Buscar

APOL Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais

Prévia do material em texto

Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
 “[...] O ENEM tem seus objetivos ampliados, conforme consta do art. 2º: [...] VI- promover avaliação desempenho acadêmico das escolas de ensino médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global”.
D - O Enem tem a função da avaliação classificatória, pois possibilita acesso ao ensino superior pelo Sistema Unificado de Seleção (Sisu).
“A busca da verdadeira qualidade da educação é uma ação realizada em cada escola com vistas à garantia da aprendizagem dos alunos”.
	B - 2 – 3 – 1
	“Além do estabelecimento de politicas educacionais comprometidas com uma educação de qualidade , é necessário seu acompanhamento pela sociedade civil organizada, em todas as suas fases [...]”.
	A - 3 – 2 – 1 – 1 – 2
	
“O ensino médio desenvolve-se após os nove anos obrigatórios Ensino Fundamental e, de acordo com a legislação Educacional atual, até 2016 deveria ser universalizado para os jovens entre 15 e 17 anos de idade [...]”.
B - 
	Os modelos historicamente atribuídos ao ensino médio são: profissionalizante, propedêutico ou formativo.
	“O ensino médio atende basicamente uma população de adolescentes jovens e portanto, necessário que é reflexão sobre as etapas e ensino considere as demandas relacionadas com esse público, suas angústias, seus desejos [...]”.
B - 
	A função propedêutica entende que o ensino médio deve preparar para o vestibular.
	
“No campo da legislação Educacional na atualidade a lei de diretrizes e bases da Educação Nacional LDBEN  _ Lei n. 9.3934 de 20 de dezembro de 1996 estabelece o ensino médio como etapa final da educação básica”.
	A - A responsabilidade pela oferta do ensino médio ficou a cargo dos sistemas estaduais.
	
“[...] LDB indica, de modo geral, dois eixos voltados a formação profissional: um articulado com ensino regular e o outro vinculado aos ambientes de trabalho”.
	C - Tem a função não apenas para preparar para o mercado de trabalho ou vestibular, mas para uma formação plena.
	
“[...] Sabemos que a busca pela equidade e pela qualidade da educação em um país tão desigual como o Brasil é uma tarefa que implica políticas públicas de Estado que incluam uma ampla articulação entre os entes federativos".
	D- A universalização do ensino, a alfabetização na idade certa, a educação em tempo integral e a melhoria do Ideb.
	
"A história da educação nos mostra que o ensino médio nunca foi prioridade no campo das políticas educacionais desenvolvidas".
	C- O ensino médio desenvolveu-se historicamente como elitista porque poucos têm acesso a ele, pois é destinado muitas vezes às classes mais abastadas.
	
“Por meio da Portaria n. 109/2009, o ENEM tem seus objetivos ampliados, conforme consta do art. 2º: I - oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua autoavaliação com vistas às suas escolhas futuras [...]”.
	A - As funções são a avaliação sistêmica, certificatória e classificatória.
	
[...] as reais possibilidades de garantia da escolaridade obrigatória, compreendendo de [uma] forma indissociável os aspectos de matrícula, permanência e conclusão com sucesso, tiem sido questionadas [...]”.
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é necessária onde a distância entre as residências dos alunos e as instituições escolares seja maior do que nas regiões centrais e urbanas das metrópoles.
“Assim a educação é um direito constitutivo da pessoa , de todo cidadão brasileiro, e o Estado (governo) é responsável  por assegurar que esse direito seja de fato efetivado, garantido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D. ; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 
	
	D
	Educação infantil; ensino fundamental; ensino médio.
Podemos dizer que o ato de sistematizar, como atividade propriamente humana, encerra um caráter teleológico, ou seja, diz respeito a definir finalidades a serem alcançadas [...]” .
	
	D
	É a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante.
“De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) a  educação básica é organizada em três etapas sucessivas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D. ; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 
	
	B
	Ensino fundamental.
“Outro fator importante a ser destacado no processo de elaboração da legislação e das politicas públicas é a questão do financiamento da educação, uma vez que é fundamental para a ampliação do acesso e da melhoria da qualidade de ensino”.
	
	B
	O financiamento da educação é um importante fator a ser considerado no processo de elaboração da legislação e das políticas públicas e na melhoria do ensino.
“O ensino fundamental regular corresponde à etapa da educação básica que atende crianças e adolescentes, com duração de nove anos, obrigatória e gratuita a partir dos 6 anos de idade”.
	
	D
	800 horas e 200 dias de efetivo trabalho escolar.
No campo da escolarização formal , de acordo com a atual LDBEN existem dois níveis na educação nacional : a educação básica e a educação superior”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D. ; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p 
	
	A
	A educação básica é organizada em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
“A educação acompanha o desenvolvimento humano desde seus primórdios.Podemos dizer que envolve todos os processos educativos historicamente voltados para a transmissão de conhecimentos de a geração a geração”.
	
	C
	Os processos educativos informais ocorrem na sociedade por meio das relações entre pais e filhos, familiares, vizinhos e pessoas que trabalham junta, sem uma intencionalidade
“Um outro ponto importante no quesito qualidade do ensino ofertado é a questão da formação de professores. O art. 62 da LDBEN – Lei de n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, destaca que deve ocorrer em nível superior, em curso de licenciatura [...]”.
:
	
	D
	Além de uma formação inicial é também necessária a garantia de uma boa formação continuada dos docentes.
Embora a LDBEN refira-se ao campo da escolarização formal, a Constituição reconhece a organização da educação nacional distinguindo dois tipos de escola: a livre e a regular”.
	
	E
	As escolas regulares são reconhecidas formalmente e têm a possibilidade de emitir certificados e podem ser públicas ou privadas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes