Buscar

Prova Online DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
QUESTÃO 1
(INSTITUTO AOCP/EBSERH-2015) A medicina promove saúde. No hospital, os profissionais vinculados aos cuidados com a saúde buscam desenvolver um trabalho sustentado em valores, alicerçado em uma ética. Equipes interdisciplinares trabalham com princípios éticos que sejam aplicáveis à pesquisa e à prática clínica. Novas tecnologias, novos conhecimentos humanos e cuidados com a saúde inseridos num processo de globalização levam os profissionais a uma escolha que pode ser desenvolvida
a ) pela Religião.
b ) pelo Código de Ética do Psicólogo.
c ) pela Moral.
d ) pelo Código de Ética Médica. 
e ) pela Bioética.
QUESTÃO 2
No início do século XX, a República portuguesa sofreu um duro golpe e em 1926 teve início o período que mais tarde será conhecido como a ditadura salazarista. Para as colônias na África, a situação se agravou na década de 1930 após algumas medidas tomadas por Salazar. Que medidas são essas?
a ) Guerra Colonial e criação da PVDE.
b ) Criação da PVDE e repressão político-ideológica.
c ) Repressão político-ideológica e Guerra Colonial.
d ) Instituição do trabalho forçado e criação da PVDE.
QUESTÃO 3
As causas legítimas para o governo colonial declarar a "guerra justa" aos índios foram a recusa
a ) de trabalhar para os colonos e para os missionários.
b ) dos indígenas de se tornarem cristãos e vassalos do rei.
c ) de se sedentarizar e de irem morar em aldeamentos.
d ) à conversão da fé e a prática de hostilidades contra vassalos e aliados dos portugueses.
QUESTÃO 4
Em 1910, foi criada a primeira agência indigenista estatal - o Serviço de Proteção aos Índios - com a múltipla e ambígua finalidade de proteger e evitar o extermínio dos povos indígenas, resolver as situações de conflito existentes entre eles e os brancos e pacificar os "índios bravos", liberar terras para o avance das frentes de
expansão agrícola, pastoris e madeireira e formar os indígenas como trabalhadores nacionais. A estratégia seguida para alcançar esses objetivos foi
a ) a criação de Postos Indígenas dirigidos por missionários, onde se reuniria indiferenciadamente povos indígenas em diversas situações de contato com a sociedade nacional.
b ) criação de postos indígenas dirigidos por representantes do SPI, que foram estruturados (1) conforme a fase de integração que se considerava que os índios estariam.
c ) a defesa das terras tradicionalmente ocupadas por indígenas e a expropriação das terras de posseiros e fazendeiros.
d ) o estímulo ao estabelecimento de imigrantes estrangeiros e trabalhadores provindos de outras regiões do país entre os indígenas.
QUESTÃO 5
Durante o século XIX, a situação do negro escravizado começa a ganhar maior relevo em razão, entre outras coisas, da pressão inglesa sobre a escravidão exercida por Portugal nas colônias. Com a independência do Brasil, a elite econômica almejava o progresso, mas não abria mão da escravidão. Isso se deu especialmente
porque
a ) não havia no Brasil mão de obra que levasse avante o trabalho agrícola.
b ) a elite brasileira era predominantemente racista.
c ) a elite brasileira havia incorporado os valores africanos e desenvolvido um tipo de escravidão doméstica nas cidades.
d ) a elite brasileira queria controlar as revoltas dos negros e impedir sua fuga para os quilombos.
QUESTÃO 6
Os negros da etnia banto, capturados em Moçambique, foram levados para algumas regiões da América. No Brasil, eles desembarcaram majoritariamente em quais estados?
a ) Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro.
b ) Bahia, Pernambuco, Alagoas.
c ) Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo.
d ) Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro.
QUESTÃO 7
Ninguém nega que a Segunda Guerra Mundial teve grande influência na evolução dos Direitos Humanos, pois as barbáries ocorridas durante o conflito geraram uma preocupação das nações acerca da proteção dos direitos humanos. A vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial introduziu uma nova ordem, com importantes transformações no Direito Internacional, diante da criação das Nações Unidas, em 1945, e da assinatura da Carta das Nações Unidas, em 26 de junho de 1945, em São Francisco. Três anos depois adveio a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) - adotada e proclamada pela Resolução 217-A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Sobre a DUDH assinale a alternativa correta:
a ) a DUDH surgiu para atender ao clamor de toda a humanidade e buscou realçar alguns princípios básicos fundamentais para a compreensão da dignidade humana, entre eles, a liberdade e a igualdade. 
b ) A DUDH enuncia os valores fundamentais da liberdade, da igualdade e da fraternidade, mas é omissa quanto à proibição do tráfico de escravos e da escravidão.
c ) A DUDH, como norma de direito internacional, gera obrigações jurídicas apenas para Estados que a tenham subscrito e ratificado.
d ) Devido à inspiração de natureza socialista vigente na época de sua aprovação, a Declaração não menciona de forma expressa o direito à propriedade privada.
e ) a DUDH conforma declaração de princípios que, apesar de serem respeitados pela comunidade internacional, não integram o ordenamento jurídico brasileiro.
QUESTÃO 8
A exploração econômica da Guiné Portuguesa não ocorre de imediato. No entanto, os portugueses desenvolvem na Guiné um negócio que lhes renderia divisas. De que negócio se trata?
a ) Comércio de escravos.
b ) Café.
c ) Cana-de-açúcar.
d ) Algodão.

Continue navegando