Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
A2-Respostas -Estudo de caso2

Pré-visualização | Página 1 de 1

RESPOSTAS:
1. O que você entende por Gerenciamento de Redes? Quais os benefícios que uma gerencia de redes “bem-feita” pode trazer para uma empresa?
R: Entendo por gerenciamento de redes como uma aplicação onde processos de gerência (agente-gerente) trocam informações entre si com o objetivo de monitorar e controlar a rede para maximizar sua eficiência e produtividade.
Um bom gerenciamento de rede ajuda a solucionar problemas, antes mesmo que eles se manifestem e também como os seguintes benefícios, acessibilidade, redução de custos, compartilhamento de dados, segurança de rede, agilidade e rapidez nos processos.
2. Lendo os textos anteriores, descreva qual é a importância de uma rede de computadores para uma empresa. Falhas como esta ocorrida na rede da Telefônica em 2008 podem afetar o negócio de uma empresa até que ponto?
R: A importância de uma rede de computadores com um gerenciamento, ira problemas futuros, e ter um dimensionamento para empresa visando a segurança da informação, compartilhamentos de modo que não pode depender apenas de uma operadora. A falha ocorrida em 2008 na rede da Telefônica afetou muitas empresas que não tinham uma redundância, prejudicando vendas onlines e acesso sistemas 
3. O que pode ser feito para minimizar o impacto de falhas desse tipo em uma empresa?
R: Existe uma série de estratégias que podem ajudar as empresas a reduzir as chances de serem impactadas por um erro humano, são três formas:
Soluções automatizadas: O uso de soluções de criptografia, gestão de senhas e regras de autenticação e acesso reduzem a possibilidade de erro.
Programa de conscientização: Um programa de conscientização em segurança também é importante para reduzir o impacto dos erros humanos, mas não adianta apenas montar um cronograma de treinamentos.
Testes de segurança: Os testes de segurança também podem ajudar, revelando aos usuários suas próprias vulnerabilidades e permitindo que as empresas identifiquem alvos fáceis e contas privilegiadas que precisam ser monitoradas constantemente.
4. O que seria contingência de redes, citado no texto? Qual a importância dela na rede de uma empresa?
R: O plano de contingência em TI é um conjunto de diretrizes prévias e decisões que devem ser tomadas para reduzir o impacto negativo que pode ser causado por uma situação desastrosa. A importância das Redes de Computadores também proporcionam economia, podemos através dela compartilhar recursos (impressora) e serviços (Internet) com vários usuários na rede, permite também através do compartilhamento de informações o trabalho em equipe dos colaboradores
5. Você acredita que a falha da rede da Telefônica pode ter sido causada por falha no seu sistema de gerenciamento da rede?
R: Sim, pois o problema da rede da Telefônica, que deixou boa parte de São Paulo off-line, pode ter sido por falha em um único roteador, e não no sistema de gerenciamento de rede.
6. Se falhas podem ocorrer a qualquer momento e ocorrem até em uma empresa do porte da Telefônica, por que então investir em Gerenciamento de Redes?
7. Você acha que o presidente da Telefônica está correto ao afirmar que “Achar falha em rede é como procurar anel na praia”?
8. O gerenciamento de redes de computadores está diretamente associado à tarefa do administrador, sendo um processo de executar ações com base nos dados coletados. O conceito de gerência total engloba os gerenciamentos de falhas, de configuração, de desempenho, de segurança e de contabilização, onde a informação é a base. Um primeiro tipo está relacionado ao fornecimento de mensagens com a descrição das conexões e equipamentos ativos, enquanto que um segundo está associado à contagem de pacotes, além de solicitações de acesso a disco e acesso a programas específicos.