Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA
DISCIPLINA: TÓPICOS DE INFORMÁTICA ALUNA: EUGENIA GADELHA DE OLINDA
1) Com suas palavras, explique o titulo do Filme “Piratas do Silício”.
Por que vale do Silício era região na qual havia várias empresa do ramo da tecnologia, como a Adobe, Apple e Microsoft e entre outras.
2) Comente o papel da evolução do hardware e sua contribuição para a evolução para a evolução do software.
A evolução do hardware foi importante pois com a diminuição de componentes e a implementação do software possibilitou a popularização do computador, tornando-o pessoal.
3) Qual foi o primeiro microcomputador que surpreendeu nas expectativas de vendas ao ser lançado ? como ele era ? quem adquiriu.
Foi o “Altair”, que foi lançado em 1974 por uma empresa em Albuquerque. Mas o computador precisava de uma linguagem, era uma caixa em formato retangular com
Botões na frente foi então que Bill e Paul fechando negócios com a empresa inventaram a linguagem para o Altair, o Sistema Operacional BASIC. Desenvolvido para uso pessoal.
4) Que produto BiLL Gates e o seu parceiro Paul Allem ofereceram a empresa MITS ?
Quando a IBM resolve entrar no mercado de computadores pessoais, tinham que competir com o Apple II, é ai que Bill Gates oferece o MS-DOS (sistema operacional) que comprou por 50 mil dólares e depois de algumas modificações no software vende à empresa.
5) Cite duas cenas em que empresas grandes observaram tecnologias inovadoras Por que essas empresas foram incapazes de reconhecer o potencial dessas tecnologias? Grandes empresas não acreditavam na popularização dos computadores pessoais, Steve Wozniak havia criado um protótipo de computador pessoal que foi ignorado pela HP. Outro
fato marcante é a criação da interface gráfica e do mouse, por uma engenheira da Xerox, que também foi rejeitado.
6) Quem desse a frase “o lucro está no hardware, e não na software” ? Descreve A cena em que isso foi dito. Comente essa frase.
Foi dita por um dos executivos da IBM, na cena do filme que Bill Gates tenta vender “seu produto” que ele mesmo nem tinha. No contexto da época, penso que o executivo estava apenas cumprindo seu papel de investidor, as expectativas do atual mercado corroboravam com a alógica da frase e tudo mais girava ao redor do hardware. Hoje temos uma percepção diferente devido a forma de como o software foi inserido na sociedade comum, com uma interface amigável e “fácil” de ser entendida e aprendida, deu a nós a praticidade que esperávamos. O hardware que jamais deixou de ser importante, na nossa percepção, se tornou apenas como a sombra do software, um equipamento que usamos, mais não mais precisamos aprender sobre ele.
7) Descreva as expectativas de Paul Alen e do dono da seattle computers no momento em que pretendia comprar dele o DOS. Qual era o risco de Paul Alen no caso de não comprar o produto? Qual era a percepção de valor que o dono da Seattle Computers tinha sobre o DOS?
Paul ficou um tanto apreensivo, quando o dono o questionou sobre os motivos de3 adquirir o DOS. Caso ele não conseguisse comprar o produto para vender a IBM, esta perderia a confiança em Bill.
A Seattle Computers não tinha conhecimento da importância e da utilidade do DOS,tanto que ficou surpreso quando Paul lhe ofereceu U$ 50.000, pois achava um valor alto a se pagar pelo produto.
8) Quem disse a frase “bons artistas copiam, grandes artistas roubam” comente esta frase.
Frase foi dita por Pablo Picasso.
10) Levando em consideração dados atuais, comente sobre a Applle computers.
Hoje, são umas das principais empresas na área não só de computadores mas também de celulares e outras coisas do gênero. No Brasil não são a maior pelo alto custo de seus produtos.
11) De forma sucinta comente suas percepções sobre o filme”Piratas do vale do Silício”
O filme em si foi bastante surpreendente, mostrando as personalidades e ambições desses dois grandes gênios da tecnologia mundial que, mesmo apropriando-se de ideias de outros e utilizando-se de trapaças para chegar ao topo, revolucionaram a informática no mundo todo.
O que mais me chamou a atenção foi a fixação de Jobs por conseguir um trabalho perfeito, ignorando sua namorada e filha, assim como sua inegável ironia e inteligência.
12) Com base no filme, qual sua opinião entre o debate microsft x apple do filme sobre a Autoria de um sistema operacional com janela e mouse.
Penso que os dois tem os seu méritos, como Galileu, eles tiveram acesso ao conhecimento e souberam aproveitar bem a onda, autoria e credito poderia tem lhes rendidos mais reconhecimento mais talvez não tantos lucros. Por isso gosto da perspectiva e ver filme como uma historia de investimento, boas idéias, empreendedorismo, visão de negócios e principalmente ousadia.

Outros materiais