A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
natação

Pré-visualização | Página 1 de 8

Um professor de natação seleciona a seguinte atividade para sua aula: caça ao tesouro. Ele espalha objetos que afundam em um determinado espaço da piscina e pede aos alunos que procurem, por exemplo, os objetos ¿verdes¿, depois os ¿azuis¿ e por último, as ¿formas geométricas¿. Analisando essa atividade, indique qual é o seu objetivo específico e a qual (is) etapa (s) do ensino-aprendizagem ela está relacionada:
	
	
	
	Objetivo específico: bloqueio respiratório; etapas: ambientação e flutuação.
	
	
	Objetivo específico: imersão rápida da cabeça; etapas: flutuação e respiração.
	
	
	Objetivo específico: respiração aquática; etapa: respiração.
	
	
	Objetivo específico: imersão rápida da cabeça; etapas: ambientação e flutuação.
	
	
	Objetivo específico: imersão prolongada da cabeça; etapas: flutuação e respiração.
	
Explicação:
A caça ao tesouro requer maior tempo de permanência embaixo da água e pode ser utilizada para ajudar no bloqueio respiratório, importante e associado tanto à flutuação como à iniciação à respiração aquática.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		David Camargo Machado foi um dos grandes pensadores, estudiosos e autores da natação brasileira. Com passagens por diversos clubes pelo Brasil, seleção brasileira, Jogos Olímpicos e estudou no Estados Unidos com uma grande referência da natação moderna, o biomecânico James Counsilman. David Machado, foi o primeiro autor brasileiro a se preocupar de fato com a pedagogia da natação criando uma sequência pedagógica muito eficiente para o ensino da natação. Maque apenas a opção que mostra essa sequência na ordem correta no seu livro "Metodologia da Natação (2004)".
	
	
	
	1. Adaptação ao Meio líquido; 2. Respiração e Flutuação; 3. Noções de Deslize; 4. Propulsão de Pernas; 5.Propulsão de Braços; 6. Coordenação; 7.Mergulho Elementar;e 8. Avaliação das habilidades.
	
	
	1. Adaptação ao Meio líquido; 2. Noções de Deslize; 3. Respiração e Flutuação; 4. Propulsão de Pernas; 5.Propulsão de Braços; 6. Coordenação; 7.Mergulho Elementar;e 8. Avaliação das habilidades.
	
	
	1. Respiração e Flutuação; 2. Adaptação ao Meio líquido; 3. Noções de Deslize; 4. Propulsão de Pernas; 5.Propulsão de Braços; 6. Coordenação; 7.Mergulho Elementar;e 8. Avaliação das habilidades.
	
	
	1. Adaptação ao Meio líquido; 2. Respiração e Flutuação; 3. Noções de Deslize; 4. Mergulho Elementar; 5. Propulsão de Pernas; 6. Propulsão de Braços; 7.Avaliação das habilidades; e 8. Coordenação
	
	
	1. Adaptação ao Meio líquido; 2. Respiração e Flutuação; 3. Noções de Deslize; 4. Propulsão de Braços; 5.Propulsão de Pernas; 6. Coordenação; 7.Mergulho Elementar;e 8. Avaliação das habilidades.
	
Explicação:
David Machado propôs uma sequência muito adequada ao ensino da natação, subdividindo inclusive as etapas, como por exemplo para a propulsão, na qual indica os deslizes primeiramente, e depois a propulsão de pernas, de braços e finalmente, a coordenação desses movimentos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Um professor de natação antes de realizar trabalhos de flutuação deve certificar-se que seu aluno:
	
	
	
	Realiza batimentos de pernas com auxílio.
	
	
	Realiza batimentos de braços sem auxílio.
	
	
	Está familiarizado com o meio líquido.
	
	
	Coordena movimentos de braçada com respiração frontal.
	
	
	Consegue entrar na piscina a partir do bloco de saída.
	
Explicação:
Enquanto o aluno não se sentir completamente à vontade na água não conseguirá flutuar, pois haverá tensão e rigidez atrapalhando a aquisição dessa habilidade aquática básica.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Existem muitas técnicas na Internet que ajudam a aperfeiçoar a tua natação, mas são poucas as que tocam na verdadeira ferida: não bastam apenas as técnicas. Antes disso é preciso perder o medo. Nesse sentido, alguns mitos necessitam ser desmistificados. Um deles é que gordos não conseguem flutuar na água. Esta é uma falsa afirmação, não importando o peso, tampouco a altura, qualquer um consegue nadar. Basta pensar nos tubarões e nas baleias, eles são animais de grande peso e, no entanto são fantásticos nadadores.
Considerando o texto acima e as etapas do ensino-aprendizagem na natação, avalie as afirmações a seguir.
I. Na etapa de adaptação ao meio líquido, o professor deve se certificar de que o indivíduo se sinta seguro e confortável na água.
II. Só podemos considerar que uma pessoa sabe nadar quando já estiver equacionado o duplo problema: equilíbrio e respiração.
III. Flutuar visa levar o aluno de forma natural à posição horizontal para posteriormente aprender os nados.
IV. Respiração é uma etapa importante para natação. Portanto, a inspiração deve ser curta e nasal e a expiração deve ser feita lentamente, pela boca, pelo nariz ou por ambos.
V. A propulsão representa a capacidade de movimentação dentro da água com os recursos do próprio corpo.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	I, III, e V, apenas
	
	
	I e V apenas
	
	
	I, II e III, apenas
	
	
	I, III e IV, apenas
	
	
	III e IV, apenas
	
Explicação:
A inspiração é sempre bucal e além do equilíbrio e da respiração, o indivíduo deve conseguir se deslocar e flutuar sem auxílio para saber nadar.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Indique um objetivo específico da etapa de adaptação ao meio aquático proposta por David Machado (2004):
	
	
	
	Respiração
	
	
	Reconhecimento do ambiente
	
	
	Flutuação
	
	
	Braçadas e pernadas
	
	
	Bloqueio respiratório
	
Explicação:
São objetivos da adaptação ao meio aquático para o autor David Machado: reconhecimento do ambiente, eliminação da rigidez muscular, descontração facial.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Um professor de natação seleciona a seguinte atividade para sua aula: caça ao tesouro. Ele espalha objetos que afundam em um determinado espaço da piscina e pede aos alunos que procurem, por exemplo, os objetos verdes, depois os azuis e por último, as formas geométricas. Analisando essa atividade, indique qual é o seu objetivo específico e a qual (is) etapa (s) do ensino-aprendizagem ela está relacionada:
	
	
	
	Objetivo específico: imersão prolongada da cabeça; etapas: flutuação e respiração.
	
	
	Objetivo específico: imersão rápida da cabeça; etapas: flutuação e respiração.
	
	
	Objetivo específico: respiração aquática; etapa: respiração.
	
	
	Objetivo específico: bloqueio respiratório; etapas: ambientação e flutuação.
	
	
	Objetivo específico: imersão rápida da cabeça; etapas: ambientação e flutuação.
	
Explicação:
A imersão rápida e a prolongada da cabeça são objetivos específicos das etapas de flutuação e respiração, pois é importante dominar essa habilidade aquática básica para praticar atividades relacionadas à autossustentação e respiração aquática.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Com algumas variações, de maneira geral os objetivos da iniciação à natação são os mesmos para muitos autores. Indique a opção que apresenta corretamente objetivos para iniciantes:
	
	
	
	Coordenação de braços e pernas dos nados e respiração aquática específica.
	
	
	Saltos do bloco e respiração aquática.
	
	
	Saltos diversos em pé e imersões da face.
	
	
	Respiração aquática geral e específica do nado peito.
	
	
	Atividades de equilíbrio e coordenação de braços e pernas dos nados.
	
Explicação:
A única opção que apresenta objetivos da iniciação somente é a que deve ser assinalada. 
Coordenar movimentos dos nados, saltar do bloco e dominar técnicas não faz parte da iniciação.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Ao observar o nível de habilidades aquáticas dos seus alunos para selecionar atividades, o professor está atento a qual recomendação didática?
	
	
	
	Uso de conteúdos lúdicos
	
	
	Comando verbal
	
	
	Planejamento de aulas
	
	
	Cuidados com a linguagem
	
	
	Comando não verbal
	
Explicação:
Para planejar adequadamente as aulas, o professor deve observar o nível de habilidades aquáticos dos alunos. Dessa maneira, conseguirá estabelecer objetivos e atividades que respeitem a individualidade