Buscar

Portfólio 02 - Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil 
Professora: Marlene Paula Piovizani
Polo: UNIGRAN Corumbá / MS 
Acadêmico: Alexandre Pinto Paiva Leite RGM: 013.854
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)
Leia atentamente as informações:
· Você deverá enviar no portfólio 02, as atividades referentes às aulas, 04, 05 E 06. 
· Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
· Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas.
· As atividades que não estiverem corretas, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
· Aula 04
1 - Alguns órgãos foram criados, voltados à assistência infantil. Uns eram ligados ao Ministério da Saúde, outros da Justiça e Negócios Interiores, estendendo-se a Previdência e Assistência Social, alguns ao da Educação, e outros ainda a iniciativa privada. Quais foram eles e quais as contribuições que eles ofereceram? Fale sobre.
 Em 1940, surgiu o Departamento Nacional da Criança, vinculado ao Ministério da Educação, destinado a coordenar as atividades referentes à proteção da infância, da eternidade e adolescência. Em 1975, Coordenação de Educação Pré escolar, que até hoje, centraliza atividades desenvolvidas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação á crianças menores de 7 anos. Também foi criada a Organização Mundial para Educação Pré-escolar – OMEP, sendo um órgão consultivo com a UNESCO e UNICEF, fundada em 1.948, após a 2ª guerra mundial para atender crianças vítimas de barbáries da guerra. Em 1951 a 1955, a fim de atender as necessidades das crianças, programas iniciados na África ganharam grande repor4cussão e se estendeu para a América Latina, implantando vacinas, campanhas de controle de epidemias e treinamentos de parteiras, chamado de Assistência Prolongada a Saúde e Nutrição da Infância de Países Subdesenvolvidos, tornando a UNICEF, atividade permanente das Nações Unidas. Em 1956, foi implantada a política de incentivo aos serviços sociais com ênfase no bem-estar das crianças.
· Aula 05
1 - Aponte as leis que garante a criança o direito à educação. Apenas cite-as (aqui não é necessário se prender ao número de linhas). 
Constituição Federal - CF/88; 
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei 8069/90);
Lei sobre o Sistema Único de Saúde - SUS (Lei 8.080/90);
Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei 8.742/93);
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei 9.394/96).
2 - O que a formação do profissional que atua na educação infantil deve contemplar?
O profissional que atua na educação infantil deve entender sobre o que esperar para cada fase (ou faixa etária) da criança, deve também compreender a ludicidade como algo importante, complexo, para o desenvolvimento de seus alunos. Ainda assim deve ter clareza, ao concluir seu curso universitário, quais os princípios irão dar direção a sua prática pedagógica, sua docência, e também de qual concepção pedagógica e metodológica que irá utilizar em sala de aula.
3 - Como deve ser a relação entre a Instituição Escolar e a Instituição Familiar para que um ambiente de desenvolvimento e aprendizagem ocorra na vida da criança em sua fase inicial de contato com o ambiente escolar?
É necessário que a participação dos pais na vida escolar dos filhos seja um processo contínuo, pois, é bem sabido que a família trabalhando juntamente com a escola renderá ótimos frutos na vida escolar da criança, tornando o aprendizado mais eficaz e intenso.
· Aula 06
1- Como abordado no texto lido, o Cuidar e o Educar são perspectivas para a educação da criança pequena indissociáveis. O que fazer para que esta afirmação se efetive nas práticas escolares cotidianas? Cite exemplos de como “educar cuidando” e “cuidar educando”.
Educar cuidando e cuidar educando são conceitos diferentes, porém, completam-se. O ato de educar cuidando traz como proposta principal, a formação do indivíduo na sua totalidade dentro de uma perspectiva adversa. É a promoção de uma educação ampla que encontre fundamento comprovado, mesmo assim não deixe de lado a construção interna do ser cidadão, em suas particularidades. O ato de cuidar educando, então, une essa perspectiva estimulando a formação dos indivíduos mesmo em seu espaço não formal de educação.
2 - Fale sobre as metodologias aplicáveis na educação infantil. 
As metodologias utilizadas na educação infantil têm como foco principal, a inclusão e a estimulação da criança em questões corriqueiras e básicas como o ato de brincar, o desenvolvimento das funções motoras, além da prática da socialização com outras crianças, ambiente etc. Desta forma, após essa fase de início sair da teoria e ser colocado em prática, o professor deverá unir os contextos da alfabetização e reforçar a leitura dessas crianças preparando-as para a alfabetização e letramento que sucederá as demais fases da educação, sendo assim é de suma importância que não somente os educadores como também os responsáveis façam parte do crescimento escolar de seus filhos.

Outros materiais