Buscar

EDs - Aprendizagem e Desenvolvimento Motor (UNIP) 16-30

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

J359- Aprendiz/Desenvolvimento Motor
QUESTÃO 16- Profissionais de Educação Física, seja na escola ou em áreas a fins, lidam com o processo de aprendizagem motora. Existem muitos mitos a respeito do processo de aprendizagem de novas habilidades motoras, entretanto, para que se possa ensinar um movimento novo e garantir que o mesmo seja aprendido, inicialmente é necessário o completo conhecimento a respeito do que se trata esse fenômeno. Baseado no seu conceito do processo de aprendizagem motora, assinale a alternativa que contém fenômenos que estejam relacionados à definição correta de aprendizagem motora.
Alternativa: D) Aquisição permanente de novos movimentos, melhora no controle das ações e automatização de um movimento.
QUESTÃO 17- Tempo de reação e reflexo são dois conceitos comumente confundidos na área esportiva. Leia as afirmativas abaixo:
I-   O tempo de reação é treinável, portanto pode ficar tão rápido quanto o reflexo.
II-  O tempo de reação é sempre mais lento que o reflexo, entretanto, apenas na situação de antecipação ele pode superar o reflexo.
III-  O reflexo e o tempo de reação são considerados movimentos rápidos pois são sempre executados em situações que colocam o individuo em risco, são como mecanismos de defesa.
IV-  O tempo de reação fica cada vez maior de acordo com o aumento do número de alternativas estimulo-resposta.
Assinale a alternativa correta.
Alternativa: D) I, II e III estão erradas
QUESTÃO 18- Dentro das estratégias de ensino, existem diferentes formas de programar a prática dentro do ensino de um novo movimento a fim de facilitar o processo de aprendizagem do aluno. Assinale a alternativa abaixo que NÃO contém um exemplo de tipos de prática que o professor pode construir em suas aulas.
Alternativa: C) Prática pelo todo: o professor pede que os alunos executem todos os movimentos do handebol repetidas vezes durante a aula.
QUESTÃO19- Assinale a definição mais correta de Aprendizagem Motora.
Alternativa: B) Mudanças permanentes que ocorrem no sistema que propiciam a execução de um movimento
QUESTÃO 20- Leia as asserções a seguir.
Ao ensinar aos seus alunos de 12 anos a modalidade voleibol, um profissional de educação física capaz de elaborar eficientes estratégias didáticas deverá em suas aulas iniciais ensinar os fundamentos da modalidade de maneira randômica, ou seja, oferecer aos alunos a oportunidade de pratica tanto do toque e manchete quanto saque e ataque
Porque
o aprendizado de forma randômica pode apresentar uma performance pior durante o período inicial de aprendizagem do movimento, entretanto, posteriormente, com o tempo de prática, é possível verificar uma maior consistência na execução do movimento, que é um sinal de melhor aprendizado.
Alternativa: A) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
QUESTÃO 21- Relacione as colunas de acordo com a classificação de habilidade e a estratégia de ensino adequada para cada habilidade.
( 1 ) Habilidade Aberta
( 2 ) Habilidade de circuito Fechado
( 3 ) Habilidade Seriada
(  A  ) Usar exercícios  que simulem situações o mais próximo do real possível, como por exemplo, para ensinar um esporte coletivo os exercícios deveriam sempre ter adversários atuando.
(  B   ) Neste caso a melhor opção é utilizar da estratégia de dividir o movimento por partes, uma vez que, cada movimento é independente do seguinte.
(  C   ) Sempre oferecer as informações a respeito do movimento antes da sua execução para que seja possível executar as programações e ajustes necessários para a realização adequada.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta.
Alternativa: B) 1A, 2C e 3B
QUESTÃO 22- Qual conjunto de habilidades abaixo está composto unicamente por habilidades fechadas?
Alternativa: E) virada do nado crawl, competição de arco e flecha e salto em distância
QUESTÃO 23- Dentro das estratégias de ensino, existem diferentes formas de programar a prática dentro do ensino de um novo movimento a fim de facilitar o processo de aprendizagem do aluno. Assinale a alternativa abaixo que NÃO contém um exemplo de tipos de prática que o professor pode construir em suas aulas.
Alternativa: C) Prática pelo todo: o professor pede que os alunos executem todos os movimentos do handebol repetidas vezes durante a aula.
QUESTÃO 24- Na área de Aprendizagem Motora a definição: “Informação a respeito do movimento fornecida ao executante” pode ser chamada de:
Alternativa: C) Feedback
QUESTÃO 25- Leia as definições com as formas de fornecimento de feedback e assinala alternativa que faz a relação correta:
(1)   resumo de feedback
(2)   faixa de amplitude
(3) feedback decrescente
(A) Informação apenas sobre os erros que excedem o limite pre-determinado
(B) Informação sobre um conjunto de tentativas executadas.
(C) Grande quantidade de informações no início e diminuição gradativa
Alternativa: B) 1B, 2A e 3C
QUESTÃO 26- Qual das definições abaixo caracteriza conhecimento de performance
Alternativa: D) informação em valores, normalmente numéricos a respeito do movimento
QUESTÃO 27- Um professor de educação física capaz de gerir situações didáticas eficazes, no momento em que precisa se utilizar do modelo durante uma aula para o ensino da bandeja do basquetebol, nunca pede ao aluno que executa com mais eficácia o movimento
Porque
Um modelo com um nível de desempenho muito perfeito, como pode ser apresentado pelo aluno, é muito distante dos demais aprendizes e parece não produzir efeitos positivos para aprendizagem.
Alternativa: C) A primeira afirmativa esta correta e a segunda, que é uma explicação da primeira, está errada.
QUESTÃO 28- De maneira geral, o uso da demonstração e informação verbal são ferramentas importantes para o processo de ensino aprendizagem, entretanto cada uma destas ferramentas se adéqua melhor a determinado nível de experiência do aluno. Leia as afirmativas abaixo:
I -  Você é professor de uma turma de 7º ano e esta ensinando basquete, assim como todos os outros esportes coletivos desde o 5 ano, entretanto, chegou o momento de aperfeiçoar o movimento da bandeja. Neste caso, você solicita a um aluno da sala que é atleta federado de basquete para executar o movimento para os outros analisarem e então, todos executam. 
II– Sua turma de alunos do 3º ano do Fund. I está aprendendo rolamento e você sabe há uma aluna que treina ginástica artística, então pede que ela execute o movimento para os outros analisarem e então repetirem usando a execução da aluna como modelo.
III – Seus alunos do 1º ano do Ensino Médio estão aperfeiçoando as técnicas de salto em altura e para passar a eles as informações sobre o movimento você, professor, explica verbalmente passo a passo o que cada uma das partes do corpo deve fazer, e então, pede que eles executem.
Assinale a alternativa que contém a afirmação correta a respeito do momento mais adequado para uso de instrução e informação verbal.
Alternativa: A) somente a I esta correta
QUESTÃO 29- Em uma aula de basquete o professor pode adotar diversas estratégias para ensinar um fundamento ao aprendiz. No período matutino o professor Ariovaldo estava dando aula para a 5ª serie ensinando o fundamento da bandeja e adotou a estratégia da informação verbal, ou seja, explicou verbalmente o que os alunos deveriam fazer com cada parte do corpo para realizar o movimento.  Já no período vespertino o professor Ariovaldo trabalha em um clube com uma equipe de treinamento em basquete com atletas entre 18 e 20 anos. Neste local o professor precisava trabalhar o aperfeiçoamento do fundamento bandeja em alguns de seus atletas e adotou para isso a seguinte estratégia: filmou os garotos que estavam realizando o movimento imperfeito e filmou atletas realizando o fundamento perfeitamente, em seguida passou os dois filmes para os atletas que não estavam realizando corretamente os movimentos para que eles tentassem identificar onde estavam errando.
Assinale a alternativa que interpreta corretamente a atitude do professor.
Alternativa: D) O professor agiu corretamenteem abas as situações, pois informação visual nos estágios iniciais não é a melhor estratégia pois o aprendiz nao é capaz de identificar os aspectos relevantes do movimento e reproduzir, pois, tem pouca habilidade
QUESTÃO 30- Leia o fragmento de reportagem abaixo:
Esqueça uniforme, freqüência ou "veia" de campeão. Para levar os alunos a conhecer o próprio corpo, o melhor caminho é diagnóstico prévio e análise constante
“Na Educação Física a avaliação é a chance de verificar se o aluno aprendeu a conhecer o próprio corpo e a valorizar a atividade física como fator de qualidade de vida. Portanto, nada de considerar apenas a freqüência às aulas, o uniforme ou a participação em jogos e competições — nem comparar os que têm "veia" de campeão com os que não têm. Não há uma única fórmula pronta para avaliar, mas é essencial detectar as dificuldades e os progressos dos estudantes. "O mais indicado é não utilizar um só padrão para todos, mas fazer um diagnóstico inicial para poder acompanhar o desenvolvimento de cada um", resume Alexandre Moraes de Mello, diretor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Cleverson da Silva, professor do Colégio Estadual Núcleo Social Yvone Pimentel, em Curitiba, sempre verifica a condição física de seus alunos. No começo de 2002 ele notou que Karoline Pialecki, da 6ª série, tinha pouca flexibilidade para a idade e as condições físicas. Silva deu alongamentos em todas as aulas e, em agosto, repetiu o teste (fotos acima). A menina tinha evoluído 11 pontos. "Hoje o passatempo dela e das amigas é fazer exercícios na hora do intervalo", diz. Para perceber os avanços de cada aluno, Silva criou fichas em que anota a evolução aula por aula. Outros instrumentos muito úteis são relatórios, dinâmicas, redações e auto-avaliações...” Revista Nova Escola, Maio de 2003.
Alternativa: A) de retenção, pois utiliza da mesma tarefa no pré e pós teste.

Outros materiais