Buscar

Trabalho sobre Indicadores de Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Dezembro de 2002, UFRGS, Porto Alegre - RS
Gestão das Informações - 2019
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (Sustentabilidade)
Autor Primeiro - primeiroautor@e-mail.com.br
Autor Segundo - segundoautor@e-mail.com.br
Resumo: O resumo é elemento obrigatório constituído uma sequëncia de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, no msmo idioma do trabalho, não ultrapassando 300 (Trezentas) palavras e seguindo abaixo as palavras-chave e/ou descritores. Apresentar o problema estudado, os métodos utilizados, os resultados mais importantes e as conclusões obtidas. Deve ser obrigatoriamente em itálico e fonte Times New Roman tamanho 12.
Palavras-chave: Recomendamos um parágrafo único com 3 a 5 palavras separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto.
1. Introdução
Este documento comenta os aspectos da formatação do modelo indicado para os artigos, portanto serve como referência.
Utilizando os estilos pré-definidos que constam deste documento facilitará o seu trabalho, para isso observe as instruções e formate seu artigo de acordo com o padrão definido, para tanto copie e cole os textos do original diretamente numa cópia deste documento.
Na avaliação do artigo esta formatação será de fundamental importância.
2. Formatação a ser utilizada
2.1. Considerações gerais
O artigo deve conter, no máximo, 14 (quatorze) páginas e no mínimo 10 (dez). Utilizar o tamanho A4 de página, obrigatoriamente. Manter 3,0 cm de margem superior e lateral esquerda e 2,0 cm de margem inferior e lateral direita.
2.2. Programa recomendado
Utilizar Word for Windows versão 6.0 ou superior para redigir seu artigo. Procure atualizar seu programa a fim de facilitar a criação do seu trabalho.
2.3. Detalhes da formatação
a) Cabeçalho e numeração de página: a margem superior com alinhamento de parágrafo à direita e deve possuir um cabeçalho com a seguinte frase: Gestão das Informações - 2019. O tipo de fonte deve ser Arial, tamanho de fonte 9 (nove), exatamente conforme o cabeçalho constante deste documento. A numeração de página deve estar na margem inferior, alinhada à direita, com a mesma fonte e tamanho de letras do cabeçalho (iniciando a numeração a partir da primeira página do artigo). 
b) Título: deve estar na primeira linha da primeira página, em posição centralizada, com fonte Times New Roman, tamanho 15, em negrito, com a primeira letra em maiúsculo e as demais letras em minúsculo. 
c) Nomes dos autores: deixar duas linhas (ou 24 pontos) abaixo do título para colocar o nome do primeiro autor centralizando, com letra Times New Roman, tamanho 10 (dez), com primeira letra de cada nome em maiúsculo e o restante em minúsculo, em negrito. Nas linhas seguintes, deve-se repetir o mesmo procedimento para os demais autores. Ex: Autor Primeiro.
d) Resumo: duas linhas (ou 24 pontos) abaixo do nome dos autores. Verifique no Resumo deste modelo a descrição e a formatação a ser seguida para redigi-lo.
e) Palavras chave: devem ser informadas as palavras-chave imediatamente abaixo do resumo. Veja em Palavras-chave do modelo a descrição e a formatação a ser seguida para redigi-las. 
f) Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), em negrito. Não coloque ponto final nos títulos. O título da primeira seção deve ser posicionado duas linhas (ou 24 pontos) abaixo das palavras- chave.
g) Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas simples. O corpo de texto também utiliza um espaçamento de 0 (zero) pontos depois de cada parágrafo em uma mesma seção, exatamente como esta seção. Entre as seções o espaçamento é de 1 (uma) linha e 6 (seis) pontos depois e após o título da seção é 1 (uma) linha de 6 (seis) pontos depois. 
2.4. Formatação de figuras e tabelas
As figuras e tabelas devem ter legendas. As legendas devem ser posicionadas abaixo das figuras. Nos quadros as legendas são acima dos mesmos. Deve ser mantido um espaço simples de 6 (seis) pontos entre o corpo do texto e os objetos e um espaço simples entre as legendas e a imagem/esquema. As legendas devem ser justificadas à esquerda. Para a descrição das legendas deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10. Se houver uma fonte bibliográfica na apresentação, esta deverá ser descrita abaixo da tabela, quadro, figura ou gráfico com a mesma fonte e tamanho do restante do texto (Times New Roman, 12) também justificada como: Fonte: Nome (2006); por exemplo.
Valor da Imagem
Custo Psíquico
Valor do Pessoal
Valor dos Serviços
Valor do Produto
Valor total para o cliente
Valor entregue ao cliente
Custo de energia 
Custo de tempo
Custo monetário
Custo total para o cliente
FIGURA 1 – Valor entregue ao cliente
Fonte: Kotler (2001).
Deve se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, para as tabelas. As tabelas devem ser separadas do corpo do texto por um espaço simples, assim como a legenda do corpo do texto. As tabelas devem ser formatadas conforme a necessidade. Atente para o espaço entre o final da legenda e a continuação do corpo de texto, nesse caso a descrição da fonte bibliográfica da tabela abaixo exemplificada, pois deve ser de duas linhas e espaçamento ’depois’ de seis pontos.
TABELA 1- Flutuações dos níveis de produção ao longo da cadeia de suprimentos
 
 Fonte: Slack et al. (1997). 
2.5. Formatação de referências 
A citação dos autores no corpo do texto deve ser feita em letras minúsculas, enquanto que a citação ao final do parágrafo deve ser feita em letras maiúsculas. Deve se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, para as referências. Deve se utilizar um espaçamento simples com 6 pontos entre cada referência. Somente devem ser incluídas na seção final, as referências citadas no texto, e as mesmas devem estar em ordem alfabética e não devem ser numeradas. As referências bibliográficas devem ser citadas no texto seguindo o padrão ABNT, estabelecido pela norma NBR 6023:2002. A próxima seção destaca alguns exemplos de referências bibliográficas.
3. Referências Bibliográficas (elemento obrigatório)
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.
BIER, E. Anti-neural inhibition: a conserved mechanism for neural induction. Cell, Cambridge, v. 89, n. 5, 1997. p. 681-684. Chemical abstracts, Ohio: CAS, v. 127, n. 6. Aug, 1997. p. 409. Abstracts.
BRASIL. Decreto n. 89.271, de 4 de janeiro de 1984. Dispõe sobre documentos e procedimentos para despacho de aeronave em serviço internacional. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 48, p. 3-4, jan./mar.,1. trim. 1984. Legislação Federal e marginália.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional. Educação profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Brasília: SEFOR, 1995. 24 p.
BRITO, E. V., et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 6. ed. atual. São Paulo: Frase Editora, 1996. 288 p.
GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
KOOGAN, A.; HOUAISS, A. (ed). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral: André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 764 p.
MUTAHHARI, M. Os direitos das mulheres no Islã. Tradução por: Editora Islâmico Alqalam. Lisboa: Islâmica Alqalam, 1988. 383 p. Versão inglesa. Original em Persa.
NORTON, P.; AITKEN, P.; WILTON, R. Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994. 640 p.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientaisem matéria do meio ambiente. In: Base de Dados Tropical. Entendendo o meio ambiente, São Paulo, 1999. 1 v. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm.>. Acesso em : 8 mar. 1999.
SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 1996. Disponível em: <htttp://propesq.ufpe.br/anais/educ/ce04.htm.>. Acesso em: 21 jan. 1997.
ANEXOS
Os anexos devem estar localizados no final do artigo. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos seus títulos correspondentes. Novamente advertindo que o artigo completo não deve exceder 14 (quatorze) páginas.
		Estudos qualitativos com o apoio de grupos focados
2

Outros materiais