Buscar

ATIVIDADE A1 DESENVOLVIMENTO HUM E SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A1
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
É fato que sim, podemos afirmar que a escola é fundamental para o crescimento e os ensinamentos de cada indivíduo na nossa sociedade. Enquanto instituições sociais, as escolas podem contribuir para o enfrentamento das desigualdades sociais, uma das formas em que pode haver a conscientização é fazer com que o aluno entenda seus direitos e deveres como cidadão, porém, é necessária uma colaboração empresarial, social, e principalmente dos entes federativos (União, estados e municípios.)
A Educação não se resume somente em alfabetizar, a mesma é capaz de mudar o destino e o rumo de cada pessoa em sua individualidade, auxiliando cada vez mais a nos tornamos uma nação desenvolvida.
Podemos concluir, é necessária uma educação de qualidade, com oportunidades iguais para todos, para que a pobreza e a desigualdade social sejam extinguidas é necessário que a nação entenda a sua importância, e que principalmente, todos os direitos e deveres estejam assegurados. As questões da indiferença política e o individualismo podem ser rebatidos com o resgate de valores como dignidade, respeito ao próximo, ao espaço público e a si mesmo, contra o consumismo, a apatia diante das injustiças. E o Estado implantando políticas públicas e sociais voltadas para a educação, as quais englobem as famílias dos estudantes, juntamente com as instituições de ensino.

Outros materiais