Buscar

Introduçao Parede de Concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O sistema construtivo de paredes de concreto é um método de construção racionalizado que oferece produtividade, qualidade e economia de escala (MISURELLI; MASSUDA, 2009).
É um sistema em que a estrutura e a vedação são formadas por um único elemento: a parede de concreto, que é moldada in loco.
Essa é uma tecnologia em que as paredes de vedação interna e externa são substituídas por uma estrutura de concreto armado. As paredes devem ser dimensionadas para resistir aos esforços horizontais e verticais, eliminando a necessidade de pilares e vigas. A fôrma utilizada pode ser metálica, metálica com madeira ou plástica, e as paredes são armadas com telas soldadas.
Entre as formas de paredes são posicionados os itens de instalações prediais elétricas e de gás. Estas instalações são amarradas nas ferragens das paredes que são anteriormente posicionadas. As instalações prediais hidráulicas são, geralmente, executadas por fora das paredes, assim se houver algum tipo de vazamento na tubulação não há necessidade de rompimento do concreto para execução dos devidos reparos.
Segundo Fonseca Jr. (2008) O sistema é recomendado para empreendimentos que têm alta repetitividade, como condomínio e edifícios residenciais, obras que exigem das construtoras prazos de entrega exíguos, economia e otimização da mão-de-obra. e podem ser utilizadas em obras de pequeno, médio e alto padrão, devido a sua grande versatilidade.
O concreto é o principal elemento do sistema Parede de Concreto, por isso exige-se uma atenção especial com este componente (MISURELLI; MASSUDA, 2009).
Apesar do sistema não ser novo, é inovador para a realidade do mercado de hoje, já que a escala de produção é elevada. Isso viabiliza o empreendimento tanto para a construtora como para o cliente final, que precisa de uma moradia digna, com qualidade e acessível para sua realidade financeira.
MISURELLI H.; MASSUDA C. Como construir parede de concreto. Revista Téchne, e. 147, p. 74-80, jun. 2009. Disponível em: <https://docplayer.com.br/1653308-Como-construir-paredes-de-concreto.html> acesso em 15 abr. 2010.
FONSECA JR. (coord.). COLETÂNEA DE ATIVOS 2007/2008: paredes de concreto. Brasil: Comunidade da Construção, 2008. Disponível em: <http://abesc.org.br/pdf/coletanea_ativos.pdf> acesso em 15 abr. 2010.

Outros materiais