Buscar

AOL 2 DIREITOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

7 - Educação em Direitos Humanos - 20201.B
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Lidia Lima do Prado dos Santos
1. Pergunta 1
No processo de consolidação dos direitos humanos em âmbito internacional, alguns movimentos históricos influenciaram a Declaração de Direitos Humanos das Nações Unidas em termos de inspiração política e ideológica. Na elaboração do documento pela Organização das Nações Unidas, em 1948, os seguintes movimentos históricos influenciaram a Declaração:
A Revolução Francesa (1789) e a Independência dos Estados Unidos (1776).
2. Pergunta 2
/1
A garantia dos direitos da 1ª geração foi fruto da luta por limitar os poderes do estado perante os cidadãos, garantindo direitos civis e políticos. Já os direitos de 2ª geração foi fruto das lutas de lutas sociais por maior liberdade coletiva e igualdade, além de dignidade humana. Surgem ainda, ao longo da história, direitos da 3ª geração relacionados à solidariedade. Alguns autores falam que mais gerações de direitos, alguns chegando à 8ª geração. Correlacione as colunas do quadro abaixo:
(C) I – C, II – A, III – B, V1 – E 5 - D
 Pergunta 3
/1
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos prevê ações para a educação dos profissionais dos sistemas de justiça e segurança, compreendendo os direitos humanos como indispensáveis para a implementação da justiça e da segurança pública em uma sociedade democrática. Para isso, a educação em direitos humanos constitui um instrumento estratégico no interior das políticas de segurança e justiça. Sobre os princípios previstos no PNEDH para esses profissionais, selecione a afirmativa falsa: 
(A) apaziguamento das ...
3. Pergunta 4
/1
A educação em direitos humanos, conforme prevista no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, é compreendida, no âmbito da educação básica, como instrumento para o desenvolvimento social e emocional dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Sobre os princípios que norteiam a educação em direitos humanos na educação básica, selecione a afirmativa falsa: 
Correta
(C) a prática escolar deve ...
4. Pergunta 5
/1
Em dezembro de 2004, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o Programa Mundial para a educação em direitos humanos cujo objetivos decididos pelos países membros da instituição giraram em torno de promover a aplicação de programas de educação em direitos humanos em todos os setores, visando resultados de grande alcance. Dentro desse contexto, marque única alternativa que não tem relação com os objetivos do referido programa:
Correta
(C) Elaborar um novo marco ...
5. Pergunta 6
/1
A Constituição de 1988, elaborada e promulgada no período de redemocratização do Brasil, prevê em seu preâmbulo que “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.” O artigo 5º da Constituição versa sobre os “Direitos e Garantias Fundamentais”. Face ao exposto, assinale a alternativa que não apresenta direitos e darantias fundamentais previstos na constituição de 1988: 
Correta
(C) É livre a expressão da ...
6. Pergunta 7
/1
Sobre a participação da Sociedade Civil organizada na educação em direitos humanos, destaca-se a atuação de organizações não governamentais, fundações, empresas, dentre outros atores, diretamente nos processos de ensino-aprendizagem sobre o tema. Sobre os desafios da educação em direitos humanos em espaços da sociedade civil organizada, compreendendo como tal organizações para ação social, marque a afirmativas falsa:
Correta
(D) As organizações da ...
7. Pergunta 8
/1
Sobre a educação dos profissionais dos [EJ1] sistemas de justiça e segurança, a capacitação desses profissionais é encarada como estratégica para a consolidação da democracia pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. A respeito das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, marque as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas.
1. Fortalecer programas e projetos de cursos de especialização, atualização e aperfeiçoamento em direitos humanos, dirigidos aos(às) profissionais da área.
2. Propor e acompanhar a criação de comissões ou núcleos de direitos humanos nos sistemas de justiça e de segurança, que abarquem, entre outras tarefas, a educação em direitos humanos.
3. Incentivar o desenvolvimento de programas e projetos de educação em direitos humanos nas penitenciárias e demais órgãos do sistema prisional, inclusive nas delegacias e manicômios judiciários.
4. Propor às associações de classe e dirigentes de meios de comunicação a veiculação gratuita das peças de propaganda dessas campanhas.
5. Definir parcerias com entidades associativas de empresas da área de mídia, profissionais de comunicação, entidades sindicais e populares para a produção e divulgação de materiais relacionados aos direitos humanos.
Agora assinale a alternativa que contempla as afirmações verdadeiras:
Correta
(D) As alternativas I, II e 3
8. Pergunta 9
/1
Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, organizada em âmbito da Organização das Nações e aprovada pela Assembleia Geral da instituição, foi solicitado que todos os estados membros divulgassem, lessem, mostrassem e explicassem o documento em escolas e instituições de ensino a fim de promover os direitos humanos e, em especial a educação em direitos humanos. Sobre a Declaração, selecione a afirmação falsa:
Correta
(C) Os direitos econômicos, ...
 Pergunta 10
/1
A Carta das Nações Unidas, de 1945, prevê, em seu preâmbulo, que “Nós, os povos das nações unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla.” Diante desse preâmbulo e dos objetivos das Nações Unidas, julgue as seguintes afirmativas em verdadeiro e falso, indicando a alternativa que traz a sequência correta de afirmativas verdadeiras e falsas:
1. ( ) As negociações que culminaram na criação da Organização das Nações Unidas em 1945 tiveram início antes mesmo do final da 2ª Guerra Mundial, em 1941, por meio do documento conhecido como “Carta do Atlântico”.
2. ( ) A Carta das Nações Unidas de 1945 foi elaborada pela mesma quantidade de países que hoje fazem parte da organização.
3. ( ) China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a Rússia (ex-URSS) possuem poder de “veto” no Conselho de Segurança da ONU.
4. (  ) Os propósitos das Nações Unidas são: Manter a paz e a segurança internacionais; desenvolver relações amistosas entre as nações; Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais; Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.
5. (  ) A ONU possui apenas uma sede, em Nova York, nos EUA.
Correta
(B) V – F – V – V – F

Outros materiais