Buscar

AVALIAÇÃO DE TEORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
 Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva é descrito como um padrão difuso de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle mental e interpessoal à custa de flexibilidade, abertura e eficiência (APA, 2014). Embora tenha início na vida adulta, as teorias da personalidade nos mostram que esses traços são construídos a partir da infância e se desenvolvem ao longo da vida dos indivíduos.
A partir das Teorias de base Psicodinâmicas responda:
 
1) A qual fase do desenvolvimento psicossexual de Freud podemos associar os atos compulsivos e controladores?
Resposta: 
Freud e suas teorias de desenvolvimento psicossexual, e suas 5 fases, são bem elaboradas na argumentação e bastante profunda nos estudos dela.
Na fase Anal, a criança dos seus 2 a 4 anos aprende a se tocar, e nesse estágio ela aprende a relação de segurar e liberar as fezes, juntamente com o controle do esfíncter, a necessidade do uso do banheiro, e a higiene pessoal na qual pode acontecer os conflitos mental que a criança sofre, pelas determinações da sociedade (os pais e responsáveis), e a criança já começa com o temperamento difícil e desiquilibrado, em não obedecer, não abrir mão das regras, opinadas pelos pais. Na fase adulta todo o processo que a criança teve, do estágio de não obedecer e não estabelecer uma regra para ir no banheiro, esse adulto que foi uma criança no amanhã se torna um estranho, cheio de paranoias, impulsos, comportamentos repetitivos, atos mentais destrutivos e confusos, e a impotência na vida adulta.
A construção da criança de hoje, é tornar um adulto capaz do amanhã!
2) Como podemos explicar esses traços de personalidade, a partir da teoria de Jung?
Resposta: 
Jung, denominava a personalidade, ou psique (alma, espirito, mente e na psicologia psiquismo) que é nada menos que psicologia analítica, que para ele era a mesma coisa de personalidade no ato de distinguir a pessoa. Assim era aquele que não trocava energia com outras pessoas, e atuava com a movimentação de uns sobre os outros. Jung era psiquiatra e psicoterapeuta era um estudioso disciplinar e procurou várias fontes e por muito tempo foi um dos discípulos (aprendiz) de Freud. E Jung não concordava com a visão de Freud sobre os fatores de motivação da personalidade, e ele preferia usar suas referências dos seus conhecimentos sobre consciente e subconsciente.
No olhar de Jung, existem quatros funções psicológicas básicas (sentir, pensar, perceber e intuir) e dois tipos de caráter (introvertido e extrovertido) que cada um tem um traço diferente um do outro mais que tem grande significado na vida. Sendo assim, cada indivíduo e sua personalidade, aplica uma função básica e despertando um tipo de caráter no seu eu.
Jung a partir das suas funções psicológicas básicas apresenta 8 tipos de personalidades fundamentais e diferentes, sendo que, cada indivíduo pertence algum desse tipo dessas personalidades. 
Reflexivo extrovertido, indivíduo de personalidade mais objetiva e racional, que tem a visão em chegar longe na vida (cargos importantes) e são bastante manipuladores.
Reflexivo introvertido, indivíduo com grande capacidade intelectual, com dificuldade em si relacionar com outros indivíduos, são muito teimosos, e sempre busca alcançar todos os seus objetivos.
Sentimental extrovertido, são indivíduos com grande facilidade de comunicação, sempre entende os outros, e sofre com desprezo por ser muito empáticos.
Sentimental introvertido, são indivíduos que buscam ajudar os outros, mesmo com sua dificuldade em se relacionar com indivíduos, são solidarias e prestativas, faz de tudo para não ser notado e gosta do silêncio.
Perceptivo extrovertido, são indivíduos tem um gosto especial por objetos, são detalhistas, e colocam prazer a cima de qualquer coisa.
Perceptivo introvertido, sua maior caraterística é a ênfase sensorial, valoriza cores, texturas e formas de manifestar suas emoções, esse indivíduo ver o mundo de formas, como seu interior.
Intuitivo extrovertida, são indivíduo ativos e agitados, procuram vários estímulos diferentes, determinados a alcançar seus objetivos e quando alcançam esquece o anterior e passam logo para outros objetivos, não se preocupam com outros indivíduos, seu bem-estar em primeiro lugar. 
Intuitivo introvertido, indivíduos sensíveis, com percepção aflorada, sempre pensar que os outros estão a pensar, e a sentir, são muito criativos, idealistas e sonhadores.

Outros materiais