Logo Passei Direto
Buscar

Ética_Profissional_em_Serviço_Social.docx(3)

User badge image
Toko Castro

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O tema liberdade traz muitas interpretações, principalmente levando em conta as diferentes culturas. Sobre o conceito de liberdade, uma vez que ele está vinculado às escolhas e à responsabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) Liberdade prediz que todo homem pode fazer suas escolhas de forma livre e consciente, e estas escolhas podem ser consideradas a constituição da liberdade humana.
c) A liberdade é constituída e formada diretamente na subjetividade humana, independentemente de suas relações entre os homens e a própria sociedade.
b) O conceito de liberdade denota que o ser humano só pode ser considerado um ser livre quando ele aceita as determinações postas e impostas pela sociedade em que vive, ou seja, ele não pode escolher o que é certo ou errado, bom ou mau para ele, pois quem toma estas decisões sobre nossas vidas são os demais integrantes da sociedade em que vivemos.
a) O conceito de liberdade denota que as diversas escolhas que realizamos ao longo de nossas vidas devem ser sempre inconscientes e conectadas ao pensamento da sociedade e dos outros, ou seja, sempre estamos alienados ao sistema em que vivemos.

A prática profissional do assistente social se orienta pelos princípios fundamentais, contemplados no código de ética da profissão, firmado pela Constituição 1988, também pelas legislações referentes às políticas sociais e os direitos da população. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I­ Reconhecimento da liberdade como valor ético central.
II­ Garantia do pluralismo, pelo respeito às correntes profissionais.
III­ Empenho na eliminação de todas as formas de preconceitos.
IV­ Compromisso com a falta de qualidade dos serviços prestados à população.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.

De acordo com a Política Nacional de Fiscalização (PNF), a atuação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) está estruturada em dois grandes eixos, atuando através de comissões de trabalho compostas por conselheiros, os quais desenvolvem atividades relacionadas nos princípios e valores éticos da profissão. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I­ Busca proteger e valorizar a profissão, com visibilidade e qualificando a intervenção profissional.
II­ Vincula com as lutas da classe trabalhadora em defesa do aumento e da universalização dos direitos e das políticas públicas.
III­ Busca a socialização da política e a participação ativa dos movimentos sociais.
IV­ Busca a emancipação e o respeito às diversidades dos problemas sociais.
d) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
a) As sentenças III e IV estão corretas.

A sociedade também pode ser definida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas, com um sistema de símbolos, valores e normas. Com relação à diferença entre cultura e valores, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) A cultura demonstra a amplitude nacional dos costumes, enquanto os valores referem­se ao poder aquisitivo da família.
c) A cultura é o meio através do qual os comportamentos são padronizados, enquanto os valores referem­se aos sentimentos de posse que a pessoa tem com a aquisição material.
b) A cultura se refere aos padrões de comportamento, como os hábitos, os costumes e a crença. Já os valores podem ser compreendidos como o juízo de importância existente no meio em que estamos inseridos.
a) A cultura refere­se apenas aos hábitos familiares que findam com as novas gerações, enquanto que os valores se transformam à medida que a sociedade evolui.

O assistente social, tendo como objeto as expressões das questões sociais, busca na sua prática interventiva ir além dos instrumentos práticos utilizados no seu cotidiano profissional. Referente à ação profissional, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I­ Utilizar dos instrumentos tais como: reuniões, entrevistas, visitas domiciliares, entre outros.
II­ Pautar somente nas questões sociais apresentadas pelo usuário, não utilizar instrumento de visita domiciliar.
III­ Capacitação permanente, buscar novas habilidades, novas propostas de superação e enfrentamentos das desigualdades sociais.
IV­ O instrumento de trabalho como a entrevista não será necessariamente utilizada na intervenção.
d) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
a) As sentenças III e IV estão corretas.

Há diversos significados atribuídos à palavra ética e à palavra liberdade, logicamente distintos uns dos outros, o que abre várias possibilidades de reflexão. Assim, percebemos que a ética e a liberdade são diferentes, no entanto, se complementam e são interdependentes. Nessa perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A liberdade pode ser compreendida como algo bom, desejável, uma conquista de independência de todo ser humano, como ausência de submissão, de amarras, de leis.
( ) O conceito de ética nos remete aos princípios que regem a conduta humana do ponto de vista do bem e do mal e, portanto, é um produto construído histórica e culturalmente.
( ) Todas as pessoas têm o direito e o dever de serem livres, agindo de forma responsável nas diferentes situações sociais, porém não necessariamente precisam ser éticas, pois o que deve prevalecer são os resultados benéficos individuais, pois os fins justificam os meios.
( ) A questão central da ética é buscar e vivenciar a liberdade, respeitando a si mesmo, ao outro e aos valores sociais presentes em uma determinada cultura.
d) V ­ V ­ F ­ V.
c) V ­ V ­ F ­ F.
b) F ­ F ­ V ­ F.
a) F ­ V ­ F ­ V.

A consciência moral pode ser considerada um ato concreto, reconhecido e identificado pela pessoa humana. Neste sentido, a consciência moral é entendida como costumes e hábitos que se referem à morada de um povo ou sociedade, resultando na ética. Diante deste pressuposto, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma das funções da ética é indicar o melhor comportamento individual ou grupal.
II- O comportamento se pauta nos princípios morais, culturais, financeiros de cada sociedade para, se possível, desenvolver a ética.
III- A ética ampara a orientação sobre a realidade cotidiana de cada povo, buscando valorizar seus preceitos conforme o comportamento correspondente de cada grupo social.
IV- A ética é um princípio interligado à moral, porém com ideias diferentes, um direciona à conduta, enquanto o outro torna as ações materiais.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A Resolução nº 273 do CFESS, de 13 de março de 1993, define os princípios e os valores determinantes para a prática profissional do assistente social, inseridos diretamente em seu projeto ético­político profissional. Diante desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O projeto ético­político profissional do assistente social tem o código de ética que o orienta, porém este torna­se desnecessário à medida que o profissional atua, pois, além de ser um profissional interventivo, ele também tem a capacidade de ser um legislador de sua atuação.
( ) O projeto ético­político profissional do assistente social não pode ser separado dos direitos sociais e humanos, deve favorecer a igualdade de oportunidades, bem como o respeito à liberdade. Tem entre seus deveres contrapor toda forma de discriminação.
( ) O projeto ético­político profissional do assistente social tem o código de ética que fiscaliza as ações dos profissionais. Este é imprescindível durante a atuação, já que o assistente social é um legislador, executor e jurista de sua atuação.
( ) O projeto ético­político profissional do assistente social não pode separar os valores morais de sua intervenção, já que este torna­se intrínseco ao sujeito, o que é possível identificar através de ações caritativas.
d) F ­ V ­ F ­ F.
c) F ­ F ­ V ­ V.
b) V ­ F ­ F ­ V.
a) V ­ V ­ V ­ F.

Atualmente, temos alguns países que vivem em democracia e muito tem se discutido sobre esta temática. Sabemos que, quando falamos em democracia, ela é separada em duas formas distintas: direta ou indireta. Sobre o termo democracia, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) Um sistema de governo que prega o machismo.
c) É um sistema de governo ditatorial.
b) É um sistema de governo no qual o governo decide e o povo não opina.
a) É mais que um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade.

Através da ética o sujeito se torna um ser consciente, pois é por meio dela que ele reflete sobre suas atitudes. Desta forma, a ética contribui também para qualificar uma profissão, pois, através da reflexão de seus atos, o sujeito classifica e profissionaliza eticamente os mesmos. Sobre a ética, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) A ética influencia a vida profissional do sujeito, pois cada profissão se estabelece através de pressupostos éticos, que devem ser seguidos.
c) A ética não influencia na vida profissional do sujeito, pois ele pode desenvolver adequadamente uma profissão, mesmo não sendo ético.
b) A ética não influencia a vida profissional, pois no sistema capitalista ela está totalmente fora de contexto.
a) A ética influencia não só a vida profissional do sujeito, mas como um todo, pois sofre forte influência religiosa.

(ENADE, 2004) No âmbito da reflexão teórico­filosófica e da normatização ética, as conquistas teóricas do Serviço Social realizadas no processo de renovação profissional dos últimos 30 anos tiveram sua expressão pioneira:
Assinale a alternativa CORRETA:
c) No Código de Ética de 1993.
b) Nas Diretrizes Curriculares de 1996.
a) Na Lei de Regulamentação da Profissão.
d) No Currículo Mínimo de 1982.

(ENADE, 2016) A questão inicial que se coloca é explicar como se constituem e se desenvolvem, no Serviço Social brasileiro, as tendências de análise e as interpretações sobre a sua intervenção e a realidade social na qual se move. É evidente que essas tendências, derivadas das transformações sociais que vêm particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade, não se configuram como homogêneas, mas permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos. Isso porque a compreensão teórico­metodológica da realidade, fundada no acervo intelectual que se constitui a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes campos do conhecimento humano é processo que se constrói na interlocução com o próprio movimento da sociedade. Com base nessas informações e no Projeto Ético­Político do Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) O processo de reprodução social incorpora uma necessária atuação do Estado na busca de um efetivo bem­estar social, devendo a/o profissional de Serviço Social manter­se neutra/o em relação às questões sociais.
c) O conceito de reprodução social coaduna­se à lógica da reprodução da vida e aos ideais liberais.
b) Além da distribuição da riqueza socialmente produzida, é necessário fornecer aos membros da sociedade os meios para o desenvolvimento da consciência, da cultura, do intelecto, com o horizonte na emancipação humana.
a) O Serviço Social defende os direitos humanos de maneira intransigente e considera a propriedade direito fundamental da pessoa humana.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O tema liberdade traz muitas interpretações, principalmente levando em conta as diferentes culturas. Sobre o conceito de liberdade, uma vez que ele está vinculado às escolhas e à responsabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) Liberdade prediz que todo homem pode fazer suas escolhas de forma livre e consciente, e estas escolhas podem ser consideradas a constituição da liberdade humana.
c) A liberdade é constituída e formada diretamente na subjetividade humana, independentemente de suas relações entre os homens e a própria sociedade.
b) O conceito de liberdade denota que o ser humano só pode ser considerado um ser livre quando ele aceita as determinações postas e impostas pela sociedade em que vive, ou seja, ele não pode escolher o que é certo ou errado, bom ou mau para ele, pois quem toma estas decisões sobre nossas vidas são os demais integrantes da sociedade em que vivemos.
a) O conceito de liberdade denota que as diversas escolhas que realizamos ao longo de nossas vidas devem ser sempre inconscientes e conectadas ao pensamento da sociedade e dos outros, ou seja, sempre estamos alienados ao sistema em que vivemos.

A prática profissional do assistente social se orienta pelos princípios fundamentais, contemplados no código de ética da profissão, firmado pela Constituição 1988, também pelas legislações referentes às políticas sociais e os direitos da população. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I­ Reconhecimento da liberdade como valor ético central.
II­ Garantia do pluralismo, pelo respeito às correntes profissionais.
III­ Empenho na eliminação de todas as formas de preconceitos.
IV­ Compromisso com a falta de qualidade dos serviços prestados à população.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.

De acordo com a Política Nacional de Fiscalização (PNF), a atuação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) está estruturada em dois grandes eixos, atuando através de comissões de trabalho compostas por conselheiros, os quais desenvolvem atividades relacionadas nos princípios e valores éticos da profissão. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I­ Busca proteger e valorizar a profissão, com visibilidade e qualificando a intervenção profissional.
II­ Vincula com as lutas da classe trabalhadora em defesa do aumento e da universalização dos direitos e das políticas públicas.
III­ Busca a socialização da política e a participação ativa dos movimentos sociais.
IV­ Busca a emancipação e o respeito às diversidades dos problemas sociais.
d) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
a) As sentenças III e IV estão corretas.

A sociedade também pode ser definida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas, com um sistema de símbolos, valores e normas. Com relação à diferença entre cultura e valores, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) A cultura demonstra a amplitude nacional dos costumes, enquanto os valores referem­se ao poder aquisitivo da família.
c) A cultura é o meio através do qual os comportamentos são padronizados, enquanto os valores referem­se aos sentimentos de posse que a pessoa tem com a aquisição material.
b) A cultura se refere aos padrões de comportamento, como os hábitos, os costumes e a crença. Já os valores podem ser compreendidos como o juízo de importância existente no meio em que estamos inseridos.
a) A cultura refere­se apenas aos hábitos familiares que findam com as novas gerações, enquanto que os valores se transformam à medida que a sociedade evolui.

O assistente social, tendo como objeto as expressões das questões sociais, busca na sua prática interventiva ir além dos instrumentos práticos utilizados no seu cotidiano profissional. Referente à ação profissional, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I­ Utilizar dos instrumentos tais como: reuniões, entrevistas, visitas domiciliares, entre outros.
II­ Pautar somente nas questões sociais apresentadas pelo usuário, não utilizar instrumento de visita domiciliar.
III­ Capacitação permanente, buscar novas habilidades, novas propostas de superação e enfrentamentos das desigualdades sociais.
IV­ O instrumento de trabalho como a entrevista não será necessariamente utilizada na intervenção.
d) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
a) As sentenças III e IV estão corretas.

Há diversos significados atribuídos à palavra ética e à palavra liberdade, logicamente distintos uns dos outros, o que abre várias possibilidades de reflexão. Assim, percebemos que a ética e a liberdade são diferentes, no entanto, se complementam e são interdependentes. Nessa perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A liberdade pode ser compreendida como algo bom, desejável, uma conquista de independência de todo ser humano, como ausência de submissão, de amarras, de leis.
( ) O conceito de ética nos remete aos princípios que regem a conduta humana do ponto de vista do bem e do mal e, portanto, é um produto construído histórica e culturalmente.
( ) Todas as pessoas têm o direito e o dever de serem livres, agindo de forma responsável nas diferentes situações sociais, porém não necessariamente precisam ser éticas, pois o que deve prevalecer são os resultados benéficos individuais, pois os fins justificam os meios.
( ) A questão central da ética é buscar e vivenciar a liberdade, respeitando a si mesmo, ao outro e aos valores sociais presentes em uma determinada cultura.
d) V ­ V ­ F ­ V.
c) V ­ V ­ F ­ F.
b) F ­ F ­ V ­ F.
a) F ­ V ­ F ­ V.

A consciência moral pode ser considerada um ato concreto, reconhecido e identificado pela pessoa humana. Neste sentido, a consciência moral é entendida como costumes e hábitos que se referem à morada de um povo ou sociedade, resultando na ética. Diante deste pressuposto, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma das funções da ética é indicar o melhor comportamento individual ou grupal.
II- O comportamento se pauta nos princípios morais, culturais, financeiros de cada sociedade para, se possível, desenvolver a ética.
III- A ética ampara a orientação sobre a realidade cotidiana de cada povo, buscando valorizar seus preceitos conforme o comportamento correspondente de cada grupo social.
IV- A ética é um princípio interligado à moral, porém com ideias diferentes, um direciona à conduta, enquanto o outro torna as ações materiais.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A Resolução nº 273 do CFESS, de 13 de março de 1993, define os princípios e os valores determinantes para a prática profissional do assistente social, inseridos diretamente em seu projeto ético­político profissional. Diante desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O projeto ético­político profissional do assistente social tem o código de ética que o orienta, porém este torna­se desnecessário à medida que o profissional atua, pois, além de ser um profissional interventivo, ele também tem a capacidade de ser um legislador de sua atuação.
( ) O projeto ético­político profissional do assistente social não pode ser separado dos direitos sociais e humanos, deve favorecer a igualdade de oportunidades, bem como o respeito à liberdade. Tem entre seus deveres contrapor toda forma de discriminação.
( ) O projeto ético­político profissional do assistente social tem o código de ética que fiscaliza as ações dos profissionais. Este é imprescindível durante a atuação, já que o assistente social é um legislador, executor e jurista de sua atuação.
( ) O projeto ético­político profissional do assistente social não pode separar os valores morais de sua intervenção, já que este torna­se intrínseco ao sujeito, o que é possível identificar através de ações caritativas.
d) F ­ V ­ F ­ F.
c) F ­ F ­ V ­ V.
b) V ­ F ­ F ­ V.
a) V ­ V ­ V ­ F.

Atualmente, temos alguns países que vivem em democracia e muito tem se discutido sobre esta temática. Sabemos que, quando falamos em democracia, ela é separada em duas formas distintas: direta ou indireta. Sobre o termo democracia, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) Um sistema de governo que prega o machismo.
c) É um sistema de governo ditatorial.
b) É um sistema de governo no qual o governo decide e o povo não opina.
a) É mais que um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade.

Através da ética o sujeito se torna um ser consciente, pois é por meio dela que ele reflete sobre suas atitudes. Desta forma, a ética contribui também para qualificar uma profissão, pois, através da reflexão de seus atos, o sujeito classifica e profissionaliza eticamente os mesmos. Sobre a ética, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) A ética influencia a vida profissional do sujeito, pois cada profissão se estabelece através de pressupostos éticos, que devem ser seguidos.
c) A ética não influencia na vida profissional do sujeito, pois ele pode desenvolver adequadamente uma profissão, mesmo não sendo ético.
b) A ética não influencia a vida profissional, pois no sistema capitalista ela está totalmente fora de contexto.
a) A ética influencia não só a vida profissional do sujeito, mas como um todo, pois sofre forte influência religiosa.

(ENADE, 2004) No âmbito da reflexão teórico­filosófica e da normatização ética, as conquistas teóricas do Serviço Social realizadas no processo de renovação profissional dos últimos 30 anos tiveram sua expressão pioneira:
Assinale a alternativa CORRETA:
c) No Código de Ética de 1993.
b) Nas Diretrizes Curriculares de 1996.
a) Na Lei de Regulamentação da Profissão.
d) No Currículo Mínimo de 1982.

(ENADE, 2016) A questão inicial que se coloca é explicar como se constituem e se desenvolvem, no Serviço Social brasileiro, as tendências de análise e as interpretações sobre a sua intervenção e a realidade social na qual se move. É evidente que essas tendências, derivadas das transformações sociais que vêm particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade, não se configuram como homogêneas, mas permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos. Isso porque a compreensão teórico­metodológica da realidade, fundada no acervo intelectual que se constitui a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes campos do conhecimento humano é processo que se constrói na interlocução com o próprio movimento da sociedade. Com base nessas informações e no Projeto Ético­Político do Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
d) O processo de reprodução social incorpora uma necessária atuação do Estado na busca de um efetivo bem­estar social, devendo a/o profissional de Serviço Social manter­se neutra/o em relação às questões sociais.
c) O conceito de reprodução social coaduna­se à lógica da reprodução da vida e aos ideais liberais.
b) Além da distribuição da riqueza socialmente produzida, é necessário fornecer aos membros da sociedade os meios para o desenvolvimento da consciência, da cultura, do intelecto, com o horizonte na emancipação humana.
a) O Serviço Social defende os direitos humanos de maneira intransigente e considera a propriedade direito fundamental da pessoa humana.

Prévia do material em texto

Nota da
Prova: 10,00
Prova: 16450217
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) ­ Individual Semipresencial ( Cod.:639502)( peso.:3,00)
Disciplina: Ética Profissional em Serviço Social (SES47)
Legenda:   Resposta Certa    Sua Resposta Errada  
1. O tema liberdade traz muitas interpretações, principalmente levando em conta as
diferentes culturas. Sobre o conceito de liberdade, uma vez que ele está vinculado às
escolhas e à responsabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
 d) Liberdade prediz que todo homem pode fazer suas escolhas de forma livre e
consciente, e estas escolhas podem ser consideradas a constituição da liberdade
humana.
 c) A liberdade é constituída e formada diretamente na subjetividade humana,
independentemente de suas relações entre os homens e a própria sociedade.
 b) O conceito de liberdade denota que o ser humano só pode ser considerado um ser
livre quando ele aceita as determinações postas e impostas pela sociedade em que
vive, ou seja, ele não pode escolher o que é certo ou errado, bom ou mau para ele,
pois quem toma estas decisões sobre nossas vidas são os demais integrantes da
sociedade em que vivemos.
 a) O conceito de liberdade denota que as diversas escolhas que realizamos ao longo
de nossas vidas devem ser sempre inconscientes e conectadas ao pensamento da
sociedade e dos outros, ou seja, sempre estamos alienados ao sistema em que
vivemos.
2. A prática profissional do assistente social se orienta pelos princípios fundamentais,
contemplados no código de ética da profissão, firmado pela Constituição 1988,
também pelas legislações referentes às políticas sociais e os direitos da população.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I­ Reconhecimento da liberdade como valor ético central.
II­ Garantia do pluralismo, pelo respeito às correntes profissionais.
III­ Empenho na eliminação de todas as formas de preconceitos.
IV­ Compromisso com a falta de qualidade dos serviços prestados à população.
Assinale a alternativa CORRETA:
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
3. De acordo com a Política Nacional de Fiscalização (PNF), a atuação do Conselho
Federal de Serviço Social (CFESS) está estruturada em dois grandes eixos, atuando
através de comissões de trabalho compostas por conselheiros, os quais desenvolvem
atividades relacionadas nos princípios e valores éticos da profissão. Com base no
exposto, analise as sentenças a seguir:
I­ Busca proteger e valorizar a profissão, com visibilidade e qualificando a
intervenção profissional.
II­ Vincula com as lutas da classe trabalhadora em defesa do aumento e da
universalização dos direitos e das políticas públicas.
III­ Busca a socialização da política e a participação ativa dos movimentos sociais.
IV­ Busca a emancipação e o respeito às diversidades dos problemas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
 d) As sentenças I e III estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 a) As sentenças III e IV estão corretas.
4. A sociedade também pode ser definida como um sistema de interações humanas
culturalmente padronizadas, com um sistema de símbolos, valores e normas. Com
relação à diferença entre cultura e valores, assinale a alternativa CORRETA:
 d) A cultura demonstra a amplitude nacional dos costumes, enquanto os valores
referem­se ao poder aquisitivo da família.
 c) A cultura é o meio através do qual os comportamentos são padronizados,
enquanto os valores referem­se aos sentimentos de posse que a pessoa tem com a
aquisição material.
 b) A cultura se refere aos padrões de comportamento, como os hábitos, os costumes
e a crença. Já os valores podem ser compreendidos como o juízo de importância
existente no meio em que estamos inseridos.
 a) A cultura refere­se apenas aos hábitos familiares que findam com as novas
gerações, enquanto que os valores se transformam à medida que a sociedade
evolui.
5. O assistente social, tendo como objeto as expressões das questões sociais, busca na
sua prática interventiva ir além dos instrumentos práticos utilizados no seu cotidiano
profissional. Referente à ação profissional, analise as sentenças a seguir: 
I­ Utilizar dos instrumentos tais como: reuniões, entrevistas, visitas domiciliares,
entre outros. 
II­ Pautar somente nas questões sociais apresentadas pelo usuário, não utilizar
instrumento de visita domiciliar.
III­ Capacitação permanente, buscar novas habilidades, novas propostas de
superação e enfrentamentos das desigualdades sociais.
IV­ O instrumento de trabalho como a entrevista não será necessariamente utilizada
na intervenção. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 d) As sentenças I e III estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 a) As sentenças III e IV estão corretas.
6. Há diversos significados atribuídos à palavra ética e à palavra liberdade, logicamente
distintos uns dos outros, o que abre várias possibilidades de reflexão. Assim,
percebemos que a ética e a liberdade são diferentes, no entanto, se complementam e
são interdependentes. Nessa perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras
e F para as falsas: 
(    ) A liberdade pode ser compreendida como algo bom, desejável, uma conquista
de independência de todo ser humano, como ausência de submissão, de amarras, de
leis. 
(    ) O conceito de ética nos remete aos princípios que regem a conduta humana do
ponto de vista do bem e do mal e, portanto, é um produto construído histórica e
culturalmente. 
(    ) Todas as pessoas têm o direito e o dever de serem livres, agindo de forma
responsável nas diferentes situações sociais, porém não necessariamente precisam
ser éticas, pois o que deve prevalecer são os resultados benéficos individuais, pois os
fins justificam os meios.
(    ) A questão central da ética é buscar e vivenciar a liberdade, respeitando a si
mesmo, ao outro e aos valores sociais presentes em uma determinada cultura.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 d) V ­ V ­ F ­ V.
 c) V ­ V ­ F ­ F.
 b) F ­ F ­ V ­ F.
 a) F ­ V ­ F ­ V.
7. A consciência moral pode ser considerada um ato concreto, reconhecido e
identificado pela pessoa humana. Neste sentido, a consciência moral é entendida
como costumes e hábitos que se referem à morada de um povo ou sociedade,
resultando na ética. Diante deste pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I­ Uma das funções da ética é indicar o melhor comportamento individual ou grupal.
II­ O comportamento se pauta nos princípios morais, culturais, financeiros de cada
sociedade para, se possível, desenvolver a ética.
III­ A ética ampara a orientação sobre a realidade cotidiana de cada povo, buscando
valorizar seus preceitos conforme o comportamento correspondente de cada grupo
social.
IV­ A ética é um princípio interligado à moral, porém com ideias diferentes, um
direciona à conduta, enquanto o outro torna as ações materiais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 d) Somente a sentença IV está correta.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 a) As sentenças III e IV estão corretas.
8. A Resolução nº 273 do CFESS, de 13 de março de 1993, define os princípios e os
valores determinantes para a prática profissional do assistente social, inseridos
diretamente em seu projeto ético­político profissional. Diante desse pressuposto,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O projeto ético­político profissional do assistente social tem o código de ética
que o orienta, porém este torna­se desnecessário à medida que o profissional atua,
pois, além de ser um profissional interventivo, ele também tem a capacidade de ser
um legislador de sua atuação. 
(    ) O projeto ético­político profissional do assistente social não pode ser separado
dos direitos sociais e humanos, deve favorecer a igualdade de oportunidades, bem
como o respeitoà liberdade. Tem entre seus deveres contrapor toda forma de
discriminação. 
(    ) O projeto ético­político profissional do assistente social tem o código de ética
que fiscaliza as ações dos profissionais. Este é imprescindível durante a atuação, já
que o assistente social é um legislador, executor e jurista de sua atuação. 
(    ) O projeto ético­político profissional do assistente social não pode separar os
valores morais de sua intervenção, já que este torna­se intrínseco ao sujeito, o que é
possível identificar através de ações caritativas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 d) F ­ V ­ F ­ F.
 c) F ­ F ­ V ­ V.
 b) V ­ F ­ F ­ V.
 a) V ­ V ­ V ­ F.
9. Atualmente, temos alguns países que vivem em democracia e muito tem se discutido
sobre esta temática. Sabemos que, quando falamos em democracia, ela é separada em
duas formas distintas: direta ou indireta. Sobre o termo democracia, assinale a
alternativa CORRETA:
 d) Um sistema de governo que prega o machismo.
 c) É um sistema de governo ditatorial.
 b) É um sistema de governo no qual o governo decide e o povo não opina.
 a) É mais que um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria
sociedade.
10.Através da ética o sujeito se torna um ser consciente, pois é por meio dela que ele
reflete sobre suas atitudes. Desta forma, a ética contribui também para qualificar uma
profissão, pois, através da reflexão de seus atos, o sujeito classifica e profissionaliza
eticamente os mesmos. Sobre a ética, assinale a alternativa CORRETA:
 d) A ética influencia a vida profissional do sujeito, pois cada profissão se estabelece
através de pressupostos éticos, que devem ser seguidos.
 c) A ética não influencia na vida profissional do sujeito, pois ele pode desenvolver
adequadamente uma profissão, mesmo não sendo ético.
 b) A ética não influencia a vida profissional, pois no sistema capitalista ela está
totalmente fora de contexto.
 a) A ética influencia não só a vida profissional do sujeito, mas como um todo, pois
sofre forte influência religiosa.
11.(ENADE, 2004) No âmbito da reflexão teórico­filosófica e da normatização ética, as
conquistas teóricas do Serviço Social realizadas no processo de renovação
profissional dos últimos 30 anos tiveram sua expressão pioneira:
 c) No Código de Ética de 1993.
 b) Nas Diretrizes Curriculares de 1996.
 a) Na Lei de Regulamentação da Profissão.
 d) No Currículo Mínimo de 1982.
12.(ENADE, 2016) A questão inicial que se coloca é explicar como se constituem e se
desenvolvem, no Serviço Social brasileiro, as tendências de análise e as
interpretações sobre a sua intervenção e a realidade social na qual se move. É
evidente que essas tendências, derivadas das transformações sociais que vêm
particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade, não se
configuram como homogêneas, mas permeadas por diversas clivagens, tensões e
confrontos internos. Isso porque a compreensão teórico­metodológica da realidade,
fundada no acervo intelectual que se constitui a partir das principais matrizes do
pensamento social e de suas expressões nos diferentes campos do conhecimento
humano é processo que se constrói na interlocução com o próprio movimento da
sociedade. Com base nessas informações e no Projeto Ético­Político do Serviço
Social, assinale a alternativa CORRETA:
 d) O processo de reprodução social incorpora uma necessária atuação do Estado na
busca de um efetivo bem­estar social, devendo a/o profissional de Serviço Social
manter­se neutra/o em relação às questões sociais.
 c) O conceito de reprodução social coaduna­se à lógica da reprodução da vida e aos
ideais liberais.
 b) Além da distribuição da riqueza socialmente produzida, é necessário fornecer aos
membros da sociedade os meios para o desenvolvimento da consciência, da
cultura, do intelecto, com o horizonte na emancipação humana.
 a) O Serviço Social defende os direitos humanos de maneira intransigente e
considera a propriedade direito 
fundamental da pessoa humana.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina