Buscar

Avaliação Dissertativa Ciencias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões dissertativas da avaliação de Ciências Sociais da Unigran.
1 – Quando pensamos na estrutura social, devemos estar atentos para um conjunto de padrões, normas e valores relativamente estáveis numa sociedade determinada. Mesmo não existindo uma estrutura social única para toda a sociedade humana, podemos afirmar que existem normas e padrões estruturais que são comuns a sociedades de tipo capitalista. Cite três exemplos de valores que caracterizam a estrutura da sociedade capitalista, e explique esses valores.
R: 1º valor – A finalidade do Estado é assegurar a prosperidade econômica da sociedade.
2º valor – A sociedade prospera pela competição, não pela colaboração, entre os profissionais de todos os setores.
3º valor – O objetivo último da empresa capitalista é a apuração máxima de lucros.
2 – Comente a frase: “Não é possível considerar cultura como um fato isolado, independente do contexto histórico de uma sociedade.”
R: A cultura é um conjunto de valores, crenças, costumes, etc., produzidos pelas ações humanas na vivência em sociedade. Deste modo sofre influência de outras sociedades não podendo ser isolada.
3 – De acordo com a frase, comente: “O processo de globalização tem provocado mudanças sociais que vem alterando a difusão de conhecimentos e a forma de ensinar.” Com base nessa premissa, analise o papel da escola e do professor num ambiente de constantes transformações políticas e sociais.
R: O papel da escola e do professor, no meio desse ambiente de transformações é direcionar o aluno para a busca de conhecimentos sólidos, de fontes confiáveis e que sejam capazes de influenciar positivamente o aluno envolvido no aprendizado, direcionando-o para a busca constante de conhecimento, sem que haja uma doutrinação fixa de ideologias sociais e políticas, vindas da escola e/ou do professor.
4 – O que se entende por Revolução Digital? Comente.
R: A Revolução Digital, ou Terceira Revolução Industrial, refere-se aos processos de avanço da tecnologia, da eletrônica mecânica e analógica para a eletrônica digital, com o início do uso em massa de computadores digitais (desktops, notebooks, celulares, etc.) e a constituição de arquivos digitais; processo que vem se expandindo até os dias atuais. De forma implícita, o termo também se refere às mudanças radicais que foram trazidas pela tecnologia digital de computação e comunicação, na segunda metade do século 20. A Revolução Digital marcou o início da Era da Informação.

Continue navegando