Buscar

gestão da tecnologia da informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

____________________________________________ATIVIDADE DA AULA 03 
Você deverá responder as questões a seguir e envia-las por meio do Portifólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRANET.
1- Descreva qual a importância de cada um dos Sistemas de Informação Empresarial – SIE, SIG, SIO.
R: 
SIE- Contempla o processamento de dados das operações operacionais e transações gerenciais, transformando em informações gerenciais. Trabalham com os dados em nível macro, filtrados das operações das funções empresariais, considerando o meio ambiente interno e externo, visando auxiliar o processo de tomada de decisão da alta administração. Habitualmente trabalham com muitas informações gráficas, amigáveis, e normalmente online, observando as particularidades de cada empresa. Esse sistema estrutura melhor os problemas.
SIG- Sistema de informações gerenciais contempla o processamento de grupos de dados e transações operacionais, transformando em informações agrupadas para a gestão, auxiliando a tomada de decisão do corpo gestor ou gerencial das unidades. Esse sistema ajuda uma organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da organização de modo que possam controlar organizar e planejar com mais eficaz e eficientemente. 
SIO- Sistema de informações operacional compõe de uma serie integrada de programa de controle, que são planejados a fim de aumentar a eficácia de uma operação. As informações são apresentadas no menor nível, detalhada e normalmente apresentada no singular. Esse sistema é o mais trabalhado, eles são a parte central da maioria dos sistemas de informações nas empresas, contemplando todos os componentes básicos de um funcionamento operacional.
2- Analise o texto abaixo e responda as questões:
Um mar de rapazes na maioria jovens vestindo jaquetas de cores vibrantes, projetando os rostos vermelhos centímetros à frente de seus antagonistas, vaporizando-os com saliva, gritando e parecendo prontos para apontar-lhes o dedo no nariz. Poderia passar como um tumulto em um jogo de futebol inglês calorosamente disputado, mas é, na verdade, a Bolsa Mercantil de Chicago (MERC), onde não é incomum que contratos de bilhões de dólares mudem de mãos em questão de segundos.
O MERC, como é conhecido, é o primeiro local no mundo para a comercialização de “futuros financeiros”: contratos que tem seu valor aumentado ou diminuído com o movimento das taxas de cambio, taxas de juros e índices de bolsas de valores. Em todo o ano de 1972, 4,7 milhões de contratos mudaram de mãos; em 1992, somente nos 19 dias úteis de fevereiro, 9,9 milhões de contratos foram negociados.
Como as atividades do MERC têm se tornado mais rápidas e de uma intensidade furiosa, a instituição se viu diante do risco crescente de ser esmagada pela ineficiência do processo de negociação e pela suscetibilidade de erros. No coração desse impressionante sistema estão dois bancos idênticos de grande porte. Vinte quatro horas por dia, os computadores de grande porte despejam os resultados de todas as negociações, detectando e corrigindo erros e estabelecendo contas baseadas no crescimento ou na diminuição de valor dos contratos que foram negociados. O segundo faz apenas um backup do primeiro, e pode controlar com perfeição toda a computação da bolsa de valores em 15 minutos, continuando a operar em caso de corte acidental de energia.
01) Como a Bolsa de Valores de Chicago (MERC) consegue efetuar com tanto precisão as milhares de transações financeiras realizadas diariamente? Qual é o principal sistema de informação utilizado para essas transações?
R: A eficiência no processo de dois grandes bancos trabalham 24 horas por dia, os computadores de grande porte despejam resultados das negociações, detectando e estabelecendo corretamente as transações com base no crescimento ou na diminuição do valor dos contratos. A MERC trabalha com vários tipos de instrumentos financeiros, taxa de juros, ações, moedas etc. Também oferecem negociações em investimentos alternativos, como derivativos pós e pré-fixos. O sistema utilizado é o sistema de informação estratégica, sendo um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos utilizados para dar suporte á tomada de decisão. 
02) Como a Gestão da Tecnologia da Informação pode auxiliar os gestores empresariais no processo de tomada de decisão.
R: Facilita o fluxo de informações, permitindo que os gestores empresariais tomem o conhecimento sobre questões internas e externas decidindo com agilidade e precisão. Por exemplo, por meio de software e sistemas, é possível monitorar equipes na execução das suas atividades, analisando o tempo gasto, a produtividade, nível de eficiência. A tecnologia permite que os gestores lidem com grandes volumes de dados, tornando os mais acessíveis e utilizáveis para a organização e seus colaboradores. 
3- Crie um exemplo prático da utilização de Sinergia da Informação
R: Sou dona de uma loja de roupas femininas, possuindo apenas um lucro, um tipo só de mercadoria. Gostaria de ter mais lucros então, necessito ampliar minha loja com outros tipos de mercadorias, por exemplo, poderia vender na loja, maquiagens, bolsas, bijuterias, sapatos, etc. Procurando sempre atender a vários tipos de tamanhos, gostos, para mulheres de toda a localidade. Como já tenho um comercio fixo, o único custo que terei será por comercializar mais mercadorias.

Outros materiais