Buscar

PROVA M1 - DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO / PROVA M1 - DIA: 06/04/2020 (Início 08h30m – Término 11h20) 
ALUNO (A): Diogo Nascimento Silva
A) Assinale “V” para os itens verdadeiros/corretos e “F” para os falsos/incorretos (0,5 ponto para cada assertiva). 
1. (V) Nos termos assentados na CLT, não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes.
 2. ( V) Nas causas da jurisdição da Justiça do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspensão do feito, as exceções de incompetência territorial, suspeição ou impedimento, neste último caso por força da aplicação subsidiária do Código de Processo Civil. 
3. ( F ) A reclamatória trabalhista deve conter, entre outros, o valor de cada pedido, conforme preceitua o artigo 840, §1º, da CLT. Caso o valor não seja estipulado na exordial, o juiz poderá fixá-lo de ofício. A impugnação do valor atribuído ao pedido pelo reclamante deverá ser realizada por meio de peça processual específica. 
4. ( F) Caso o reclamado não compareça à audiência inicial o juiz não deverá receber a contestação e documentos levados ao ato processual pelo advogado, ainda que distribuídos anteriormente via sistema PJE, haja vista a ocorrência da revelia. 
5. ( F) No direito processual do trabalho são consideradas resposta do réu, apenas, a contestação e reconvenção. 
6. (V) A defesa indireta de mérito não ataca o mérito diretamente, porém o atinge em sua parte substancial/material, gerando julgamento com apreciação do mérito. Uma vez acolhida pelo julgador faz coisa julgada formal. 
7. (V) Nos termos previstos na CLT a incompetência de foro deverá ser arguida por meio de exceção e, como consequência, o juiz da causa deverá suspender o andamento do processo. 
8. ( V ) Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos deste artigo ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juízo atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão fundamentada, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído. O texto legal retrocitado demonstra que a legislação trabalhista adota a teoria estática do ônus da prova para dirimir conflitos individuais trabalhistas. 
9. (V) O objeto das provas são os fatos, pois o direito deve ser conhecido pelo juiz (juria novit curia), sem qualquer exceção . 
10. ( F ) Não dependem de provas os fatos controvertidos. 
11. ( V ) Pelo princípio da unidade da prova o juiz deve analisar a prova em seu conjunto e não isoladamente. 
12. (V) São meios de prova: depoimento pessoal das partes, prova documental, testemunhal, pericial, inspeção judicial, prova emprestada e máximas da experiência. 13. (F) O preposto, representante do empregador, precisa ser empregado da empresa. 
14. (V) Todas as pessoas podem depor como testemunhas, exceto as incapazes, as impedidas e as suspeitas. 
B) Responda as questões discursivas a seguir propostas (2,0 pontos). 
01) Disserte sobre as teorias do ônus da prova. A resposta deverá conter pelo menos: previsão legal, respectiva análise, fundamentos jurídicos e exemplos. 
- O ramo do Direito do trabalho dispõe aplicação ao artigo 818 CLT o ônus da prova, a reclamada e ao reclamante. A reclamante, fato constitutivo ao seu direito. Ao reclamado, cabe ao reclamado, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do reclamante. O critério da prova utilizado pela CLT é de que o ônus da prova é atribuído a quem alegar a existência de um fato: a prova das alegações incumbe à parte que as fizer. Está ligado ao “princípio da necessidade da prova”. Ambos os envolvidos devem ter conhecimento dos fatos ali questionados. Ainda de acordo com artigo 769 da CLT autoriza a aplicação subsidiaria do CPC nos casos em que a mesma seja omissa ou quando houver dispositivo incompetente. O § 1 do art 818 abre exceção a regra, com a inversão do ônus da prova, quando constatado que é “muito possível ou muito difícil” a produção daquela prova que lhe cabe (§ 1 art.818 CLT ). Exemplo: Pedido de horas extras, caberia ao empregado provar as horas extras, mas neste caso especifico, o juiz pode determinar ao reclamado demonstrar que o empregado não trabalhou as horas pedidas, ou que já as pagou por elas. 
C) Assinale a resposta correta (1,0 ponto) 
01) O juiz, em sede de execução trabalhista, intimou a parte para cumprir despacho, determinando que o exequente desse seguimento à execução, indicando os meios de prosseguimento na execução, já que não foram encontrados bens no patrimônio do réu. Com fundamento na CLT vigente, assinale a afirmativa correta. 
A) O processo ficará parado aguardando a manifestação do exequente por período indefinido de tempo. 
B) A declaração de prescrição somente poderá ocorrer por requerimento da parte contrária. 
C) (X) A prescrição intercorrente ocorrerá após dois anos, se a parte não cumprir com o comando judicial. 
D) O juiz deverá intimar novamente a parte, a fim de dar início ao curso do prazo prescricional. 
BOA SORTE!!

Outros materiais