A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Aula 7 Processos Comunicativos e Humanização em Saúde

Pré-visualização | Página 1 de 1

HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE
7a aula
		
	 
	
	 
	 
	
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Dr. Geraldo é gestor de um hospital geral e tem buscado manter um alto padrão de humanização na sua unidade. Um dos aspectos que ele tem como enfoque de discussão é:
		
	
	O uso de programas de computadores piratas pelo administrativo.
	 
	A formação técnica qualificada dos profissionais.
	
	A elaboração de planilhas no excell para divisão de turnos.
	
	A variedade de fornecedores para atendimento do administrativo.
	
	O aumento dos medicamentos e seu repasse para a população.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Identifique a que diretriz da Política Nacional de Humanização refere-se a descrição abaixo: ¿Direção da produção de co-responsabilização. Com isto não se quer afirmar direitos desconhecendo deveres. A produção de saúde se faz na justa medida da produção corresponsabilizada do cuidado, que significa produção ativa de saúde entre os sujeitos, trabalhadores e equipes ¿ usuários e sua rede sócio-familiar. Usuários têm direitos à informação, a inclusão nas práticas/ações de saúde (consultas, exames, internações, etc.), se esta for sua opção, de pessoas de sua confiança; direitos de ter respeitadas suas opções sexuais, religiosas e políticas, que não podem ser discriminadas; direito a uma equipe/profissional de referência que lhe cuide, que agencie os processos de relação com demais trabalhadores e serviços de saúde¿.
		
	
	Valorização do trabalho
	
	Acolhimento
	
	OPÇÃO C: Clínica ampliada
	
	Gestão democrática
	 
	Garantia dos direitos dos usuários
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O termo comunicar provém do latim comunicare e significa:
		
	
	União de todas as coisas
	
	Paz universal
	
	Lugar incomum
	 
	Pôr em comum
	
	Dificultar
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Identifique a que diretriz da Política Nacional de Humanização refere-se a descrição abaixo: ¿Valorização dos trabalhadores da saúde, sem a qual não se fará de forma sustentada a reforma sanitária de nosso país, capaz de enfrentar iniqüidades e de ampliar nossa experiência civilizatória. Valorizar o trabalhador é permitir e garantir sua inclusão na gestão, na construção das organizações de saúde; valorizar é assegurar condições de trabalho, de exercício das profissões de forma digna, com ambientes e remuneração adequados; valorizar o trabalhador é assegurar que as organizações de saúde não se transformem em cabides de emprego, nem em lugares em que práticas e atitudes inaceitáveis se reproduzam e se naturalizem, como o descaso com o sofrimento das pessoas, com as histórias de vida; valorizar o trabalhador é produzir modos de gestão das organizações que coloquem o interesse público acima de tudo e não do partido ou do grupo que está no governo; valorizar o trabalhador e o trabalho é, portanto, tarefa decorrente da ampliação de nossa capacidade de produzir processos civilizatórios e democráticos mais extensos, plurais e regidos pelo interesse público.¿
		
	
	Clínica ampliada
	
	Acolhimento
	 
	Valorização do trabalho
	
	Garantia dos direitos dos usuários
	
	Gestão democrática
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A comunicação é inerente ao comportamento humano e envolve a competência:
		
	
	Espacial
	
	Musical
	 
	Interpessoal
	
	Natural
	
	Matemática
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Relacionar o conceito de Humanização e cuidados às ciências da saúde. Cuidado, interação interdisciplinar, orientação, atenção, comunicação, ética e respeito ao paciente e aos seus familiares promovem a assistência complementar em saúde e aplicam-se ao conceito:
		
	
	Ético
	 
	Humanizar
	
	Moral
	
	Obrigação profissional de saúde
	
	Caráter
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Identifique a que diretriz da Política Nacional de Humanização refere-se a descrição abaixo: ¿Orientação ética, pois o toma como base do contrato entre os sujeitos que cuidam e os que são cuidados, cuja ação é produzir um campo comum que vamos chamar de produção do cuidado compartilhado, corresponsabilização. Acolher é, pois, o que inaugura e sustenta processos de cuidar. Acolher, todavia, não significa apenas interagir a partir do aceitar aquilo que o outro traz mas, a partir disto, produzir desvios, produzir movimentos que permitam reposicionamentos, produção de novas atitudes, de novas éticas.¿
		
	
	Valorização do trabalho
	
	Gestão democrática
	
	Clínica ampliada
	 
	Acolhimento
	
	Garantia dos direitos dos usuários
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A comunicação envolve competência interpessoal nas interações, sendo a base do relacionamento entre os seres humanos. Sendo um processo vital e recíproco, ele:
		
	
	nunca ocorre nas organizações, apenas na vida pessoal de cada um.
	
	é mais intenso na infância e vai se dissipando ao longo do tempo, não sendo notado no adulto.
	
	não é observável em uma organização de saúde.
	
	sempre se manifesta de forma isolada.
	 
	é capaz de influenciar o comportamento das pessoas.