Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Tecnologia em Agronegócio
Semestre: 1º 
Disciplina: Administração e Economia Rural
Professor: Marcelo Ioris Koche 
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente às aulas 5 a 8
01. As mudanças trazidas pela Revolução Industrial provocaram novas reflexões sobre a sociedade e seu comportamento. Karl Marx, um dos pensadores marcantes do século XIX, nas suas reflexões: (1,5 ponto)
I. Defendia a necessidade de ampliar a busca pelo lucro dos capitalista, uma vez que reconhecia que a ação dos capitalistas acabaria levando a melhoria na distribuição da renda. II. Reconhecia a falta de justiça social, devido aos exageros do sistema capitalista que incentivava a exploração das classes desfavorecidas. III. Propunha a luta da sociedade para negar as mudanças sociais, admitindo a volta aos princípios do mercantilismo. IV. Restringia, às classes sociais urbanas, os planos de crescimento da sociedade europeia e de uma melhor qualidade de vida. 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente o item I é correto. b) Somente o item II é correto. c) Os itens I e II são corretos. d) Os itens II e III são corretos. e) Os itens II e IV são corretos.
02. ANALISE A AFIRMAÇÃO A SEGUIR: "Toda riqueza é criada pelo trabalho. O capital nada cria, mas ele próprio é criado pelo trabalho. O valor de todas as utilidades é determinado pela quantidade de trabalho necessária para produzi-las." (BURNS, Edward McNalls. História da Civilização Ocidental. Globo, 1964. V. II.) (1,5 ponto)
Conforme a ideologia marxista, a afirmação exprime uma das premissas fundamentais para a:
a) Divisão do trabalho. b) Interpretação econômica da história. c) Teoria da evolução socialista. d) Doutrina da mais-valia. e) Luta de classes.
03. Leia atentamente os itens abaixo. (1,5 ponto)
I. Mais valia relativa. II. Divisão do trabalho. III. Ideal metalista. IV. Exército industrial de reserva.
Assinale a alternativa que contém características do pensamento clássico. 
a) Somente o item I. b) Somente o item II. c) Somente o item III. d) Somente o item IV. e) Todos os itens.
04. Assinale a alternativa incorreta. (1,5 ponto)
a) Oligopólio é uma situação em que poucas dominam o mercado e estas firmas são tomadoras do preço definido pelo mercado. 
b) Uma das diferenças entre um mercado em concorrência monopolística e concorrência perfeita é que o primeiro se refere a produtos diferenciados, enquanto o segundo diz respeito a produtos homogêneos. 
c) As firmas, em qualquer estrutura de mercado, têm como objetivo principal a obtenção do máximo lucro possível. 
d) Para obter o lucro máximo, as firmas levam em conta seus custos de produção e também seu poder de mercado.
e) Em um mercado perfeitamente competitivo existem barreiras físicas e tecnológicas a entrada de concorrentes. 
05. Explique com suas palavras a teoria da renda da terra, defendida pelo pensador clássico David Ricardo. (mínimo 5 linhas e máximo 12 linhas) (2,0 pontos)
Renda é a diferença entre o total produzido em relação ao que é produzido na última terra cultivável. Havendo terras de diferentes qualidades a renda econômica diferencial cresceria e o fenômeno explicativo disso é a escassez.
A renda da terra está ligada ao aumento da população, visto que, quando a população aumenta, terras não tão férteis devem também ser cultivadas, para que não falte alimento.
Pelo fato dessas terras que precisam ser cultivadas serem menos férteis, se faz necessário o uso de fertilizantes e corretivos de solo. Com esse uso, o custo da produção aumenta significativamente. Com o aumento dos custos, evidentemente aumentam os preços dos produtos produzidos. Por culpa de todos esses aumentos de custo para tal produção, os arrendatários das terras mais férteis (que são também as primeiras a serem utilizadas) ganham uma renda maior.
Conforme a população continua crescendo, mais terras menos férteis devem ser cultivadas, gerando cada vez mais renda para os proprietários das terras mais férteis.
06. Existem quatro formas de o governo obter receita. Quais são elas? Explique cada uma delas. (mínimo 6 linhas e máximo 12 linhas) (2,0 pontos)
As quatro formas de o governo obter receita são: arrecadação de impostos diretos e impostos indiretos, contribuições à previdência social e cobrança de taxas pela prestação de serviços.
Os impostos diretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda das famílias e das empresas. 
Os impostos indiretos são aqueles que incidem sobre o preço dos bens e serviços finais.
As contribuições dos cidadãos (empregados e empregadores) à previdência social.
As taxas cobradas por prestação de serviços: iluminação pública e saneamento, multas de trânsito, pedágios, aluguéis de prédios públicos e também a participação acionária em empresas.

Continue navegando

Outros materiais