Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - FILOSOFIA GERAL E DA EDUCAÇÃO - UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Filosofia Geral e da Educação 
QUESTÃO:
1. A consciência religiosa predominou durante a Idade Média e é caracterizada pela aceitação de dados, informações e conhecimentos alcançados através da crença em algo superior, conhecido como divindades ou deuses. Suas verdades são infalíveis e indiscutíveis, cabendo apenas aos indivíduos aceitarem suas doutrinas. Partindo desse pressuposto, escreva uma redação com o seguinte tema: AS CARACTERÍSTICAS DA CONSCIÊNCIA RELIGIOSA.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao dissertar sobre o tema: AS CARACTERÍSTICAS DA CONSCIÊNCIA RELIGIOSA, espera-se que o(a) acadêmico(a) descreva a consciência religiosa como uma consciência que procura dar ênfase aos dados revelados, enquanto a razão não participa do seu processo de análise. A consciência religiosa predominou durante a Idade Média e tem por base a fé perante um conhecimento revelado, cabendo apenas aos indivíduos aceitarem as suas doutrinas. Este tipo de consciência se assemelha muito com o mítico, por acreditar em algo superior e em elementos sobrenaturais. A consciência religiosa tem como base os dados da revelação divina, à qual os homens chegaram através da aceitação ou na crença em algo superior, conhecido como divindades ou deuses.
QUESTÃO:
2. De maneira sucinta, podemos descrever o filósofo como aquele que se propõe a obter uma solução precisa sobre os problemas que ocupam a mente humana, através de uma análise criteriosa e sistemática. A Filosofia, por sua vez, compreende uma forma de saber, que busca adquirir informações válidas, precisas e ordenadas sobre todas as coisas, não delimitando-se a um determinado campo do saber. Aristóteles, por sua vez, definiu a filosofia como: "as causas últimas de todas as coisas". Com base nessas informações, descreva a importância da Filosofia.
RESPOSTA ESPERADA:
É um conhecimento, uma forma de saber e, como tal, tem sua esfera particular de competência, que se caracteriza pela busca de informações válidas, precisas e ordenadas.
A Filosofia estuda toda a realidade, procura apresentar uma explicação completa e exaustiva de um domínio particular da realidade.
A Filosofia apresenta-se como uma ferramenta responsável por conduzir o homem a uma forma de raciocínio sistematizada, oportunizando, assim, o conhecimento sobre problemas que ocupam a mente humana.
QUESTÃO:
3. Discorra sobre a análise filosófica do trabalho alienado, desenvolvida por Marx.
RESPOSTA ESPERADA:
O trabalho se apresenta como algo externo ao trabalhador. Neste contexto o trabalhador não se realiza em seu trabalho, mas se nega a si mesmo. O local de trabalho lhe provoca a sensação de sofrimento em vez de bem-estar, ocasionando assim cansaço físico e depressão. Nesta situação, o trabalhador só se sente feliz em seus dias de folga, enquanto no trabalho permanece aborrecido. Seu trabalho não é voluntário, mas imposto e forçado.
QUESTÃO:
4. A Lógica é uma área da Filosofia que nos auxilia a refletir sobre o poder da argumentação, mas também sobre os erros que envolvem a argumentação. Apresente uma das categorias de falácia indicadas no Caderno de Estudos, seguida de um exemplo de argumento falso.
RESPOSTA ESPERADA:
O(a) acadêmico(a) deverá apresentar uma das seguintes formas de argumentos:
1. Argumento de Caricatura: é utilizado para ridicularizar alguém por meio da caricatura.
2. Argumento de Apelação: afirmativa com ideia de força, que inibe o interlocutor.
3. Argumento de generalizações: toma-se por referência um fato ou alguns fatos particulares e apressadamente se conclui sobre o todo.
4. Argumentos com excesso de tenacidade: argumento falso, que revela a tendência ideológica daquele que conduz o raciocínio.
5. Argumento de conclusão precipitada: argumentos que não seguem uma investigação mais aprofundada e resultam de conclusões precipitadas.

Outros materiais