Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
55 pág.
Análise e Modelagem de Sistemas

Pré-visualização | Página 2 de 13

que garantam a qualidade e o controle de mudanças nos projetos de desenvolvimento de um sistema de software. Este modelo determina como os elementos dos processos são interligados, buscando estruturar e ordenar o desenvolvimento de um software.
Nesse contexto, o que está sendo definido?
Alternativas:
· a)
1. Um modelo de desenvolvimento ágil.
· b)
1. Um modelo de processo prescritivo.
Alternativa assinalada
· c)
1. Um modelo de processo especializado.
· d)
1. Um modelo de métodos formais.
· e)
1. Um modelo scrum.
2)Os modelos de processos especializados se apropriam de diversas características de um ou mais modelos de processos prescritivos. Sua utilização acontece quando é necessária uma abordagem mais especializada de Engenharia de Software. A tabela a seguir, apresenta estes modelos e suas características:
 
	Modelo
	Características
	A.       Baseado em componentes
	1.       Utiliza as características dos modelos de processos prescritivos, implementando alguns princípios da metodologia ágil. É considerado um modelo iterativo e incremental.
	B.       De métodos formais
	2.       Fornece um processo e abordagem metodológica que define, especifica, projeta e constrói aspectos. O código do software é separado por importância e os requisitos são modelados superando várias funcionalidades do sistema.
	C.       Desenvolvimento de software orientado a aspecto
	3.       O desenvolvimento de software está diretamente ligado a este modelo. Num modelo é enfatizado a medição pessoal do que foi produzido. No outro modelo, o objetivo é a criação de uma equipe autodirigida, organizada, com a finalidade de produzir um software de alto padrão de qualidade.
	D.       De processo unificado
	4.       Conjunto de atividades que levam à especificação matemática do software, fornecendo mecanismos para a descoberta e a eliminação de problemas como: ambiguidade, incompletude e inconsistência. É a base para fazer a averiguação do código de programação com o objetivo de descobrir erros.
	E.        De processos pessoal e de equipe
	5.       Utilizados em projetos de software de prateleira, compreende aplicações previamente empacotadas. São desenvolvidos para serem reutilizados em outros projetos, além de serem uma parte independente do software, podendo ser trocado ou alterado.
Fonte: Adaptado de WERLICH, C. Modelos de processos de software (p. 10-11).
Assinale a alternativa que associa corretamente os modelos e suas características:
Alternativas:
3. a)A-1 / B-5 / C-4 / D-2 / E-3.
· b)
2. A-3 / B-1 / C-4 / D-5 / E-2.
1. c)
3. A-5 / B-4 / C-2 / D-1 / E-3.
Alternativa assinalada
1. d)
4. A-4 / B-3 / C-1 / D-5 / E-2.
1. e)
5. A-2 / B-4 / C-1 / D-3 / E-5.
3) Com as novas tecnologias surgindo rapidamente, o processo de negócios também foi atingido por essa velocidade, o que fez demandar maior velocidade no desenvolvimento do software. Nesse cenário surge uma nova forma de desenvolvimento, que traz um formato mais flexível e dinâmico nos processos de softwares.
Este modelo procura resolver alguns problemas da Engenharia de Software, oferecendo benefícios importantes. Este modelo é conhecido por:
Alternativas:
· a)
1. modelo de processo prescritivo.
· b)
1. modelo de processo especializado.
· c)
1. modelo de métodos formais.
· d)
1. modelo de desenvolvimento ágil.
Alternativa assinalada
· e)
1. modelo cascata.
4) Na sociedade atual, a utilização de qualquer tipo de software tomou grandes proporções. Atualmente, é comum o mercado de trabalho exigir que os profissionais tenham habilidades em algum software específico ou então treinar seus funcionários para a utilização. Além disso, geralmente utilizamos algum tipo de software para a execução de alguma tarefa diária.
Podemos estabelecer o conceito de Software como sendo ...
Alternativas:
· a)Programas de computadores com uma documentação associada e os produtos de Software podem ser desenvolvidos para um determinado cliente ou para um mercado mais generalizado.Alternativa assinalada
· b)Programas de computadores sem uma documentação associada e os produtos de Software podem ser desenvolvidos para um determinado cliente ou para um mercado mais generalizado.
· c)Programas de computadores com uma documentação associada e os produtos de Software no qual são desenvolvidos para um determinado cliente e nunca para um mercado mais generalizado.
· d)Programas de computadores sem uma documentação associada e os produtos de Software no qual são desenvolvidos para um determinado cliente e nunca para um mercado mais generalizado.
__________________________________________________________________________________
1) Com o paradigma orientado a objeto surgiu não só um novo padrão para o desenvolvimento de software, mas também, uma nova forma de pensar como modelar os problemas do mundo real.
 
TUCKER, Allen B.; NOONAN, Robert E. Linguagens de programação: Princípios e Paradigmas. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
 
Com relação ao paradigma orientado a objeto, no que tange aos seus processos de analises, complete as lacunas da sentença a seguir:
 
A ____________ é a ideia central do paradigma orientado a objetos. Nesse processo nos referimos a ____________ (qualquer item do mundo real como, casa, bolo, carro, sanduíche, boleto, contrato) sem nos preocupar com detalhes, como cor, tamanho, código e validade, entre outros. Suponha que você ouviu o termo cadeira, você pensa na ideia de como é uma cadeira, isso é uma __________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
· a)abstração / um objeto / abstração.
· b)classe / um atributo / classe
· c)classe / um objeto / abstração.
· d)abstração / um atributo / abstração.Alternativa assinalada
· e)abstração / um objeto / classe.
2)Na engenharia de software, consideramos um paradigma como um modelo que já foi testado e segue alguns princípios para a resolução de um problema computacional. Há uma grande vantagem em seguir um modelo, pois facilita o desenvolvimento e a compreensão da solução encontrada.
TUCKER, Allen B.; NOONAN, Robert E. Linguagens de programação: Princípios e Paradigmas. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
 
Com relação aos conceitos básicos de orientação a objetos, complete as lacunas da sentença a seguir:
 
A ____________ é a representação da abstração, é o momento em que você define as características que todo objeto deverá ter e quais ações que ele poderá fazer. As denominações técnicas para as características são ____________ e as ações ou comportamentos chamamos de ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
· a)heranças / subclasses / abstração.
· b)classe / atributos / métodos.Alternativa assinalada
· c)heranças / atributos / métodos.
· d)classe / subclasse / métodos.
· e)subclasse / atributos / heranças.
3) Com o paradigma orientado a objeto surgiu não só um novo padrão para o desenvolvimento de software, mas também, uma nova forma de pensar como modelar os problemas do mundo real.
TUCKER, Allen B.; NOONAN, Robert E. Linguagens de programação: Princípios e Paradigmas. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
 
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos conceitos básicos de orientação a objetos contidos na COLUNA A, com suas respectivas definições na COLUNA B.
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Herança
	1. Consiste na junção de partes isoladas de um programa e essas partes podem ser acessadas separadamente.
	II. Encapsulamento
	2. Significa que a mesma operação[método] pode atuar de modos diversos em classes diferentes.
	III. Polimorfismo
	3. Permite criar novas classes a partir de classes já existentes, sem duplicar nenhum código.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Alternativas:
· a)I - 2; II - 3; III - 1.
· b)I - 3; II - 2; III - 1.
· c)I - 1; II - 3; III - 2.
· d)I - 1; II - 2; III - 3.
· e)I - 3; II - 1; III - 2.
Alterativa assinalada
4) Em engenharia de software existem alguns modelos que podem ser usados para organizar o ciclo de vida de desenvolvimento do software, por
Página123456789...13