A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Ed Anatomia fisiologica 15 questões

Pré-visualização | Página 1 de 4

As questões contidas neste item, devem ser realizadas para validação da disciplina ED. Todas as questões precisam ser justificadas.
Exercício 1:
A principal função da circulação sanguínea é de atender às necessidades dos tecidos através dos transportes de gases e nutrientes para os sistemas, transporte dos produtos de excreção dos tecidos, transporte de hormônios e proteínas de uma região do corpo para outra, mantendo desta forma a condição homeostática do organismo.
Para tanto, a perfeita circulação sanguínea ocorre devido ao correto funcionamento cardíaco que apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação pulmonar e sistêmica ocorra de forma eficiente.
Baseado nas informações acima e de seus conhecimentos sobre os parâmetros cardíaco, assinale a alternativa que julgar correta:
A)
A maior espessura da musculatura do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso, que é ejetado desta câmara cardíaca em sua sístole.
B)
O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pelas veias pulmonares, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pelas artérias pulmonares.
C)
As valvas cardíacas possuem por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
D)
As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.
E)
O sangue que sai do coração, são levado aos sistemas e aos pulmões, respectivamente pela veia cava superior e inferior e veia pulmonar.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) A frequência cardíaca indica a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e o seu valor normal, em adultos, varia entre 60 e 100 bpm.
B) A frequência cardíaca indica a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e o seu valor normal, em adultos, varia entre 60 e 100 bpm.
Exercício 2:
“O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a “píula-do-amor”, possui uma substância chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina- que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar
 Adaptado: Superinteressante, set./2000.
Em relação aos neurotransmissores, podemos afirmar:
A)
são substâncias químicas que agem em um neurônio através de seu receptor específico
B)
podem gerar uma sinapse excitatória ou inibitória
C)
são liberadas na fenda sináptica através da fusão da vesícula que o carrega com a membrana da terminação nervosa
D)
as alternativas a e b estão corretas
E)
as alternativas a, b e c estão corretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
B) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
D) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
D) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
E) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
Exercício 3:
(Revista Fapesp – RICARDO ZORZETTO | ED. 192 | FEVEREIRO 2012
Modificado).
Assim como nos roedores, a maior parte dos neurônios não estão no cérebro, mas no cerebelo. O cérebro – mais especificamente o córtex cerebral, até pouco tempo atrás considerado o principal responsável por funções cognitivas como atenção, memória e linguagem – é a parte do encéfalo que mais se agigantou ao longo da evolução. 
No caso humano, tem 1.200 gramas e ocupa mais da metade do crânio, mas abriga apenas 16 bilhões de neurônios. Já o cerebelo, com seus 150 gramas, tem 69 bilhões. 
Como então se explicam tamanhos tão diferentes para esses órgãos? A resposta é múltipla. Primeiro, o cérebro tem menos neurônios que o cerebelo, mas quase quatro vezes mais outros tipos celulares, como as células da glia e claro, ocupam espaço. Em segundo lugar, cérebro e cerebelo são formados por tipos diferentes de neurônios, que se conectam de modo distinto.
Com esse trabalho, o grupo de pesquisa constatou também que a evolução não privilegiou só o desenvolvimento do cérebro. Entre os mamíferos, a classe de animais a que pertencem os seres humanos, cérebro e cerebelo ganharam neurônios no mesmo ritmo. Esse resultado, indica que o papel do cerebelo não se restringe ao controle dos movimentos.
Análise as informações contidas no texto acima e assinale a alternative que julgar correta:
A)
as demais funções do cerebelo além do controle do equilibrio, seriam, para o aprendizado, a memória, a aquisição da linguagem e o controle do comportamento e das emoções
B)
o cerebelo tem a exclusiva função de controle do equilíbrio corporal
C)
o cerebelo evoluiu de maneira mais lenta quando comparado ao cérebro, devido a este fato, possui restrições em suas funções
D)
devido ao seu maior desenvolvimento e tamanho, o cérebro abriga muito mais número de neurônios do que o cerebelo, assim suas funções apresentam-se mais elaboradas e complexas
E)
o grupo de pesquisa, citado acima, constatou também que a evolução privilegiou só o desenvolvimento do cérebro
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) massa de matéria nervosa que forma a parte posterior do cérebro do homem e de outros vertebrados, situada anteriormente e acima da medula; dividido em dois hemisférios, é esp. responsável pela coordenação muscular e pela manutenção do equilíbrio.
Exercício 4:
4: Revista Fapesp - CARLOS FIORAVANTI | ED. 215 | JANEIRO 2014 – Modificado)
Pesquisadores brasileiros identificam o primeiro gene associado a forma hereditária de puberdade prematura
Há cerca de 7 anos a médica Ana Claudia Latronico atendeu no ambulatório de endocrinologia pediátrica do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo um caso que lhe chamou a atenção e acabou por conduzir à identificação, em meados de 2013, do primeiro gene associado à puberdade precoce de origem hereditária. Era uma menina de 5 anos que já apresentava os primeiros sinais da puberdade.
Exames clínicos e testes hormonais confirmaram que em12 famílias brasileiras e em outras 3 estrangeiras havia 32 pessoas que tinham entrado na puberdade muito cedo, em média aos 6 anos. Em todos esses casos, o desenvolvimento acelerado do corpo que marca a transição da infância para a idade adulta havia começado antes do tempo por causa do aumento prematuro na produção do hormônio liberador das gonadotrofinas: o GnRH, que comanda o amadurecimento sexual do organismo – esses casos são chamados de puber
Produzido no cérebro por um pequeno grupo de neurônios do hipotálamo, o GnRH funciona como o acelerador de um carro. Esse hormônio é liberado em pulsos mais rápidos na puberdade, induzindo a glândula hipófise a produzir dois outros hormônios sexuais: o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH). Esses hormônios são lançados na corrente sanguínea e viajam até os ovários e os testículos, onde ativam a liberação de outros hormônios sexuais que fazem o corpo crescer e amadurecer do ponto de vista
Um terço deles (oito pessoas) apresentou defeitos em um mesmo gene: o MKRN3, hoje considerado o primeiro gene responsável por uma forma hereditária de puberdade precoce.
Baseado no texto acima, assinale a alternative que julgar correta: