Buscar

Educação física Adaptada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012), o Brasil se destacou com a obtenção de 43 medalhas e a 7ª. colocação geral. Porém, sabemos que no Brasil, o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva ainda deixa a desejar. Faltam espaços adequados, profissionais especializados, recursos materiais e apoio dos governantes. Apesar disso, há alguns anos, houve um aumento no interesse pelo assunto por parte dos profissionais de educação física. Neste termos, assinale a alternativa correta, considerando a especificidade deste profissional: 
I) É função deste profissional fazer o diagnóstico da deficiência do aluno, para indicar a modalidade esportiva mais adequada e segura para ele
- II) É importante que o profissional de educação física conheça as características da deficiência de seu aluno, para indicar uma atividade física segura e adequada a esse aluno
III) Caso o aluno não tenha uma cadeira de rodas esportiva, o professor não deve indicar atividade física para que não ocorra acidentes e o quadro se agrave ainda mais
- IV) A vivência em diversas atividades/modalidades esportivas é importante para o aluno, independente da deficiência ser física/motora, visual, auditiva ou mental
V) Casos o aluno apresente uma deficiência muito grave, o professor pode fazer com que ele sempre participe da aula, como o juiz da partida ou do jogo proposto
Para a participação nos Jogos Paralímpicos é necessário que o atleta passe por uma classificação para avaliar se ele é elegível para competir nos Jogos que são exclusivos para pessoas com deficiência. Existem diversas classificações utilizadas para avaliar pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, entretanto, a classificação específica para eleger o atleta em alguma modalidade Paralímpica é:
- Classificação Funcional da modalidade específica
O Esporte Adaptado é definido como “Esporte modificado ou criado para atender às possibilidades e necessidades de pessoas com deficiência”. Nos jogos Paralímpicos a maior parte das modalidades é apenas adaptada de modalidades olímpicas, existe apenas uma que foi especialmente criada para atender às pessoas com deficiência. Qual é essa modalidade e a qual tipo de deficiência ela atende?
- Goalball, para deficientes visuais
Os Jogos Paralímpicos (termo que substituiu “Paraolímpico” por uma solicitação da Comitê Paralímpico Internacional para que ocorresse adequação dos países de linua portuguesa) são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Participam dos Jogos atletas com diversos tipos de deficiência. A primeira edição dos Jogos aconteceu em Roma (1960) e o Brasil teve a sua 1ª participação em 1972. Atualmente, quais os tipo de deficiências podem participar dos Jogos Paralímpicos?
- Visual, intelectual e motora
Muitas vezes, os termos inclusão e integração são utilizados erroneamente como sinônimos. Entretanto, o processo de Inclusão e o de Integração apresentam características próprias e que podem fazer a diferença no real aproveitamento do aluno com deficiência e de todos os envolvidos no processo. A partir disso, responda qual a diferença entre os processos de Inclusão e Integração:
- No primeiro, a escola/academia se prepara para receber todos os alunos, já no segundo o aluno é que tem que se adequar à escola/academia
Amputação
Amputação é definida como a ausência congênita ou retirada, parcial ou total de um ou mais membros. Pode ter causa congênita (malformação no período gestacional) ou retirada por motivo de necrose tecidual, trauma, tumores ou infecções.
Independente da causa, o aluno amputado que procura um profissional de educação física para iniciar um programa de atividade física pode beneficiar-se muito com essa iniciativa.
Ao elaborar um programa de exercícios para esse aluno, o professor deve:
- Realizar através de exercícios de fortalecimento e alongamento, mesmo que a força gerada seja pequena, como nos casos dos cotos muito curtos Quando o coto não é estimulado, podem ocorrer atrofias da musculatura e alterações posturais.
Para a estimulação do coto podem ser prescritos exercícios de alongamento muscular e fortalecimento utilizando-se faixas, borracha, caneleiras e, quando possível, até mesmo os aparelhos de musculação. Além disso, exercícios para fortalecimento dos músculos posturais também são muito importantes.
 
A amputação parcial é aquela em que uma parte do membro fica remanescente. A essa parte dá-se o nome de coto. Essa coto tem um papel bastante importante para um melhor aproveitamento nos casos em que a prótese é indicada, especialmente no caso do uso da prótese para a prática esportiva. Destaque a afirmação verdadeira sobre o coto no caso de uma amputação: 
- O coto deve ser alongado e movimentado sempre que possível, a fim de se evitar atrofias. 
O nanismo acondroplásico é uma displasia esquelética de causa congênita que traz como principal sequela o crescimento deficitário longitudinal dos ossos. Analise as asserções abaixo:
Alunos com nanismo acondroplásico podem apresentar dificuldades de equilíbrio e alterações articulares nos membros inferiores
PORQUE	
Esses alunos apresentam um aumento exagerado do tamanho da cabeça, ocorrendo assim uma desproporção entre o tronco, membros e a cabeça, causando também uma sobrecarga nas articulações.
- As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As distrofias musculares tem um caráter degenerativo. Alguns tipos de distrofia apresentam-se de forma mais amena enquanto em outros tipos a severidade é notória. A atividade física oferece benefícios para pessoas com qualquer tipo de distrofia muscular. A distrofia muscular de Duchenne é um tipo de distrofia que atinge, quase sempre, indivíduos do sexo masculino e apresenta características importantes que o profissional de educação física deve estar atendo ao elaborar uma aula de educação física. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Distrofia Muscular de Duchenne:
- A distrofia atinge apenas os membros superiores, por isso, é importante exercitar os membros inferiores para que ocorra uma compensação de funcionalidade e uma melhora no retorno venoso deste aluno.
A lesão medular também pode ter causa congênita. Nessa condição é denominada espinha bífida e pode apresentar-se de três formas: oculta, meningocele e mielomeningocele. Ainda não se sabe com certeza como evitar essa mal formação que acarreta numa lesão medular, entretanto sabe-se que a ingestão de ácido fólico, alguns meses antes do início da gestação pode minimizar as chances de ocorrência. Assinale a alternativa que NÃO condiz com uma característica da mielomeningocele:
- É causada por uma diminuição da oxigenação cerebral durante o parto.
Apesar da poliomielite já estar erradicada no nosso país desde 1988, ainda nos deparamos com alguns alunos já adultos nos procurando para realizar algum tipo de atividade física. As sequelas de poliomielite apresentam características bastante peculiares a essa população. A partir da análise das afirmativas abaixo, assinale apenas a alternativa que contém as afirmativas corretas
I)    A poliomielite causa redução na força muscular e na capacidade cognitiva
- II)    Indivíduos com poliomielite raramente dependem de uma cadeira de rodas para a prática de atividade física
III)    O exercício não melhora o condicionamento físico de indivíduos com poliomielite, mas acarreta em grandes benefícios sócio-afetivos
- IV) Em indivíduos com a Síndrome Pós-pólio, as dores podem dificultar a realização de atividade física
V)    Exercícios nos membros afetados não são indicados, pois podem agravar a deficiência do aluno 
As lesões ocorridas na medula espinhal geralmente estão associada com algum grau de paralisia por causa dos danos à medula, afetando as funções dos sistemas motor, sensorial e autônomo. A partir dessa informação, analise as asserções abaixo:
Alunos com lesão medular devem hidratar-se constantemente durante as aulas de educação física, especialmente nos dias mais quentes e secos
PORQUE
Em função da dificuldade de termorregulaçãoé comum o aluno não transpirar abaixo do nível da lesão, ocorrendo assim um aumento na temperatura corporal, podendo ocasionar quadros de hipertermia.
- As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
John Smith é jogador de Rugby em cadeira de rodas da seleção Canadense, ele adquiriu a lesão após um acidente automobilístico lesionando sua medula (C7 incompleta). O Rugby é uma modalidade específica para pessoas que possuem limitações nos quatro membros. Sendo assim, em qual classificação de lesão medular esse indivíduo se enquadra?
- Ele é classificado como tetraparésico

Continue navegando