Buscar

Contraditório e Ampla defesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS - DIREITO PROCESSUAL PENAL – 6º SEMESTRE 2019.2
PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM O PROCESSO PENAL
1) PRINCÍPIO: Contraditório e Ampla defesa.
2) LEITURA DO ACÓRDÃO : TJSP;  Agravo de Execução Penal 9000863-71.2018.8.26.0032
3) EMENTA: Agravo em Execução. Nulidade. Falta grave apurada em sindicância na qual foi ouvido o sentenciado e oportunizada sua defesa. Desnecessidade de prévia oitiva em Juízo para o reconhecimento da falta disciplinar. Procedimento que obedeceu a todos os requisitos legais. Inexistência de nulidade ou irregularidade. Fundamentação suficiente e adequada da decisão que reconheceu a falta grave. Preliminar afastada. Falta disciplinar. Conduta praticada pelo agravado, conforme apurado em regular sindicância, que corresponde à violação do dever de respeito e disciplina, classificada na Lei de Execuções Penais como falta grave. Impossibilidade de absolvição ou desclassificação. Perda de um sexto dos dias remidos suficientemente fundamentada. Recurso improvido.
(TJSP; Agravo de Execução Penal 9000863-71.2018.8.26.0032; Relator (a): Francisco Bruno; Órgão Julgador: 10ª Câmara de Direito Criminal; Foro de Araçatuba - 1ª Vara das Execuções Criminais e Anexo do Júri; Data do Julgamento: 24/10/2019; Data de Registro: 25/10/2019)
4) NO ESPAÇO ABAIXO, ELABORAR TEXTO DESCRITIVO, APÓS A LEITURA DO ACÓRDÃO, SOBRE O PRINCÍPIO QUE FOI TRATADO NO JULGAMENTO. (no texto deve conter a conceituação do princípio). 
OBS: AS DECISÕES PODEM SER RECONHECENDO OU NÃO A VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO.
Ex.: o acórdão acima tratou do princípio com	constitucional contraditório e da ampla defesa. Tal princípio consistem em ser garantido ao réu o direito de se defender dos fatos que lhe são imputados, devidamente assistido, de modo a se ter amplo conhecimento da imputação e a possibilidade de apresentar argumentos contra a acusação. Cuida-se, no caso em apareço, de acusado da prática de falta disciplinar, pleiteando a absolvição da falta e das perdas dos dias remidos seja apenas de um dia. 
5) CONCLUSÃO
O princípio do contraditório e ampla defesa são correlatos e consiste no dever do estado de assegurar a faculdade do acusado de exercer sua defesa quanto aos fatos que lhe são imputados. No caso acima o agravante foi citado e notificado, ouvido na presença de defensor que acompanhou o depoimento das testemunhas antes da decisão administrativa que reconheceu a prática da falta disciplinar. O acusado teve o direito dele atendido, e nos autos foi rejeitado a preliminar e foi negado o provimento ao agravo.
 No meu ponto de vista, eu concordo com a decisão, pois não pode ser isento da culpa, pois houve violação dos deveres de obediência e respeito ao servidor

Outros materiais