Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA DA AULA 06 ( O PODER DO ESTADO FINALIDADES E FUNÇÕES DO ESTADO )_a2870c71e3956424c4e88d508aa41832

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO
Você foi convidado por um programa de TV para ser entrevistado em um especial sobre os 30 anos da Constituição Federal de 1988, que, conhecida como Constituição Cidadã, estabelece inúmeros direitos sociais que são uma responsabilidade estatal, tais como saúde, educação, segurança, previdência e proteção ao desemprego.
Durante a entrevista, além de falar sobre isso, você menciona que o texto constitucional estabelece expressamente a existência de diversas formas de intervenção na economia, como a regulação de mercados e o monopólio de determinadas atividades em favor da União.
Durante a entrevista com você e demais convidados, a jornalista que apresenta o programa fala sobre como o Estado não consegue surprir todas as demandas da sociedade e, aproveitando o gancho, lhe pergunta como pode ser classificado o Estado brasileiro da atualidade. Responda 
.Para melhor identificar a posição brasileira,cumpre lembrar que são três as principais teorias sobre a função do Estado. A teoriaabstencionista defende que o Estado deve limitar a sua atuação à manutenção da ordem, sem qualquer interferência
na iniciativa individual. A teoria socialistabaseia-se na intervenção do Estado em todas as matérias. Assim, o Estado deve fornecer tudo o que o indivíduo necessita,por meio de uma socialização dos bensmateriais e morais da sociedade. A teoria eclética aponta que a função do Estado seria supletiva e complementar em relação à iniciativa privada, auxiliando ela narealização do progresso e da civilização.Este último é o caso brasileiro, já que,
embora haja intensa atuação estatal na promoção de direitos soclais, não há uma MUUUUUUUGILUS SUCIOS, Ndoa uma completa absorção das atividades privadas pela máquina estatal. Muito pelo contrário, a
livre-iniciativa é considerada um dos pilares da sociedade brasileira.
EXERCÍCIOS
	1) Sobre o advento do Estado Contemporâneo, assinale a alternativa correta. 
	
	d) A crise conceitual do Estado Moderno não impediu a manutenção dos elementos essenciais do Estado compreendidos no povo, no território e no poder político, mas renovou o debate sobre o conteúdo de cada um desses elementos. 
	
	2) Sobre os traços essenciais do poder político estatal, assinale a alternativa correta. 
	c) Em razão da legalidade, a atuação estatal pressupõe a conformidade com os preceitos jurídicos previamente estabelecidos, isto é, com respeito às leis e à Constituição. 
	3) No que diz respeito aos traços essenciais do Estado, assinale a alternativa correta. 
	b) No panorama interno, com consentimento da sociedade, o Estado poderá eleger a forma de governo que melhor atenda aos interesses daquela comunidade, inclusive a monarquia constitucional. 
	4) Sobre as finalidades do Estado, assinale a alternativa correta. 
	
	e) Os fins limitados implicam na reduzida atividade do Estado, que deve se restringir à proteção de direitos individuais e não interferir na liberdade econômica. 
	5) Acerca das funções do Estado, assinale a alternativa correta. 
	e) Para a teoria eclética, a função do Estado seria supletiva e complementar em relação à iniciativa privada, auxiliando ela na realização do progresso e da civilização, sendo típica do Estado Social.

Outros materiais