Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

M.A.P.A.
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
	
	
	
	Acadêmico : 
	ADRIANE APARECIDA RODRIGUES GUEDES
	R.A.:
	 1968045-5
	Curso:
	GESTÃO PÚBLICA
	Disciplina:
	ADMINISTRAÇÃO VOLTADA À GESTÃO PÚBLICA
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE
ATENÇÃO: 
Colocar a referência ao final de seu trabalho (VIDE MANUAL DE NORMAS DA UNICESUMAR – Pasta: Material da Disciplina), caso seja encontrado cópia o mesmo será zerado!
Na hora de inserir o arquivo atentar-se, pois se este for enviado de forma errônea, não teremos autonomia para reparar tal erro, ficando assim sob responsabilidade do acadêmico. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu mediador.
VALOR DA ATIVIDADE: 1,5 PONTOS
PRAZO PARA POSTAGEM: 22/07 a 16/08 (23h59min – Horário de Brasília)
Bons estudos!!!
Atividade
Observação: para realizar a atividade leia com atenção a atividade MAPA em seu ambiente STUDEO.
Perguntas:
1- Argumente sobre como os conselhos podem ser utilizados por um gestor público em sua atividade profissional.
 Resposta:
Os Conselhos são uma forma de interação entre o gestor público e o cidadão, efetivando assim as ações propostas pelo governo. A atuação efetiva dos conselhos junto ao poder público, legitima o controle social, promovendo assim o fortalecimento do poder público, ajudando o gestor, na construção das políticas públicas em suas diferentes áreas. Além de fiscalizar a atuação do gestor.
2- Escolha um dos conselhos citados acima e discorra sobre ele, apresentando sua finalidade ou objetivo, aspectos de sua estrutura de funcionamento, legislação pertinente e relação com a(s) área(s) de políticas públicas.
Resposta: 
Em 1985, foi criado o Conselho Nacional de Direitos da Mulher, CNDM, através da Lei 7.353 de 29 de agosto 1985. 
O CNDM é um órgão colegiado e deliberativo, composto por 41 conselheiras, sendo 21 representantes da Sociedade Civil, 16 do governo Federal, 3 conselheiras com notório conhecimento nas questões de gênero, e 1 conselheira emérita, indicada e eleita pelas demais conselheiras, dentro desta estrutura estão as entidades governamentais, as entidades da sociedade civil, sendo elas de categoria “A “(Redes e Articulações Feministas e de Defesa dos Direitos das Mulheres), e as de categoria “B “ ( Organizações de caráter Sindical, Associativa, Profissional ou de Classe que atuam na promoção dos Direitos das Mulheres.
Desde sua fundação o principal objetivo é promover políticas públicas que visem eliminar a discriminação contra a mulher e garantir a sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do país. A participação da sociedade civil legitima o controle social. Através do CNDM, uma importante conquista foi a criação, em 2003, da secretaria de políticas para as mulheres, e ainda a instituição da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial, a Secretaria Nacional da Juventude e a reorganização da Secretaria de Direitos Humanos.
O CNDM é um espaço para a formulação de diretrizes e acompanhamento das políticas públicas, esta atuação tem sido possível através de um processo contínuo de cooperação transversal entre a Secretaria Nacional de políticas para mulheres, os demais ministérios e a sociedade civil. Ë uma história de luta das mulheres, defendendo os seus direitos, promovendo a qualificação para o trabalho e a inclusão social.
REFERÊNCIA 
http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2014/08/TdR_OBS_CNDM-final.pdf
www.mdh.gov.br/informacao-ao-cidadao/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-mulher-cndm
ite.cfp.org.br/cndm-trata-da-importancia-das-politicas-de-genero-para-o-avanco-da-democracia/
Av. Guedner, 1610 - Jardim Aclimação - CEP: 87050-390 - Maringá - PR 
www.ead.cesumar.br