Buscar

QUESTÃO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 2
O fuso muscular e os órgãos tendinosos de Golgi são receptores sensitivos importantes que ajudam a controlar as funções musculares. Sobre essas estruturas, explique na prática profissional como ocorre a ativação desses receptores. (NÃO ESQUEÇAM DE EXPLICAR O PROCESSO FISIOLÓGICO E ACRESCENTAR OS NEURÔNIOS AFERENTES E DEFERENTES QUE PARTICIPAM DO PROCESSO)
São receptores sensoriais que possuem fibras encontradas na junção dos músculos com seu tendão. Consistem em fibras nervosas sensitivas aferentes do tipo Ib.
A principal diferença entre o órgão tendinoso de Golgi e o fuso é que o fuso muscular detecta o comprimento do músculo e suas alterações e o órgão tendinoso de Golgi detecta a tensão muscular.
Os sinais no órgão tendinoso de Golgi são transmitidos por fibras nervosas do tipo Ib e, da mesma maneira que as fibras primárias do fuso, elas transmitem influxo para a medula e também para áreas centrais distantes.
O fuso muscular fica dentro das fibras musculares, ele e um receptor sensitivo que recebe uma sensação de estiramento, o fuso muscular quando é ativado a um alongamento excessivo, estimula o sistema nervoso central pra gerar uma pequena contração, assim inibi o alongamento excessivo e diminuir uma possível ruptura da fibra por alongamento excessivo. Então basicamente é isso, o fuso tem a função pra proteger sua fibra de ruptura após alongamento excessivo.
O órgão tendinoso de Golgi (otg) é o receptor que fica localizado nos tendões ele capta tensões excessivas quando você pega muita carga, então quando tenho excesso de carga nos músculos essa carga vai ser captada pelo o OTG, então o órgão tendinoso de golgi vai fazer a mesma coisa que o fuso muscular, só que nesse caso é pra tensões excessivas, pra força não alongamento, então quando o OTG for ativado ele bloqueia a contração, como pegar um peso muito grande pra evitar ruptura das fibras dos tendões seu sistema nervoso irá inibir a contração e você vai soltar o peso, ou seja, o órgão tendinoso de golgi ele protege suas fibras contra tensões excessivas de possíveis rupturas.

Outros materiais