Buscar

Atividade 1 Princípios e Métodos do Educar e Cuidar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia EaD 
	Semestre: 4º
	Disciplina: Princípios e Métodos do Educar e Cuidar
	Nome: Maria Jamyli de Souza Alves
	RGM: 053.15940
	Enviar no Portfólio 1
 Atividade referente as aulas 1 e 2 
01. Leia com atenção:
“Diferentemente dos países europeus, no Brasil, as primeiras tentativas de organização de creches, asilos e orfanatos surgiram com um caráter assistencialista, com o intuito de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora de casa e as viúvas desamparadas” (PASCHOAL E MACHADO, 2009, p. 82).
Com base no trecho acima, explique a diferença entre o caráter assistencialista presente, inicialmente, na educação infantil e a mudança para o caráter educacional. Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
A educação infantil sempre foi marcada pelo aspecto assistencialista, tinha como objetivo dar assistência às crianças pobres e abandonadas; ela foi uma conquista social; mais somente em 1988 através da Constituição Federal é que ficou determinada a educação infantil como parte do sistema educacional e não mais como assistencial. Foi-se necessário realizar uma separação desses aspectos para que pudesse atender a melhor demanda. O objetivo educacional e o objetivo político em ambientes educacionais e além de gerar conhecimento, transmitir valores para os alunos, tal ação deve ser fundamentada na educação inclusiva a fim de garantir educação para todos.
02. Conceitue (COM SUAS PALAVRAS) cuidar e educar. E, explicite a relação entre eles. . Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
O cuidar é o ato de tratar com atenção, de se preocupar ou se responsabilizar, cuidar bem; já o educar é transmitir conhecimentos científicos ou não, vai desde ensinar comportamentos até estudos sistemáticos de determinadas matérias; os dois estão ligados ligados pois o ensinar necessita do cuidar, principalmente na educação infantil já que lidamos com crianças, que estão em fase de aprendizado vários aspectos, até da formação dos valores éticos.
03. Quais foram as primeiras leis brasileiras que buscaram assegurar o direito da criança à educação? Explique cada uma dela, brevemente. Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
A Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990, foram dispositivos legais que contribuíram para a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394 de 1996, na qual ratifica a educação infantil, como dever do estado; e como tal o Estado tem dever legal de garantir este direito à todas as crianças.
04. Como você entende a criança no contexto educacional (ou seja aquela que frequenta a educação infantil) no dias
atuais? Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
No Brasil, a educação infantil, isto é, o atendimento a crianças de zero a seis anos de idade, em creches e pré-escolas é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988. Os primeiros seis anos das crianças são fundamentais para o desenvolvimento e a formação da inteligência e da personalidade da criança. As creches e as pré-escolas tem o dever de oferecer padrões de qualidade e profissionais qualificados para receber à criança no ambiente escolar.

Outros materiais