Buscar

ADM PROD OPER Aula 01 a 05

Prévia do material em texto

ADM PROD OPER
Aula 01 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPER...
1. Constituem objetivos principais da Administração da Produção e Operações:
I. A gestão eficaz das atividades de transformação de insumos em produtos acabados e/ou serviços.
II. Possibilitar a agregação de valor durante o processo de transformação de insumos em produtos acabados e/ou serviços.
III. Criar demanda para os produtos e serviços de uma organização.
Assinale a alternativa CORRETA
R: Apenas os itens I e II estão corretos
2. É importante destacar que Capacidade Máxima possui algumas características e definições, essas definições permitem enxergar a capacidade de produção da empresa, de forma a ser utilizada nos momentos mais propícios. Sendo assim, podemos dizer que é o conceito correto da Capacidade Nominal a opção que diz que:
R: É quando temos um equipamento ou uma máquina, com a sua capacidade direta e simples.
3. É um dos métodos mais comuns usados para a determinação do local para instalação de uma fábrica. A melhor localização, será a que minimizar os custos de transporte e  que ficar mais ao centro entre os fornecedores e os consumidores. O nome desse método é:
R: centro de gravidade
4. Em um modelo de transformação que represente uma fábrica de automóveis, existem vários recursos utilizados na produção, dentre eles podemos dizer que não são recursos de transformação:
R: chapa de aço
5. A escolha da localização da unidade produtiva pode ser feita com o auxílio de diversas técnicas, algumas qualitativas (baseadas em pesquisas e opiniões) e outras quantitativas (baseadas em dados numéricos).O método que envolve, em primeiro lugar, a identificação de critérios que possam ser usados para avaliar as localizações.
Em segundo lugar, definem-se os pesos , ou seja, a importância para cada fator, de acordo com as estratégias da empresa.
O terceiro passo calcula a pontuação de cada alternativa de localização. Esse método é denominado:
R: método da pontuação ponderada
6. Slack (2006) afirma que a função produção é central para as organizações, pois, é capaz de produzir bens e serviços que são a razão de sua existência. Ainda assim a função produção pode ser considera como:
R: c) Não é a única função e nem a função mais importante;
7. Analise as afirmações a respeito de PRODUÇÃO e PRODUTIVIDADE e assinale a alternativa INCORRETA:
R: Produção e produtividade são palavras sinônimas, significam uma medida de resultados, ou seja, um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa por um período de tempo.
8. ¿É minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores¿. (Japan Productivity Center for Social ¿ Economics Development).
R: Produtividade.
	Na gestão de estoques, quando permanentemente se contam os itens em estoques, realiza-se:
R: um inventário
As atividades voltadas para a producao de um bem fisico ou a prestacao de servicos dizem respeito a:
R: Administracao da Producao e Operacoes da empresa
	Leia atentamente as afirmações a seguir. Referente à Administração de Produção e Operações, assinale a alternativa INCORRETA:
R: A Administração da Produção é um processo onde se toma e analisa poucas decisões, para que a empresa possa atingir seus objetivos, utilizando seus recursos. Com esta técnica a empresa deve conseguir maiores custos qualidade na entrega e nos serviços e também seu principal objetivo: obtenção de lucros no longo prazo.
	Marque a alternativa verdadeira:
R: O gerente de produção é o responsável por administrar algum ou todos os recursos envolvidos pela função produção e deve  planejar, organizar, dirigir e controlar todo o processo de transformação dos recursos básicos em produtos finais. 
Os "4 P's", da Producao, ou as dimensoes da Producao sao:
R: Volume, Variedade, Variacao da Demanda e Visibilidade.
Slack (2006) afirma que a função produção é central para as organizações, pois, é capaz de produzir bens e serviços que são a razão de sua existência. Ainda assim a função produção pode ser considera como:
R: c) Não é a única função e nem a função mais importante;
Constituem objetivos principais da Administração da Produção e Operações:
I. A gestão eficaz das atividades de transformação de insumos em produtos acabados e/ou serviços.
II. Possibilitar a agregação de valor durante o processo de transformação de insumos em produtos acabados e/ou serviços.
III. Criar demanda para os produtos e serviços de uma organização.
Assinale a alternativa CORRETA
R: Apenas os itens I e II estão corretos
O Gráfico de Gantt, também conhecido como Diagrama de Gantt, é uma ferramenta visual para controlar o cronograma de um projeto ou de uma programação de produção, ajudando a avaliar os prazos de entrega e os recursos críticos. O Gráfico de Gantt apresenta vários beneficio exceto: 
R: Acumular tarefas
A administração da produção é a atividade de gerenciar recursos que criam e entregam serviços e produtos que consumimos. Assim, quando você adquire um bem, este passou por um processo de transformação de inputs (entradas) em outputs (saídas). Esses inputs podem ser recursos transformados (Materiais, Informação e cliente) e recursos de transformação (Instalações físicas e funcionários). Entretanto, embora todos os processos de produção de bens e serviços sejam similares na forma de transformar inputs, eles diferem em quatro aspectos importantes e conhecidos como os quatro ¿V¿. Indique nas alternativas abaixo a única que não representa um "V" relacionado à produção:
R: Velocidade
Qual parâmetro em Administração considera que podemos mudar o que estamos fazendo a fim de atender determinada demanda?
R: flexibilidade das operações 
Estamos vivendo a chamada 4ª Revolução Industrial, com a inovação interferindo na produtividade, através das tecnologias avançadas de produção. Analise as alternativas abaixo e escolha a opção correta:
R: A Inovação é uma forma da empresa atender melhor ao seu cliente, com valor agregado ao seu produto.
A opção que apresenta relação com o conceito de Capacidade é
R: Ritmo Máximo de produção de um processo.
A Capacidade é outro indicador que precisamos estar atentos, pois pode ser tornar um grande problema ou ser a solução, no caso de não ser ou ser bem avaliado e implementado respectivamente. Sendo assim é correto afirmar quanto à capacidade que impacta diretamente nas Operações que:
R: Para o atendimento da Demanda existente ou futura, temos que ter a estratégia correta e levantamento preciso da Capacidade.
A Capacidade é outro indicador que precisamos estar atentos, pois pode se tornar um grande problema ou ser a solução, no caso de não ser ou ser bem avaliado e implementado respectivamente. Sendo assim é correto afirmar quanto à capacidade que impacta diretamente nas Finanças que:
R: Não só afeta numa relação direta os resultados econômicos da empresa no seu faturamento, como também para se atender uma possível necessidade de ampliação da Capacidade, um novo investimento.
Uma estratégia de diferenciação está mais associada a uma capacidade de oferecer um portfólio com mais variedade, AO PASSO QUE Uma estratégia baseada em custo tenderia a se relacionar com a capacidade de processar grandes volumes para manter os custos unitários menores. Com base nas assertivas acima concluímos que:
R: As duas estão corretas mas uma não justifica a outra
Aula 02 - Produtividade
9. Sobre Produtividade podemos afirmar:
a. é a relação ótima entre custos e benefícios.
b. é aumentar a produção e aumentar o volume dos recursos.
c. é aumentar a produção e aumentar o número de máquinas.
d. é a relação ótima entre recursos aplicados e volume produzido.
Assinale a alternativa correta:
R: Apenas a e d são verdadeiras
10. Identifique entre as afirmativas abaixo aquela que se relaciona com o conceito de produção em massa.
R: Linhas de montagem mecanizadas.11. De acordo com os conhecimentos adquiridos em sala é possível diferenciar produção de produtividade. A partir disso, assinale a alternativa que apresenta as dua maneiras básicas de aumentar a produtividade:
R: Manter as entradas e aumentar as saídas / Diminuir as entradas e manter as saídas
12. A produtividade está associada às práticas gerenciais das empresas. De acordo com os conceitos extraídos do nosso material didático, que foram apresentados nas aulas, reflita sobre as mudanças apresentadas pelas empresas para agregar valor ao produto. Como você destaca o ponto forte da produtividade?
R: Processo de Produção.
		13. Uma fábrica dispõe de 5 equipamentos onde cada um deles é capaz de produzir 10 peças por minuto. Sabe-se que os equipamentos ficam em operação por 12 horas em um dia de produção. Qual a capacidade produtiva diária desta fábrica?
	
	
R: 36.000 unidades
Explicação:
CP = 5 x 10 x 12 x 60 = 36.000
14. Lobo (2010)  afirma que _______________ é a eficiência com a qual as entradas são transformadas em produtos finais, ou seja, pode ser entendido como o quociente entre uma medida de produção e uma medida de um ou mais insumos utilizados no período.Assinale a alternativa que preenche a lacuna coretamente:
R: Produtividade.
15. Segundo o Taylor, a gerência deve assumir maior responsabilidade pelas quais contribuições?
I- Enquadrar os funcionários nos cargos mais apropriados e proporcionar o treinamento adequado.
II- Fornecer métodos e ferramentas de trabalho apropriado e estabelecer incentivos legítimos para a realização das tarefas.
III- Fornecer incentivos financeiros.
IV- Não enquadrar os funcionários nos cargos mais apropriados, pois os funcionários não estarão aptos para o exercício da sua função. 
R: Somente a I e II são as corretas.
16. Podemos dizer que uma forma garantida de melhoria da produtividade é:
R: Produzir mais output usando o mesmo nível de inputs.
Uma empresa de produtos orgânicos que processa frutas e legumes pode produzir 120 caixas de tomates em meia hora, com oito trabalhadores. A produtividade da mão de obra, por trabalhador, em caixas por hora, é de:
R: 30
A Empresa QUALITUDO, gerou em 2017 uma receita de R$ 5.000.000,00, com a venda dos seus produtos, todavia e para tanto, incorreu num custo de R$ 3.500.00,00. A partir desses dados, qual foi a eficiência econômica da empresa?
R: 43 %
Um determinado banco começou uma campanha para a captação de investidores em poupança, oferecendo como brinde alguns brinquedos de pelúcia ao custo de R$3,00 a unidade. Considerando que uma determinada agência teve em média no último semestre 200 novos poupadores por mês, e que a média de investimento inicial é de R$50,00 para cada poupador, e levando em conta um expediente de atendimento bancário de 6 horas por dia e 22 dias úteis por mês, qual foi a produtividade por hora da agência com relação à campanha, em termos do valor líquido adicionado?
R: R$ 71,21 por hora.
		A Movislar é uma fábrica de móveis que produz, entre outros produtos, bancos de cozinha. O valor semanal de saída, em reais, incluindo-se os produtos acabados e a produção em andamento, é de R$ 24.000,00. O valor das entradas, como capital, materiais e mão de obra, é de, aproximadamente, R$ 28.000,00. A produtividade total da Movislar é igual a:
	
	
R: 0,86
Explicação:
P = 24.000/ 28.000 = 0,86
Um dos pilares básicos do Fordismo era a chamada valorização da Economia de Escala produtiva. Marque das figuras abaixo aquela que representa como se comportam alguns dos elementos fundamentais dessa economia de escala produtiva, onde: (+) Representa elevação (-) Representa redução
R: (-) Qualidade (-) Custo de produção (+) Volume
O administrador da produção deve identificar o valor de cada objetivo de desempenho aos consumidores externos e, dentro da operação, aos clientes internos. Cada um dos objetivos de desempenho possui vários reflexos que podem afetar os custos dos produtos/serviços. (Slack, 1997) PORQUE, na operação interna, uma forma importante de melhorar o desempenho dos custos é melhorar o desempenho dos outros objetivos operacionais. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	R: 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Uma das formas de observar a Administração da Produção é através do conceito dos 4 Vs. Qual das sentenças abaixo se refere ao item Variedade?
R: Elevado custo e diferenciação para atender cliente (táxi, produção de peças grandes sob encomenda, serviços sob encomenda).
São as quatro fases do PCP.
R: Coleta de Informações, Controle de Produção, Projeto de Produção e Planejamento da Produção.
A BANGCOOK é uma fábrica de móveis que produz, entre outros produtos, bancos de cozinha. O valor semanal de saída, em reais, incluindo-se os produtos acabados e a produção em andamento, é de R$ 24.000,00. O valor das entradas, como capital, materiais e mão de obra, é de, aproximadamente, R$ 28.000,00. A produtividade total da BANGCOOK é igual a:
R: 
0,86
Explicação:
Produtividade = Saídas/Entradas
Logo: 24.000 / 28.000
Produtividade = 0,86
É a dupla finalidade da função do PCP.
R: planejar a produção e controlar o seu desempenho.
As decisões sobre quando um processo precisa ser revisto ou melhorado têm que ser tomadas em certos casos.Marque a opção que não apresenta um desses casos: 
R: os concorrentes estão usando um dos seus processos
		Dada as afirmações abaixo, Marque a resposta correta. I. Realização de um trabalho com o mínimo de esforço, custo ou desperdício. II. Realização de tarefas que ajudam a cumprir objetivos organizacionais. III. Um funcionário disciplinado desempenha as funções em acordo com as normativas da sua área.
	
	
R: As afirmativas I e II correspondem respectivamente à eficiência e à eficácia. A afirmativa III exemplifica a eficiência;
Para Monks (1987), são cinco os fatores que influenciam na produtividade, exceto:
R: Excesso de informação do cliente.
Aula 03 – Planejamento da Capacidade
1. Prover a capacidade produtiva para satisfazer a demanda atual e futura é uma responsabilidade fundamental da atividade de administração da produção. Um bom equilíbrio entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e resultar em clientes satisfeitos. Mas atingir o equilíbrio envolve decisões que afetam toda a organização: I - Decisões sobre a capacidade têm impacto sobre toda a empresa. II - Todas as funções da organização fornecem entradas vitais para o processo de planejamento. III- Cada função do negócio deve planejar e controlar a capacidade de suas próprias ¿micro-operações¿ para atender a função produção principal. IV- Parte dos postos de trabalho observado operando abaixo de sua capacidade visto a demanda ser suficiente para ¿preencher¿ a capacidade do posto. V- Alguns outros postos trabalhando 'a plena carga', no que se denomina ¿capacidade padrão¿. Assinale a alternativa correta.
R: (A) Somente as afirmativas I, II, III são verdadeiras.
2. Esse método para localização de uma fábrica em uma região é em função dos custos totais de produção (custos fixos + custos variáveis e simula os custos totais de produção em cada local . Estamos descrevendo o método de :
R: ponto de equilíbrio
3. É uma técnica usada para desenvolver ideias criativas e inovadoras. Todos os membros do grupo apresentam sugestões .Dizemos que é uma tempestade de idéias.Estamos definindo:
R: brainstorming 
4. Uma operação de laminação numa siderúrgica gasta-se, em média, 15 horas por semana em manutenção preventiva e set-ups (preparação), e 5 horas por semana em falhas não planejadas. Se a máquina tem sua capacidade de projeto estimada em 112 horas por semana, determine o grau de utilização atingido no processo de laminação?
R: 82,1%.
Explicação: Grau de utilização = (112 - 15 - 5) / 112 = 0,8214 * 100% = 82,14%
5. A respeito do planejamento e controle da capacidade produtiva é correto afirmar, com exceção de:
R: a capacidade efetiva de operação é a capacidade de projeto somada às perdas de produção e às horas extras de trabalho.
		6. Uma operaçãode laminação numa siderúrgica gasta-se, em média, 20 horas por semana em manutenção preventiva e set-ups (preparação), e 40 horas por semana em falhas não planejadas. Se a máquina tem sua capacidade de projeto estimada em 168 horas por semana, determine o grau de utilização atingido no processo de laminação?
	
	
R: 64,3%.
		7. Vamos imaginar que a demanda projetada para todo o mercado seja: dos anos 1, 2, 3, 4 e 5, os respectivos valores 100.000, 110.000, 123.000, 138.000 e 155.000 de unidades de produto. Sabe-se que a precisão da estimativa (Pe) é de 10% (para mais ou para menos) para os anos 1 e 2, e de 20% para os demais anos. A empresa decide que vai abranger uma participação de mercado (Pm) de 35%. Portanto, o cenário de capacidade máxima no ano 2 para a empresa é: as fórmulas a serem aplicadas para se obter a capacidade máxima são Pm = (Di * Taxa) e Max = (Pm + (Pm * Pei).
	
	
R: 42.350.
8. Em qualquer empresa, independente do ramo de atividade, do resultado financeiro, do tamanho, do modelo adotado gerencialmente ou até mesmo se ela é uma empresa de produção de bens ou uma empresa de serviços, teremos sempre sistemas ou processos. Sendo assim, analise as assertivas abaixo: O mundo dos negócios está cada vez mais globalizado e, portanto as empresas estão cada vez mais, não estão sujeitas a serem afetadas por qualquer motivo externo. Marque a única opção correta, com relação as asserções acima.
R: A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
9. Sabe-se que a capacidade calculada de produção de uma célula é função da utilização real da capacidade instalada e da eficiência de seu uso. Uma célula de trabalho de uma empresa é formada por cinco máquinas, que são operadas oito horas por dia, durante seis dias na semana. Historicamente, a utilização de cada célula tem sido de 50% devido a manutenções periódicas necessárias, sendo que ela é operada com uma eficiência de 110%. Qual a capacidade calculada (semanal) de cada célula?
R: 132 horas.
10. Para que seja possível o nosso Planejamento é necessário primeiro que seja calculada a Taxa de Utilização, ou seja, temos que conhecer o nosso negócio, saber qual o máximo da nossa capacidade e o quanto estamos utilizando. Cuja fórmula será: UTILIZAÇÃO = (ÍNDICE DE PRODUÇÃO MÉDIA/ CAPACIDADE MÁXIMA ) X 100 (Resposta em percentual) Em uma lanchonete a Capacidade Máxima da Chapa para fazer Hambúrguer é de 12.000 un por dia (10 horas), sendo que é vendido um total de 7.080 Hambúrguer. Qual a taxa de utilização desta chapa?
R: 59%.
Explicação:
U% = (7.080/ 12.000) x 100 = 59%
11. Qual das afirmações abaixo melhor define o conceito de Capacidade?
R: Ritmo Máximo de produção de um processo.
Leia as afirmações abaixo sobre Gestão da Operações: I. A gestão eficaz das atividades de transformação de insumos em produtos acabados e/ou serviços. II. Possibilitar a agregação de valor durante o processo de transformação de insumos em produtos acabados e/ou serviços. III. Criar demanda para os produtos e serviços de uma organização. Assinale a alternativa CORRETA
R: Apenas os itens I e II estão corretos
12. Em uma fábrica de embalagens, o departamento de produção tem seu centro de trabalho com disponibilidade de 140 horas semanais, sendo que as embalagens são produzidas durante 112 horas, não havendo outra atividade a ser feita. Nessas condições, o percentual de utilização desse centro de trabalho é de:
R: 80%
Explicação:
U% = 112 / 140 = 0,8
Vamos imaginar que a demanda projetada para todo o mercado seja: dos anos 1, 2, 3, 4 e 5, os respectivos valores 100.000, 110.000, 123.000, 138.000 e 155.000 de unidades de produto. Sabe-se que a precisão da estimativa (Pe) é de 10% (para mais ou para menos) para os anos 1 e 2, e de 20% para os demais anos. A empresa decide que vai abranger uma participação de mercado (Pm) de 35%. Portanto, o cenário de capacidade mínima no ano 3 para a empresa é: as fórmulas a serem aplicadas para se obter a capacidade mínima são Pm = (Di * Taxa) e Max = (Pm - (Pm * Pei).
R: 34.440.
A empresa Belos Uniformes tem uma disponibilidade de produção de 40 horas semanais, sendo que seus uniformes são produzidos utilizando somente 28 horas, não havendo outra atividade a ser feita. Nessas condições, o percentual de utilização desse centro de trabalho é de:
R: 70%
Explicação:
U% = 28 / 40 = 0,7
		Toda empresa deve realizar o seu Planejamento de Capacidade, que deve estar de acordo com a sua Missão e posicionamento no mercado, e refazê-lo toda vez que pretender alterar a sua atuação, seja em uma ampliação nos negócios, numa alteração do escopo principal, ou mudança de localização, enfim qualquer alteração no Planejamento anterior. Dessa forma, é correto afirmar sobre os Planejamentos de Longo prazo que.
	
	
R: São normalmente realizados para ocorrerem dentro de um prazo superior a 2 (dois) anos.
É uma técnica usada para desenvolver ideias criativas e inovadoras. Todos os membros do grupo apresentam sugestões .Dizemos que é uma tempestade de idéias.Estamos definindo:  
R: brainstorming 
Aula 04 - Localização da Empresa 
		A MMP Ltda, empresa fabricante de baterias para veículos deseja construir uma nova fábrica para atender certa parte do mercado. Duas localidades foram previamente selecionadas: CUMARU e TUCUMÃ. O custo fixo anual e o custo variável unitário, de cada cidade foram sintetizados da seguinte forma:
	CUSTOS (R$)
	CUMARU
	TUCUMÃ
	CUSTO FIXO ANUAL (mil)
	100
	105
	CUSTO VARIÁVEL UNITÁRIO
	55
	50
	PREÇO DE VENDA UNITÁRIO
	80
	80
De posse dos dados fornecidos, podemos afirmar que o ponto de equilíbrio (unidades) estimado para CUMARU e TUCUMÃ, respectivamente, será de: 
	
	
R: 4.000 e 3.500
xplicação:
Para Cumaru, o Pe:
80Q = 100.000 + 55Q
25Q = 100.000
Q = 4.000 unidades
Para Tucumã, o PE:
80Q = 105.000 + 50Q
30Q = 105.000
Q = 3.500 unidades
Uma fábrica fez o levantamento dos custos dos diversos tipos de arranjos físicos em relação ao volume produzido. A figura abaixo representa esses vários tipos:
O pessoal do departamento de marketing sugeriu uma previsão de vendas entre os níveis ¿a¿ e ¿b¿ assinalados no gráfico acim. Baseado no levantamento de custos, o diretor de produção da fábrica, deve optar pelo(s) tipo(s) de arranjo físico:
R: celular
No aspecto localização das instalações, remete-nos a minimizar custos de transportes dos produtos acabados:
R: localização geográfica próxima aos consumidores
Explicação:
Dentre os fatores mais influentes para a tomada de decisão com respeito à localização podemos citar a disponibilidade de matéria-prima, energia elétrica, água, facilidades e incentivos fiscais, qualidade de vida e serviços essenciais e localização de fornecedores e de mercados consumidores, proximidade com canais de escoamento e outros.
Nesse contexto, a proximidade com os clientes tende a reduzis os custos com transportes.
A ULTRA Ltda, empresa fabricante de SOM AUTOMOTIVO deseja construir uma nova fábrica para atender certa parte do mercado. Duas localidades foram previamente selecionadas: MARACANÃ e ÓBIDOS. O custo fixo anual e o custo variável unitário, de cada cidade foram sintetizados da seguinte forma:
	CUSTOS (R$)
	MARACANÃ
	ÓBIDOS
	CUSTO FIXO ANUAL (mil)
	111
	105
	CUSTO VARIÁVEL UNITÁRIO
	50
	50
	PREÇO DE VENDA UNITÁRIO
	80
	80
De posse dos dados fornecidos, podemos afirmar que  a cidade a ser escolhida pelo método do ponto de equilíbrio (q) estimado, será: 
R: ÓBIDOS com q = 3.500 unidades.
A escolha da localização da unidade produtiva pode ser feita com o auxílio de diversas técnicas ou métodos. Assinale a alternativa que não apresenta um exemplo de técnica ou método.
R: Método dos mínimos quadrados.
Na maior parte das vezes, as estações de trabalho não apresentam a mesma capacidade de processamento, ou seja, as estações de trabalho não são perfeitamente balanceadas. O que significa que as etapas do processo que trabalham em capacidade máxima se constituem como gargalos no fluxo de trabalho ao longo do processo.O gargalo deve ser o ponto de controlede todo o processo.O gargalo é conhecido em Administração da Produção como:
R: tambor
(CESGRANRIO/2012) No planejamento da localização de instalações industriais, só NÃO se constata que:
R: as variações entre os custos associados à energia elétrica para diferentes alternativas de localização são irrelevantes.
Toda empresa deve escolher sua localização com muita atenção e cuidado, inclusive quando esta escolha é fruto da necessidade de ampliação ou expansão. Esta decisão de onde será ou é localizada a empresa possui algumas características já estudadas e são utilizadas como modelo para orientação. Sendo assim, analise as assertivas abaixo: I. Empresas que possuem como foco o faturamento baseado em resultado com redução de custos irão procurar a localização pensando em benefícios, em menores salários, em locais de custo mais baixo. II. Empresas que possuem como foco o faturamento baseado em prazos de entrega e custos irão procurar a localização pensando em ponto estratégico para distribuição. III. Empresas que possuem como foco o faturamento baseado em resultado na maximização da receita irão buscar a localização próxima ao seu principal fornecedor. Marque a opção que apresente a (s) assertiva (s) correta (s).
R: Apenas a assertiva I e II.
A CENTAURO Ltda, empresa fabricante de som automotivo deseja construir uma nova fábrica para atender certa parte do mercado. Duas localidades foram previamente selecionadas: AFUÁ e BARCARENA. O custo fixo anual e o custo variável unitário, de cada 
	CUSTOS (R$)
	AFUÁ
	BARCARENA
	CUSTO FIXO ANUAL (mil)
	320
	280
	CUSTO VARIÁVEL UNITÁRIO
	40
	50
	PREÇO DE VENDA UNITÁRIO
	120
	120
cidade foram sintetizados da seguinte forma:
De posse dos dados fornecidos, podemos afirmar que  a cidade a ser escolhida pelo método do ponto de equilíbrio (q) estimado, será, com absoluta certeza:
R: Qualquer uma das duas cidades, pois apresentam o mesmo ponto de equilíbrio (4.000 unidades).
Localizar uma instalação significa determinar o melhor local para se instalar uma base de operações, onde serão fabricados produtos ou prestados serviços. Sobre os principais fatores que devem ser levados em consideração na decisão de localização industrial e na localização de organizações do tipo comercial e de serviços, foram feitas as seguintes afirmações:
I - Os principais fatores que devem ser levados em consideração na decisão de localização industrial são: disponibilidade de matéria-prima, energia elétrica, água, mão-de-obra, facilidades e incentivos fiscais, qualidade de vida, qualidade dos serviços essenciais e localização dos mercados consumidores.
II - Os principais fatores na decisão de localização de organizações do tipo comercial e de serviços são a proximidade do mercado consumidor e a localização dos concorrentes.
III - Os fatores determinantes na decisão de localização vão variar de organização para organização.
Está(ao) correta(s):
R: I, II e III
A Telefones Buçateua S.A. está estudando a instalação de uma nova fábrica no estado do Pará. Para esta decisão, foram levantados a receita e os custos totais em função da quantidade de aparelhos, para dois tipos de sistemas de produção. O gráfico, a seguir, representa esse levantamento.
Tendo em vista que o Departamento de Vendas levantou um mercado de 180.000  unidades por ano, nos próximos 5 anos, que tipo de sistema de produção você recomenda e qual o seu ponto de equilíbrio?
R: Células de Produção: 100.000
A SOPRAVENTOS Ltda, empresa fabricante de baterias para veículos que deseja construir uma nova fábrica para atender certa parte do mercado. Duas localidades foram previamente selecionadas: MARABÁ e IPIXUNA. O custo fixo anual e o custo variável unitário, de cada cidade foram sintetizados da seguinte forma:
	CUSTOS (R$)
	MARABÁ
	IPIXUNA
	CUSTO FIXO ANUAL (mil)
	320
	280
	CUSTO VARIÁVEL UNITÁRIO
	40
	42
	 
	 
	 
	PREÇO DE VENDA UNITÁRIO
	100
	100
	QUANTIDADE A SER VENDIDA
	50.000 unid
	50.000 unid
De posse dos dados fornecidos, podemos afirmar que a cidade com maior lucro estimado é: 
R: MARABÁ, com lucro estimado de R$ 2.680.000,00.
Explicação:
Para Marabá:
Receita = 5.000.000,00
Custos = 320.000 + 2.000.000,00 = 2.320.000,00
Lucro = 2.680.000,00
Para Ipixuna, o PE:
Receita = 5.000.000,00
Custos = 280.000 + 2.100.000,00 = 2.380.000,00
Lucro = 2.620.000,00
		A importância da sua empresa no lugar certo. O avanço do comércio eletrônico e a globalização são incontestáveis. Mas a utilização correta do espaço físico local se tornou ainda mais importante para o sucesso das empresas. Antes de definir a localização do negócio, estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir. Assinale a alternativa que representa o diferencial, para decidir a melhor localização de uma empresa.
	
	
R: A localização da empresa será um diferencial de competitividade logística.
		Uma empresa do ramo de artesanato precisa definir sua localização para obter a melhor relação custo-benefício. Para tal são analisados cinco locais com respectivos custos fixos mensais e variáveis por unidade produzida. Marque a localização mais adequada para a produção de 500 peças por mês.
	
	
R: RJ 02 - Custo fixo de R$30.000,00 e variável de R$25,00 por unidade.
Aula 05 – Layout das Instalações
		Indique o layout onde o processo de produção é contínuo, ou seja, o produto a ser transformado movimenta-se enquanto as máquinas permanecem fixas?
	
	
R: Layout por produto;
Temos que ter Flexibilidade: são frequentes as necessidades de mudança (métodos e sistemas de trabalho). É necessário prever as mudanças para que não resultem em problemas para o Layout ou Arranjo Físico. Sendo assim, marque a opção que define ¿Arranjo por Processo ou Departamental¿
R: Os serviços, as operações ou sistemas do mesmo tipo são agrupadas em um mesmo departamento ou locais.
Temos que ter Flexibilidade: são frequentes as necessidades de mudança (métodos e sistemas de trabalho). É necessário prever as mudanças para que não resultem em problemas para o Layout ou Arranjo Físico. Sendo assim, marque a opção que define ¿Arranjo Híbrido¿. 
R: É quando utilizamos mais de um tipo de Arranjo ao mesmo tempo no mesmo setor.
No quesito manuseio de materiais, podemos fazer com que novas soluções ou novas tecnologias utilizadas façam uma maior interação, reduzindo tempos e intervalos de suprimentos, os chamados "lead times". Temos como recursos a utilização de equipamentos para este auxílio.
Sobre essa temática, foram feitas as seguintes afirmações:
I - movimentação vertical, empregadas por máquinas/equipamentos como: guindastes, girafa, empilhadeira e caminha munk.
II - movimentação horizontal, empregadas por máquinas/equipamentos como: esteira, carrinhos de mão, ponte rolante.
III - Sistema robotizado, empregadas por máquinas/equipamentos como: robôs e guindastes.
IV -  Modais de transporte, são utilizados para transportes de pequenas distâncias, como por exemplo: hidroviário, ferroviário e dutoviário.
Ao analisar as afirmações, podemos dizer que:
R: I, II e III estão corretas.
Identifique o tipo de Layout correspondente às características descritas a seguir: Caracteriza-se pelo fato do que está sendo processado permanecer parado enquanto os operadores, equipamentos e todos os outros produtos, se movimentam à sua volta. É utilizado quando os produtos são volumosos e são fabricados em quantidades reduzidas.
R: Posicional
São  afetados pela capacidade. De  maneira oposta aos custos. Afinal, se uma empresa possuir níveis de capacidade iguais ou superiores à demanda, muito provavelmente a demanda será atendida e não existirão perdas desse elemento muito importante em Administração da Produção.Estamos descrevendo:
R: receitas
A decisão sobre qual modelo ou forma do Layout ou Arranjo Físico que devemos adotar deve estar baseada e alinhada com a missão da empresa e ainda devemos dentro do possível considerar alguns fatores, sendo assim analise as assertivas abaixo. I. Integração: harmonia e eficiência do conjunto. II. Aproveitamento da iluminação artificial: além daeconomia gera conforto ambiental. III. Áreas de circulação adequadas: segurança e melhor qualidade. Marque a opção que apresente a (s) assertiva (s) incorreta (s).
R: Apenas a assertiva II.
		Em uma empresa de produção, como exemplo uma indústria farmacêutica, nós teremos processos industriais, tipo fabricação de um determinado medicamento, onde é necessária uma linha de montagem e fabricação, mas não podemos deixar de lembrar que teremos diversos outros processos na mesma empresa. Marque a única opção correta com exemplos desses outros processos:
	
	
R: Comercialização de produtos acabados, de controle de qualidade, de fiscalização.
Sobre layout ou arranjo físico podemos afirmar:
I - O layout por produto é também chamado de layout linear.
II - O layout por processo é indicado para a produção com pouca ou nenhuma diversificação.
III - O layout de uma empresa representa a disposição espacial de máquinas, equipamentos ou sessões envolvidas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
R: I e III, apenas
Trata-se da disposição física de máquina, postos de trabalho equipamentos, homens, áreas de circulação unidades de apoio e tudo mais que ocupa espaço da fábrica, distribuindo-os de forma a maximizar a funcionalidade do processo produtivo e otimizar o ambiente de trabalho. São conhecidos os seguintes: layout em linha, layout funcional ou por processo, layout celular, layout por posição fixa, layouts combinados. Desta forma, pode-se considerar que:
R: Todas as afirmações são verdadeiras
Os layouts utilizados nos processos produtivos refletem as características da produção e apresentam vantagens e desvantagens quando comparados quanto aos critérios de desempenho de custo e flexibilidade. Sobre os diversos tipos de layout, suas características e possíveis exemplos, é INCORRETO afirmar que o(s)
R: layout posicional e o funcional são mais adequados para processos de alto volume.
		A operação de serviços puros, ou seja, sem o envolvimento de bens tangíveis, tem características específicas e distintas dos processos de manufatura. Com relação à prestação desse tipo de serviço, analise as afirmações abaixo: I - Os serviços têm como base o relacionamento entre pessoas e, como consequência, a imprevisibilidade e a heterogeneidade. II - A simultaneidade entre a operação e o consumo do cliente, existe na prestação de um serviço. III - Os consumidores participam do processo operacional, tornando a gestão da qualidade mais complexa, pois envolve simultaneamente o serviço e o processo operacional de forma conjunta. IV- O limite de estocabilidade é limitado na prestação do serviço, forçando as empresas a trabalharem com certo grau de ociosidade operacional. É (são) correta (s) apenas a (s) afirmação (ões):
	
	
R: I, II e III
Pode ser melhorada, seja pelo aumento dos estoques ou pela capacidade excedente, evitando-se filas, por exemplo.Estamos nos referindo a(o):
R: melhor velocidade de resposta a demanda dos consumidores
Em toda produção e operação há basicamente três tipos de processo: 1. Foco no Processo. 2. Foco Repetitivo. 3. Foco no Produto.
R: Todos os três itens estão corretos.
O modo como os produtos estão dispostos na armazenagem afeta diretamente o custo de movimentação e manuseio de materiais. Dessa forma, o planejamento de layout pode gerar economias de escala. Nesse sentido, assinale a opção correta sobre planejamento de espaços de armazenagem.
R: (D) Em armazéns em que o giro (turnover / vendas anuais por estoque médio) é baixo, o objetivo geral é deixar o espaço disponível para estocagem, admitindo-se que o tempo adicional gasto com o manuseio seja compensado pela melhor utilização do espaço.

Continue navegando