Buscar

AP1 Ciências na Educação 2 2020-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 1 (AP1) – 2020.1
Data: 20/04/2020 até 26/04/2020 (prazo final de postagem)
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Fatima Branquinho Mediadora a Distância: Adriana Matias
Aluno(a):________________________________________________________________ 
Matr.:____________________________Polo: ______________________ 
QUESTÕES
1) O pedido de patente pode ser feito posteriormente à publicação dos resultados de seu estudo? Por quê? (1,0)
2) O método científico compreende certo número de procedimentos ou operações levados a efeito em qualquer pesquisa. Qual é a primeira fase destes procedimentos? (1,0)
3)Do mesmo modo como classificamos a organização da vida em níveis decrescentes, a partir do organismo até as células, temos os níveis situados acima de “organismo”. Como definimos o que é ecossistema? Como denominamos a reunião de todos os ecossistemas da Terra? (1,0)
4)As vitaminas foram descobertas há cerca de 100 anos e, a partir dos anos 80, invadiram as prateleiras das farmácias, na forma de suplementos vitamínicos, com dosagens acima das recomendadas pelas organizações de saúde, o que ainda hoje gera muita discussão sobre os benefícios ou malefícios que esse "banho" de vitaminas pode acarretar ao organismo. Contudo é relevante saber a importância das mesmas para a saúde e de quais fontes alimentícias podemos obtê-las. Indique, respectivamente, o sintoma no organismo quando há carência das vitaminas A, B1, C, D e K (1,0)
5) O gás carbônico (CO2) vem sendo apontado como principal “vilão” quando o assunto é efeito estufa e aquecimento global. Considerando o fato de que todos os seres de um ecossistema são interdependentes, aponte possíveis caminhos para a redução das taxas de CO2 na atmosfera. (2,0)
6) Defina objetivos para uma mudança para a seguinte situação: “ Em uma determinada escola, observou-se que um grande número de alunos apresentava diarreia e cólicas intestinais. Esses alunos residem em uma comunidade sem saneamento básico.” (2,0)
7)Sabemos que além de proteger a vida e a saúde da pessoa imunizada, a vacinação protege também toda a sociedade, pois impede a propagação de epidemias, erradicando graves doenças. Apesar dos esforços de cientistas em vários laboratórios no mundo, ainda não temos a vacina para a COVID-19. Por isso, cuide-se bem com atenção aos hábitos de higiene e isolamento social, amplamente divulgados.
Qual é a ação das vacinas no organismo, do que ela é feita e como agem?(2,0)

Outros materiais