Buscar

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA APROPRIAÇÃO DE CULTURA POLÍTICA PELA HISTORIOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA APROPRIAÇÃO DE CULTURA POLÍTICA PELA HISTORIOGRAFIA
Marcelo de Azevedo Zanotti
Em seu texto, Rodrigo Motta escreve acerca da história do conceito de cultura política, desde sua introdução nos Estados Unidos, na década de 50 por meio dos estudos sociológicos, até sua chegada à historiografia brasileira e francesa. Também cita a contribuição de alguns precursores deste conceito, tais como Alexis de Tocqueville e a filosofia alemã do século XIX.
Motta alista possíveis maneiras do uso de cultura política, além de algumas especificidades teóricas. Aponta uma abordagem conservadora e etnocêntrica adotada pela sociologia americana, que sofreu influência da psicologia de Verba e Almond no estudo de fenômenos políticos. Esses autores desejavam discutir o papel da cultura política no movimento dos regimes democráticos. O autor assinala também uma abordagem pluralista assumida por historiadores franceses, como Rémond, Sirinelli e Berstein, movidos pelo conceito de cultura criado pela antropologia. 
De acordo com Rodrigo Motta, a elaboração e nascimento de cultura política no campo da história estão ligados ao recente êxito da história cultural e do paradigma culturalista. Pode-se dizer que a renovação dos estudos da nova história política também contribuiu para o surgimento de tal conceito. A cultura política aceita uma abordagem culturalista dos fenômenos ligados à disputa de poder. Os historiadores perceberam que os elementos culturais podem ser essenciais na compreensão dos processos históricos e sociais. A política e até mesmo o imaginário de um grupo podem ser explicados pela influência de fatores culturais. 
Motta afirma ainda que o tempo histórico em que as culturas políticas devem ser observadas é o de longa duração ou no mínimo, média duração, em que as ações políticas de grupos sociais poderiam ser explicadas por meio de tradições, crenças, mitos.
O autor também lembra a possibilidade do estudo centrado em atores individuais como inspiradores de culturas políticas, o que não implica o rompimento com a história social.
Rodrigo Motta define cultura política como um “conjunto de valores, tradições, práticas e representações políticas partilhado por determinado grupo humano, que expressa uma identidade coletiva e fornece leituras comuns do passado, assim como fornece inspiração para projetos políticos direcionados ao futuro”. Muitas vezes o uso de tal conceito é empregado de forma inadequada, ao invés de utilizar cultura política, seria melhor o emprego de ideias políticas, discursos políticos, hábitos políticos. 
Um dado importante sobre as culturas políticas está relacionado ao lugar onde elas nascem e se difundem, ou seja, em associações e instituições de formação social e intelectual, a saber: igreja, família, escola, trabalho, etc. Os valores, os ideais pregados nesses meios influenciam a consciência do papel do indivíduo na sociedade e em suas ações políticas.
Outro dado sobre culturas políticas é que elas não se apresentam sólidas, inabaláveis ao longo do tempo. Elas se ajeitam de acordo com as transformações históricas e sociais, se adequam a essas transformações. Suas características básicas são mantidas, mas se não se adaptarem as novas conjunturas, as mudanças, tendem a declinar e a perder sua relevância.
Outro fator importante é que dentro de uma cultura existem subculturas distintas. Segundo Motta, pode existir uma cultura nacional, uma cultura coletiva e ao mesmo tempo, outras subculturas em seu interior, que disputam esse espaço nacional. Essas subculturas podem ser semelhantes, já que possuem um pertencimento em comum.
Por fim, outro aspecto a ser considerado de acordo com Motta é que, as análises de diferentes culturas políticas tendo em vista o aspecto comparativo pode ser enriquecedor. Ao comparar culturas políticas em diferentes recortes temporais, geográficos ou culturais, o trabalho pode explicar as especificidades, as particularidades de cada cultura política e de outros comportamentos políticos ligados a ela.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
MOTTA, Rodrigo Sá. “Desafios e possibilidades na apropriação de cultura política pela 
historiografia”. In: Rodrigo Sá Motta. Culturas políticas na História: novos estudos. BH: 
Argumentum, 2009.

Continue navegando