Buscar

Fundamentos de Gestão: Características de Taylor e Fayol, Dimensões da Gestão da Atenção, Organizações Sociais, Habilidades para Gestão e Método GTD

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Fundamentos de Gestão
Os conhecimentos sobre gestão introduzidos por Taylor e Henry Fayol são considerados pioneiros na fundamentação das teorias ligadas à administração.
Complete as sentenças com os termos corretos, que apontam as principais características e diferenças entre os conceitos introduzidos por estes dois autores:
“Enquanto Taylor se preocupava com a melhora da ___________do trabalhador, Fayol focava na _____________ considerando fatores humanos e comportamentais.
Enquanto Taylor buscava o aperfeiçoamento do trabalhador, visando a melhora da gestão _____________, Fayol buscava a melhora nos _________________ a partir da sua aplicação de ___________, do ponto de vista da hierarquia da organização.
	
	A
	saúde, gestão, operacional, processos gerenciais, cima para baixo;
	
	B
	atividade, eficiência, operacional, processos gerenciais, cima para baixo;
	
	C
	eficiência, gestão do negócio, de baixo para cima, processos gerenciais, cima para baixo;
	
	D
	eficiência, gestão do negócio, de cima para baixo, processos gerenciais, baixo para cima;
	
	E
	saúde, gestão, de cima para baixo, processos gerenciais, baixo para cima.
Questão 2/10 - Fundamentos de Gestão
A gestão da atenção está associada a diferentes dimensões da vida do indivíduo.
Identifique as alternativas abaixo que completam adequadamente as sentenças abaixo a respeito das dimensões da gestão da atenção:
O nível de atenção _____________ a capacidade de agir dando atenção e prioridade aos objetivos associados e ao que lhes foi diretamente demandado no trabalho cotidiano.
O nível de atenção ___________ corresponde aquele associado a condições físicas e emocionais do indivíduo. A falta de horas de sono adequadas e altos níveis de ansiedade podem afetar este nível de atenção.
O nível de atenção ____________ corresponde aquele associado à qualidade das relações e se possível obter das pessoas com as quais interagimos, sinais sobre a qualidade de nossas interações.
	
	A
	Ambiental, organizacional, individual;
	
	B
	Organizacional, individual, interpessoal;
	
	C
	Interpessoal, organizacional, individual;
	
	D
	Ambiental, organizacional, individual;
	
	E
	Individual, ambiental, interpessoal.
Questão 3/10 - Fundamentos de Gestão
Empresas representam apenas um tipo de organização social em nossa sociedade.  No entanto, muitas vezes termos similares são designados para caracterizar conceitos distintos e que podem representar ideias complementares, porém distintas.
 
“Enquanto ____________ representam práticas sociais como o contrato social, o casamento e diferentes formas de interação social, as _______________ constituem uma forma específica de associação entre indivíduos que cooperam visando um objetivo ou interesse comum.
 
Assinale a alternativa que apresenta os termos corretos para o preenchimento das lacunas acima.
	
	A
	instituições, empresas
	
	B
	organizações, empresas
	
	C
	instituições, organizações
	
	D
	empresas, autarquias
	
	E
	autarquias, instituições
Questão 4/10 - Fundamentos de Gestão
De acordo com Katz (1955) as habilidades mais importantes aos administradores podem estar relacionadas a habilidades técnicas, humanas e conceituais. Para Hersey e Blanchard (1976 – Apud Stoner e Freeman, 1994), estas habilidades são necessárias de acordo com cada nível hierárquico ocupado pelo gestor na estrutura da organização.
 
Associe os tipos de habilidades aplicados à gestão e os níveis hierárquicos onde devem ser empregadas, de acordo com o conteúdo estudado.
 
(  ) Habilidades técnicas
(  ) Habilidades conceituais
(  ) Habilidades humanas
 
I – Nível Operacional
II – Nível Intermediário/tático
III – Nível institucional/estratégico
 
Assinale a alternativa que possui a sequência correta.
	
	A
	I, II, III
	
	B
	I, II, III
	
	C
	II, I, III
	
	D
	I, III, II
	
	E
	III, II, I
Questão 5/10 - Fundamentos de Gestão
O método GTD pressupõe um conjunto de etapas para auxiliar no ordenamento de tarefas que serão executadas imediatamente ou reprogramadas de acordo com interesse, complexidade e urgência. 
Relacione o descritivo que corresponde a cada um dos termos que designam as etapas de aplicação do método GTD. 
(   ) Coleta
(   ) Processamento
(   ) Organização
(  ) Execução
(  ) Revisão 
I - Nesta etapa cabe a repetição das etapas anteriores de coleta e processamento.
II –Tudo que for relevante e estiver impresso ou em uma caixa eletrônica de mensagens deve ser centralizado para o processamento.  Se a resposta for positiva e esta ação puder ser executada em um tempo estimado de 2 minutos, não há necessidade de registrar a ação e esta deve ser executada imediatamente.
III - Se o item analisado demanda mais de 1 ação, você está diante de um projeto. Se você tiver vários projetos, liste-os em uma lista específica.  Estes projetos deverão ser decompostos em ações menores e para tanto é importante registrá-las em uma lista de ações a qual deve ser dividida em sublistas de acordo com o contexto: de trabalho, da casa, da faculdade, entre outros assuntos contextuais.
IV - Tudo que for considerado relevante.  Ideias, compromissos, tarefas rotineiras, projetos. Tudo deve ser registrado em um bloco de notas. Neste momento cabe apenas o levantamento do que é considerado relevante;
V - Realizada a etapa analítica, o trabalho do indivíduo concentra-se em realizar sem que haja novo esforço intelectual associado ao planejamento. 
A sequência correta é:
	
	A
	I, II, III, IV, V
	
	B
	IV, II, III, I, V
	
	C
	IV, II, III, V, I
	
	D
	IV, III, II, V, I
	
	E
	III, IV, III, V, I
Questão 6/10 - Fundamentos de Gestão
Há diversos fatores que afetam o comportamento de membros de um grupo de trabalho.  Tais fatores, ao contrário das características individuais são determinados por fatores externos ao próprio grupo, principalmente por elementos determinados pela organização. 
Complete a frase com elementos que caracterizam estes fatores externos, determinantes das caraterísticas de um grupo de trabalho organizacional: 
O processo de __________ e sua avaliação de _______________ representam um elemento característico para determinação das características dos membros de um grupo de trabalho. A forma como a ___________ é exercida pelo gestor, bem como os ___________ preconizados pelo dirigente da organização influenciam a manutenção ou reestruturação do grupo social. 
A sequência correta é:
	
	A
	Seleção, desempenho, autoridade, valores;
	
	B
	Contratação, desempenho, hierarquia, elementos;
	
	C
	Remuneração, desempenho, gestão, valores;
	
	D
	Seleção, valores, gerência, comandos;
	
	E
	Avaliação, normas, hierarquia, valores.
Questão 7/10 - Fundamentos de Gestão
Ferramentas de gestão desenvolvidas no âmbito empresarial, são amplamente difundidas. A gestão da qualidade desenvolvida nos Estados Unidos e no Japão constituem exemplos destas práticas. 
Com base no ciclo PDCA, identifique os conceitos que designam a sigla ou sua variação, identificada pela sigla PDCL. 
I - programar, desenvolver, controlar, ajustar;
II -  planejar, dirigir, compor, aprender;
III - planejar, fazer, controlar, aprender;
IV - planejar, fazer, controlar, agir.
Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III;
	
	C
	II e IV;
	
	D
	III e IV;
	
	E
	somente a alternativa IV;
Questão 8/10 - Fundamentos de Gestão
Seguindo a linha da modelagem CANVAS, o processo de “Design Thinking” propõem um processo criativo de modelagem de negócios.
De acordo com esta organização a abordagem do Design Thinking deve contemplar 5 passos de ação. Associe a ordem cronológica dos números de acordo com a sequência correta das etapas da metodologia de Design Thinking.
 
(   ) Identificar oportunidades de inovação;
(    ) Implementar;
(    ) Descobrir “a oportunidade” de inovação;
(    ) Testar as ideias, produtos e ou serviços;
(    ) Desenvolver a oportunidade que pode resultar em um produto ou serviço;
	
	A
	I, II, IV, III, V;
	
	B
	I, II, V,IV,III,II;C
	I, V,II, IV, III;
	
	D
	V,II,IV,III,I;
	
	E
	V,II,III,IV,I.
Questão 9/10 - Fundamentos de Gestão
Uma organização orientada pelo modelo de gestão tradicional apresenta níveis diferenciados de autoridade, o que denominamos de níveis hierárquicos diferentes.  Geralmente estes níveis estão associados a atividades de caráter estratégico (orientado para ações de longo prazo), de caráter tático (de médio prazo) e de caráter operacional (de curto prazo e voltadas para as transações operacionais e administrativas).
 
De acordo com o capítulo 1 da Aula 1 em Fundamentos de gestão, em uma organização orientada pelo modo de gestão tradicional os níveis estratégico, tático e operacional são executados na organização por diferentes níveis hierárquicos entre seus dirigentes.  Associe o nível hierárquico que se adequa a cada nível de gestão indicado no modo de gestão tradicional e em seguida assinale a alternativa correta.
 
I – Nível estratégico associado ao planejamento de longo prazo;
II – Nível tático envolvendo ações de médio prazo;
III – Nível operacional envolvendo ações de curto prazo;
 
(  ) Gerentes de divisão
(  ) Diretores
(  ) Superintendentes
	
	A
	I, II, III
	
	B
	III, I, II
	
	C
	II, I, III
	
	D
	III, II, I
	
	E
	II, III, I
Questão 10/10 - Fundamentos de Gestão
Metodologias ágeis ou métodos de entregas ágeis tem origem na prototipagem de novos produtos ligados às tecnologias da informação.
 
Complete a sentença abaixo com os termos que completam as características das metodologias ágeis.
Tem como característica confiar à equipe de projeto o ________ para entender suas demandas e objetivos de forma a atendê-lo de forma rápida e incremental, ou seja, buscando sempre ________________ .
	
	A
	 Desenvolvimento de novos clientes, a inovação tecnológica;
	
	B
	Contato direto com o futuro cliente, a melhoria contínua;
	
	C
	Direcionamento de demandas, melhoria contínua;
	
	D
	Modelo de negócios ideal, o produto perfeito;
	
	E
	Plano ideal, o ciclo PDCA.

Outros materiais