Buscar

Ed Anatomia fisiologica 15 questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As questões contidas neste item, devem ser realizadas para validação da disciplina ED. Todas as questões precisam ser justificadas.
Exercício 1:
A principal função da circulação sanguínea é de atender às necessidades dos tecidos através dos transportes de gases e nutrientes para os sistemas, transporte dos produtos de excreção dos tecidos, transporte de hormônios e proteínas de uma região do corpo para outra, mantendo desta forma a condição homeostática do organismo.
Para tanto, a perfeita circulação sanguínea ocorre devido ao correto funcionamento cardíaco que apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação pulmonar e sistêmica ocorra de forma eficiente.
Baseado nas informações acima e de seus conhecimentos sobre os parâmetros cardíaco, assinale a alternativa que julgar correta:
A)
A maior espessura da musculatura do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso, que é ejetado desta câmara cardíaca em sua sístole.
B)
O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pelas veias pulmonares, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pelas artérias pulmonares.
C)
As valvas cardíacas possuem por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
D)
As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.
E)
O sangue que sai do coração, são levado aos sistemas e aos pulmões, respectivamente pela veia cava superior e inferior e veia pulmonar.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) A frequência cardíaca indica a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e o seu valor normal, em adultos, varia entre 60 e 100 bpm.
B) A frequência cardíaca indica a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e o seu valor normal, em adultos, varia entre 60 e 100 bpm.
Exercício 2:
“O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a “píula-do-amor”, possui uma substância chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina- que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar
 Adaptado: Superinteressante, set./2000.
Em relação aos neurotransmissores, podemos afirmar:
A)
são substâncias químicas que agem em um neurônio através de seu receptor específico
B)
podem gerar uma sinapse excitatória ou inibitória
C)
são liberadas na fenda sináptica através da fusão da vesícula que o carrega com a membrana da terminação nervosa
D)
as alternativas a e b estão corretas
E)
as alternativas a, b e c estão corretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
B) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
D) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
D) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
E) Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo.
Exercício 3:
(Revista Fapesp – RICARDO ZORZETTO | ED. 192 | FEVEREIRO 2012
Modificado).
Assim como nos roedores, a maior parte dos neurônios não estão no cérebro, mas no cerebelo. O cérebro – mais especificamente o córtex cerebral, até pouco tempo atrás considerado o principal responsável por funções cognitivas como atenção, memória e linguagem – é a parte do encéfalo que mais se agigantou ao longo da evolução. 
No caso humano, tem 1.200 gramas e ocupa mais da metade do crânio, mas abriga apenas 16 bilhões de neurônios. Já o cerebelo, com seus 150 gramas, tem 69 bilhões. 
Como então se explicam tamanhos tão diferentes para esses órgãos? A resposta é múltipla. Primeiro, o cérebro tem menos neurônios que o cerebelo, mas quase quatro vezes mais outros tipos celulares, como as células da glia e claro, ocupam espaço. Em segundo lugar, cérebro e cerebelo são formados por tipos diferentes de neurônios, que se conectam de modo distinto.
Com esse trabalho, o grupo de pesquisa constatou também que a evolução não privilegiou só o desenvolvimento do cérebro. Entre os mamíferos, a classe de animais a que pertencem os seres humanos, cérebro e cerebelo ganharam neurônios no mesmo ritmo. Esse resultado, indica que o papel do cerebelo não se restringe ao controle dos movimentos.
Análise as informações contidas no texto acima e assinale a alternative que julgar correta:
A)
as demais funções do cerebelo além do controle do equilibrio, seriam, para o aprendizado, a memória, a aquisição da linguagem e o controle do comportamento e das emoções
B)
o cerebelo tem a exclusiva função de controle do equilíbrio corporal
C)
o cerebelo evoluiu de maneira mais lenta quando comparado ao cérebro, devido a este fato, possui restrições em suas funções
D)
devido ao seu maior desenvolvimento e tamanho, o cérebro abriga muito mais número de neurônios do que o cerebelo, assim suas funções apresentam-se mais elaboradas e complexas
E)
o grupo de pesquisa, citado acima, constatou também que a evolução privilegiou só o desenvolvimento do cérebro
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) massa de matéria nervosa que forma a parte posterior do cérebro do homem e de outros vertebrados, situada anteriormente e acima da medula; dividido em dois hemisférios, é esp. responsável pela coordenação muscular e pela manutenção do equilíbrio.
Exercício 4:
4: Revista Fapesp - CARLOS FIORAVANTI | ED. 215 | JANEIRO 2014 – Modificado)
Pesquisadores brasileiros identificam o primeiro gene associado a forma hereditária de puberdade prematura
Há cerca de 7 anos a médica Ana Claudia Latronico atendeu no ambulatório de endocrinologia pediátrica do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo um caso que lhe chamou a atenção e acabou por conduzir à identificação, em meados de 2013, do primeiro gene associado à puberdade precoce de origem hereditária. Era uma menina de 5 anos que já apresentava os primeiros sinais da puberdade.
Exames clínicos e testes hormonais confirmaram que em12 famílias brasileiras e em outras 3 estrangeiras havia 32 pessoas que tinham entrado na puberdade muito cedo, em média aos 6 anos. Em todos esses casos, o desenvolvimento acelerado do corpo que marca a transição da infância para a idade adulta havia começado antes do tempo por causa do aumento prematuro na produção do hormônio liberador das gonadotrofinas: o GnRH, que comanda o amadurecimento sexual do organismo – esses casos são chamados de puber
Produzido no cérebro por um pequeno grupo de neurônios do hipotálamo, o GnRH funciona como o acelerador de um carro. Esse hormônio é liberado em pulsos mais rápidos na puberdade, induzindo a glândula hipófise a produzir dois outros hormônios sexuais: o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH). Esses hormônios são lançados na corrente sanguínea e viajam até os ovários e os testículos, onde ativam a liberação de outros hormônios sexuais que fazem o corpo crescer e amadurecer do ponto de vista
Um terço deles (oito pessoas) apresentou defeitos em um mesmo gene: o MKRN3, hoje considerado o primeiro gene responsável por uma forma hereditária de puberdade precoce.
Baseado no texto acima, assinale a alternative que julgar correta:A)
Tanto hôrmonio GnRH como os hôrmonios LH e FSH em condições normais, são mantidos em equilibrio pelo controle de feedback negativo
B)
O FSH é o hôrmonio responsável pela maturação dos ovúlos enquanto o LH é responsável pela liberação do ovulo maduro (ovulação)
C)
O controle de tais hormónios sexuais, são exclusivamente controlados por genes especifícos, como citado no texto
D)
As alternativas a e b estão corretas
E)
As alternativas a e c estão corretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) resposta conforme alternativa.
Exercício 5:
(Revista Fapesp – RICARDO ZORZETTO | ED. 192 | FEVEREIRO 2012
Modificado).
Foi desenvolvido, por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) uma maquina chamada de fracionador celular automático, que teve início a 7 anos atrás e agora foi concluído. A maquina permite fracionar o tecido e proporcionar a contagem das células cerebrais.
Criada por eles próprios, essa técnica vem permitindo conhecer com mais precisão algo que já se imaginava sabido: quantos neurônios existem no cérebro e nos outros órgãos do encéfalo, que ficam abrigados no crânio?
Hoje se sabe, em parte graças ao trabalho do grupo do Rio, que há 86 bilhões de neurônios no cérebro humano, e não os 100 bilhões de que se falava anos atrás. Também se pode afirmar com mais segurança que esses neurônios estão acompanhados de 85 bilhões de células da glia, o outro tipo de célula que compõe o cérebro. Um número bem inferior ao trilhão anunciado antes. O primeiro dogma discutido no artigo é o de que o cérebro humano e o restante do encéfalo têm, juntos, 100 bilhões de neurônios. Conhecido até por que
Baseado nas informações apresentadas no texto e seus conhecimentos em fisiologia neural, assinale a alternativa correta:
A)
os neurônios citados ao longo do texto, são as células exclusivamente do sistema nervoso central e apresentam a função de condução dos impulsos elétrico de uma célula a outra
B)
as células da glia são células inicialmente conhecidas como células de sustentação, mas já se sabe que elas também são responsáveis pela nutrição e defender o sistema nervoso de microrganismos
C)
os neurônios citados ao longo do texto, são as células do sistema nervoso e apresentam a função de condução dos impulsos elétrico de uma célula a outra
D)
as alternativas a e b estão corretas
E)
as alternativas b e c estão corretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
E) resposta conforme alternativa.
UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo ... https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo
1 of 3 14/05/2020 15:41
Exercício 6:
Síndrome de Cushing cíclica: uma visão geral. Arq Bras Endocrinol Metab 2007. 
A síndrome de Cushing (SC) cíclica é uma doença na qual os níveis de glicocorticóides são alternadamente normais e elevados, os últimos ocorrendo em episódios que podem durar de poucos dias a vários meses. É mais comum em crianças do que em adultos. SC cíclica pode se manifestar como uma das duas diferentes formas de SC (ACTH-
dependente ou independente). Clinicamente, ela pode se apresentar com um ou muitos sintomas, dependendo da duração da atividade da doença e do tempo das flutuações. Influência serotoninérgica, alterações cíclicas no tônus dopaminérgico central, hemorragia tumoral episódica espontânea e ação de citocinas com propriedades antitumorais são alguns dos mecanismos sugeridos para explicar a fisiopatologia desse fenômeno, mas o mecanismo exato permanece obscuro. O padrão cíclico do hipercortisolismo pode atrasar o diagn
Levando-se em consideração o texto, podemos afirmar:
I)- Os glicocorticóides são produzidos pelo córtex da glândula suprarrenal e sua síntese e secreção são controlados pelo eixo de feedback negativo no hipotálamo e na adeno-hipófise.
II)- Os glicocorticóides possuem uma ampla ação no metabolismo lipídico, protéico e dos carboidratos
III)- Uma das principais ações dos glicocorticóides é modular a resposta dos tecidos à inflamação e a lesão. 
Assinale a alternativa correta:
A)
somente I está correta
B)
somente II está correta
C)
somente III está correta
D)
as alternativas I e III estão corretas
E)
 I, II e III estão corretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
E) resposta conforme alternativa.
Exercício 7:
Estudo liga processo cerebral a aprendizado
Mecanismo conhecido há décadas solidifica conexões entre neurônios
Dois estudos podem provar que o cérebro armazena memórias por um processo chamado “potenciação de longo prazo” (LTP, na sigla em inglês), conhecido há mais de trinta anos. A LTP consiste em um aumento constante da força das sinapses, conexões entre neurônios no córtex cerebral. Um dos trabalhos, coordenado por Johan Whitlock, do MIT, obteve evidências de que os processos de aprendizado desencadeiam o mecanismo. A equipe monitorou a atividade dos cérebros de ratos antes e depois de as cobaias aprendere
Em relação ao fato descrito na experimentação com animais nota-se a importância dos processos sinápticos na formação da memória, quando nos referimos a esses processos podemos de forma sucinta dizer qual os tipos de sinapses conhecidas. Assinale a alternativa correta em relação às sinapses química e elétrica:
A)
a grande maioria das sinapses são as elétricas
B)
na sinapse química, a passagem dos neurotransmissores ocorrem por exocitose nas terminações nervosas
C)
tanto na química quanto na elétrica encontramos os elementos: terminações pré-sináptica, fenda sináptica e terminação pós-sináptica
D)
nos dois tipos há a dependência da presença de receptores pós-sinápticos
E)
na sinapse elétrica passa tanto impulso elétrico como químico
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) resposta conforme alternativa.
Exercício 8:
(FAPESP – julho, 2004) Desfeita a confusão, terapia hormonal mostra-se segura para tratar apenas as alterações típicas da menopausa por períodos curtos. Ricardo Zorzetto
Mundo afora, milhões de mulheres de meia-
idade se sentiram desamparadas diante das notícias dos últimos dois anos sobre a terapia hormonal, o uso de hormônios sexuais para restabelecer o equilíbrio desfeito com a menopausa, quando os ovários param de funcionar. De 2002 para cá, jornais, revistas e programas de rádio e televisão difundiram os resultados inesperados de dois dos mais importantes estudos sobre a saúde da mulher, dos quais participaram quase 30 mil voluntárias saudáveis. Realizados pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), o maio
 O primeiro a ser interrompido tratou as voluntárias com doses diárias de estrogênios e progesterona e indicou: o uso prolongado desses hormônios para repor os que deixam de ser produzidos pelos ovários pode gerar mais prejuízos que benefícios à saúde. Já o tratamento apenas com estrogênios, avaliado no segundo experimento, não mostrou ação preventiva contra doenças cardiovasculares. A sensação de traição desvelada atingiu em especial as candidatas a usuárias desse tratamento, que somam meio bilhão de mulheres no m
 As conseqüências do exagero inicial não são de todo ruins. Se, por um lado, as informações divulgadas aumentaram a insegurança ante a angustiante escolha - tomar ou não os hormônios? -, por outro, tornaram mais claro o papel da terapia hormonal nessa etapa de transição na vida da mulher, em que o organismo sofre alterações comparáveis apenas às do início da idade fértil, marcado pela primeira menstruação por volta dos 12 anos.
 Hoje se sabe: a terapia hormonal é indicada para tratar os desagradáveis sintomas da menopausa, mas não para prevenir doenças cardiovasculares e mentais, como se acreditava. "Utilizada com precaução, a terapia hormonal continua segura", afirma Edmund Chada Baracat, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
 A conclusão antecipada desses trabalhosgerou um vigoroso debate entre médicos e pesquisadores, a ponto de provocar a manifestação das associações de profissionais que tratam da saúde da mulher. Embora a controvérsia pareça estar só no começo, a previsão é que nos próximos três meses sejam divulgados documentos que deverão orientar a ação dos ginecologistas com respeito à terapia hormonal. Em síntese, a tendência é confirmar: a terapia hormonal é importante e funciona sim. Mas em casos específicos, com a finalida
Baseado no texto e em seus conhecimento, podemos afirmar sobre as ações gerais dos hormônios sexuais femininos:
A)
Estrôgenio e progesterona possuem seus níveis controlados por feedback negativo, pelo eixo hipotálamo-hipófise e gônadas.
B)
O LH é o hormônio responsável pelo processo de ovulação.
C)
Somente o estrogênio possui um controle a partir do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas.
D)
As alternativas a e b estão corretas
E)
todas as alternativas estão corretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) resposta conforme alternativa.
Exercício 9:
A doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio ou cevada.
Analise estas duas figuras, em que está representada uma região do intestino delgado em um indivíduo normal – I – e em um indivíduo com doença celíaca – II
Considerando-se a alteração estrutural representada na Figura II, é INCORRETO afirmar que indivíduos portadores de doença celíaca podem apresentar:
A)
baixa produção de hemoglobina
B)
diminuição da densidade mineral óssea
C)
aumento da absorção de água
D)
retardo do crescimento corporal
E)
dificuldade na absorção dos nutrientes
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) resposta conforme alternativa.
Exercício 10:
Sinergismo Muscular Respiratório
Sinergismo muscular é o resultado da ação simultânea de diversos músculos na realização de uma função. O padrão normal de respiração resulta de uma ação sinérgica, da qual participam o diafragma e todos os outros músculos respiratórios, primários ou acessórios.
Quando citamos os músculos respiratórios participantes do processo ativo da respiração ,estamos precisamente nos referindo aos músculos
A)
diafragma, reto do abdome, escaleno, serrátil e intercostais internos
B)
diafragma, intercostais externos, escaleno, esternocleidomastoideo e serrátil
C)
diafragma, intercostais internos, escaleno, esternocleidomastoideo e serrátil
D)
intercostais externos, intercostais internos, escaleno, esternocleidomastoideo e serrátil 
E)
intercostais internos e reto do abdome
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) resposta conforme alternativa.
Exercício 11:
Quando ocorre uma lesão vascular desencadeia-
se um processo denominado ___________, o qual é composto de três fases. Na ____________ ocorre a diminuição do diâmetro do vaso lesado. A seguir ocorre a agregação das ______________, fragmentos de células denominadas megacariócitos, que liberam fatores muitos deles ativos somente na presença de íon ______. Estes fatores acabam por transformar protrombina em ________, a qual catalisa a reação de transformação de _______________ em fibrina, sendo esta última fase denominada ____________ sanguínea. 
A)
hemostasia, vasoconstrição, plaquetas, cálcio, trombina, fibrinogênio, coagulação
B)
coagulação, vasodilatação, plaquetas, sódio, fibrina, fibrinogênio, hemostasia
C)
hemostasia, vasoconstrição, hemoglobina, cálcio, trombina, fibrinogênio, agregação
D)
coagulação, vasoconstrição, hemoglobina, cálcio, trombina, fibrinogênio, agregação
E)
coagulação, vasoconstrição, plaquetas potássio, trombina, fibrinogênio, hemostasia
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) resposta conforme alternativa.
Exercício 12:
Papel dos lipídeos da dieta na nefropatia diabética. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2009.
O objetivo do presente manuscrito foi revisar o possível papel dos lipídeos dietéticos na nefropatia diabética (ND), considerando as alterações do perfil lipídico associadas e a interação entre aspectos dietéticos e genéticos. Os lipídeos dietéticos podem ter um papel importante no desenvolvimento e na progressão da ND. A composição das gorduras da dieta tem sido associada com a ND, particularmente à microalbuminúria e às anormalidades lipídicas e de função endotelial. Entretanto, ainda não está comprovado o benefício da modificação da ingestão de gorduras em pacientes com ND, em especial sobre desfechos definitivos, como in
Em relação ao sistema renal podemos afirmar:
I)-regulação do equilíbrio ácido-básico
II)- excreção de aminoácidos e glicose pelos túbulos 
UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo ... https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo
2 of 3 14/05/2020 15:41
III)- reabsorção de grande quantidade de ácido úrico e uréia pelos túbulos 
IV)- A secreção de aldosterona aumenta a reabsorção de Na+
V)- formação da urina e regulação do volume dos líquidos corporais
Assinale a alternativa correta:
A)
I, II e III estão corretas
B)
II , III e IV estão incorretas
C)
somente a V está correta
D)
III, IV e V estão corretas
E)
I, IV e V estão corretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
E) resposta conforme alternativa.
Exercício 13:
Os gráficos demonstram duas pressões do sistema respiratório.
Analisando os gráficos, conclui-se que o Gráfico I representa as alterações de pressões durante a respiração
A)
gráfico I mecânica com pressão positiva, e o II, a respiração espontânea, sendo que o traçado A representa a pressão pleural, e o traçado B, a pressão alveolar. 
B)
gráfico I mecânica com pressão positiva, e o II, a respiração espontânea, sendo que o traçado A representa a pressão alveolar, e o traçado B, a pressão pleural. 
C)
gráfico I espontânea, e o II, a respiração mecânica com pressão positiva, sendo que o traçado A representa a pressão alveolar, e o traçado B, a pressão pleural. 
D)
gráfico I espontânea, e o II, a respiração mecânica com pressão positiva, sendo que o traçado A representa a pressão pleural, e o traçado B, a pressão alveolar. 
E)
gráfico I espontânea, e o II, a respiração mecânica com pressão negativa, sendo que o traçado A representa a pressão pleural, e o traçado B, a pressão alveolar. 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C) resposta conforme alternativa.
Exercício 14:
Apenas as moléculas mais simples dos alimentos podem ser eficientemente absorvidas pelo intestino. Assim, a maior parte dos alimentos ingeridos, para ser aproveitada pelo corpo, precisa ser quimicamente processada por hidrólise. O quadro a seguir relaciona algumas propriedades de quatro classes de hidrolases encontradas na cavidade do tubo digestório, todas com faixa de pH ideal entre 7,0 e 8,0. 
Identifique uma enzima correspondente a cada classe, indicando os seus respectivos produtos. A alternativa que responde a questão em sua correta ordem é:
A)
Amilase, pepsina, amilase, lipase
B)
lipase, pepsina, amilase e lipase
C)
ptialina, tripsina, amilase e lipase
D)
pepsina, lipase, tripsina e ptialina
E)
pepsina, pepsina, tripsina e ptialina
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) resposta conforme alternativa.
Exercício 15:
Leia a tirinha
Enquanto o futuro não chega, diabéticos controlam a glicemia através de injeções diárias de insulina ou mesmo através de controle alimentar associado a práticas esportivas.
Sobre os hormônios pancreáticos que atuam na glicemia, foram feitas as seguintes afirmações:
I. O pâncreas produz a insulina e também outro glicocorticóide, o glucagon, que possui ação antagônica.
II. A insulina liga-se a receptores presentes na membrana das células, permitindo que a glicose atravesse a membrana.
III. O glucagon tem efeito inverso ao da insulina, aumentando a glicemia, pois atua estimulando a transformação do glicogênio em glicose.
IV. A insulina tem uma função enzimática, já quepertence ao grupo das proteínas, e o glucagon promove a entrada de glicogênio nos hepatócitos.
De acordo com as informações contidas na tirinha e nas afirmações, pode-se esperar que está correto apenas o que se afirma em:
A)
I e II.
B)
II e III.
C)
III e IV.
D)
I e III.
E)
II, III e IV.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) resposta conforme alternativa.
UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo ... https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo
3 of 3 14/05/2020 15:41

Outros materiais