em série e paralelo, para esses circuitos, são aplicadas as Leis de Kirchhoff dos nós e das malhas. Para utilizar essas leis, uma preparação do circuito deve ser feita antes dos cálculos que definem os elementos elétricos.
Considerando essas afirmações e o conteúdo estudado sobre circuito com mais de uma malha, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. (  ) A Lei dos nós estabelece que a soma das correntes que entram em um nó deve ser igual à corrente total que sai dele.
II. (  ) A Lei das malhas estabelece a somatória das diferenças de potencial de um circuito fechado deve ser igual à tensão na fonte de energia.
III. (  ) O sentido da corrente elétrica em um circuito de malha não é escolhido aleatoriamente.
IV. (  ) O sentido que percorre a malha é escolhido de forma aleatória.
V. (  ) Na montagem da equação da Lei das malhas, utiliza-se uma convenção de sinais para tensão.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(B) V, F, F, V, V
Mostrar outras opções 
4. Pergunta 4
Para que uma partícula seja submetida a um campo magnético, é necessário que a mesma esteja se movimentando. Nessas condições, uma partícula de carga q = - 1,24×10 C e se movimenta a uma velocidade  = (4,19×10 m/s)  + (-3,85×10 m/s).
Considerando a situação apresentada e o conteúdo estudado sobre força magnética, assinale a alternativa que apresenta corretamente a força magnética exercida pelo Campo magnético  = (1,4 T) .
Incorreta
(A)  = (6,68×10 N) + (7,... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
 = (6,68×10 N) + (7,27×10 N)
Resposta correta
2. 
= (7,27.68×10 N) + (6,68×10 N)
3. 
= (6.68×10 N) - (7.27×10 N)
4. 
= (6,68×10 N) + (7,27×10 N)
5. 
 = (7,27.68×10 N) + (6,68×10 N)
5. Pergunta 5
O circuito da figura abaixo é composto por duas fontes de fem, ε1 e ε2, e quatro resistores dispostos como mostrado com suas respectivas resistências, exceto pelo resistor na parte superior, cuja resistência é desconhecida. O circuito possui 4 malhas, nas quais o sentido e intensidade da corrente elétrico já foi estabelecido.
BQ04_ELETRICIDADE E MAGNETISMO_07.PNG
Analise a figura e assinale a alternativa que apresenta corretamente a tensão em cada fonte, a corrente no resistor de 3 Ω e a resistência do resistor na parte superior do circuito.
Correta
(B) ε1 = 36 V, ε2 = 54 V, i...
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
O circuito a seguir é constituído de duas baterias, uma de 10 V e outra de 20 V, ambas possuem uma resistência interna de 2 Ω e 1 Ω, respectivamente. O circuito possui três resistores de diferentes resistências dispostos como mostra a figura.
BQ04_ELETRICIDADE E MAGNETISMO_06.PNG
Com base na figura e no conteúdo estudado sobre circuitos com mais de uma malha, assinale a alternativa que apresenta a corrente em cada ramo e a diferença de potencial entre ‘a’ e ‘b’.
Correta
(A)  = 0,4 A;  = 1,...
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
As Leis de Kirchhoff são utilizadas em circuitos complexos em que não é possível reduzir os resistores a resistências equivalentes. Dessa forma, são escolhidos os sentidos das correntes elétricas e das malhas para iniciar a avaliação do circuito. No circuito abaixo, por exemplo, deve ser utilizada a Lei das malhas para se determinar a diferença de potencial nas duas fontes de fem (ε1 e ε2).
BQ04_ELETRICIDADE E MAGNETISMO_05.PNG
Utilizando o sentido da corrente estabelecido na figura, assinale a alternativa que corresponde à tensão ε1 e ε2, respectivamente.
Incorreta
(B) ε1 = 7,0 V e ε2 = 18,0 V está correta
Ocultar outras opções 
1. 
ε1 = 7,0 V e ε2 = 18,0 V
2. 
ε1 = 7,0 V e ε2 = 18,0 V
Resposta correta
3. 
ε1 = 7,0 V e ε2 = 18,0 V
4. 
ε1 = 7,0 V e ε2 = 18,0 V
5. 
ε1 = 7,0 V e ε2 = 18,0 V
8. Pergunta 8
Nos circuitos RC, a corrente varia, pois o capacitor se carrega quando o circuito está ligado a uma fonte de energia e descarrega quando essa fonte é retirada. Dependendo da capacidade do capacitor, sua carga e descarga pode ser rápida ou demorada, mas durante esse intervalo de tempo haverá uma variação da corrente elétrica. 
Considerando essa afirmação e o conteúdo estudado sobre o circuito RC, está correto afirmar que:
Incorreta
(B) o capacitor está ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
quando o capacitor está totalmente carregado, a corrente elétrica se torna constante.
2. 
o capacitor está totalmente carregado quando a tensão no capacitor e na fonte se igualam.
Resposta correta
3. 
o capacitor estará totalmente carregado quando a tensão entre as placas do mesmo for nula.
4. 
quanto maior a capacitância do capacitor, mais rápido ele se carrega.
5. 
o tempo de carregamento do capacitor não depende da resistência do resistor.
9. Pergunta 9
Dois excursionistas estão fazendo uma leitura de uma bússola, situada embaixo de um fio de uma linha de transmissão, que está a uma altura de 5,50 m acima do solo e conduz uma corrente elétrica de 800 A, em direção horizontal apontando do norte para o sul.
Considerando a situação descrita acima e o conteúdo estudado sobre Lei de Biot-Savart, assinale a alternativa que apresenta corretamente o módulo do campo magnético em um ponto do solo diretamente sob o condutor.
Incorreta
(C) B = 2,91×10 T está correta
Ocultar outras opções 
1. 
B = 2,91×10 T
2. 
B = 7,12×10 T
3. 
B = 2,91×10 T
Resposta correta
4. 
B = 9,14×10 T
5. 
B = 5,43×10 T
10. Pergunta 10
Quando um fio que conduz corrente elétrica se encontra numa região onde existe um campo magnético, é gerada sobre o fio uma força correspondente à soma das forças magnéticas sobre cada um dos portadores de carga no fio.
Considerando a afirmação acima e o conteúdo estudado sobre força magnética, assinale a alternativa que apresenta um parâmetro usado para calcular a força magnética dessa situação:
Correta
(C) Comprimento do fio

Continue navegando