Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

- ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Indique a alternativa que explica por que se fala em apropriação do sistema de escrita alfabética.
d ) Para transparecer o entendimento do alfabeto como um objeto que precisa ser internalizado na mente do aprendiz, tornando-se disponível para seu uso.
QUESTÃO 2
Indique, a seguir, a alternativa que apresenta como ocorre a aquisição da oralidade, segundo Vygotsky (2003).
d ) Por intermédio de um ambiente rico em possibilidades de interações com outras crianças e com adultos, por meio de conversas e da oportunidade de presenciar diálogos entre outras pessoas.
QUESTÃO 3
Para avançar nas etapas de aquisição da escrita, a criança precisa se apropriar do sistema de escrita alfabética (SEA) e compreender algumas de suas propriedades. Sob essa ótica, assinale a alternativa que apresenta um dos indícios de que ocorreu essa apropriação.
e )A criança compreendeu que o princípio alfabético registra os sons das palavras, e não seus significados. Assim, ela percebe que é possível que a palavra boi represente um animal maior que a palavra borboleta, apesar de a palavra boi ser menor que a palavra borboleta.
QUESTÃO 4
De acordo com Ferreiro (1995) e Morais (2005), por que a escrita não é um código de transposição gráfica dos fonemas? Assinale a alternativa correta.
e )Porque a escrita é um sistema notacional, que registra em algum suporte as partes orais das palavras, cabendo ao leitor relacionar a palavra escrita à sua respectiva representação.
QUESTÃO 5
A PNA de 2019 traz o seguinte conceito: "é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, bem como sua prática produtiva" (BRASIL, 2019, p. 21). A que esse conceito se refere?
e ) Literacia.
QUESTÃO 6
Indique a seguir a alternativa que apresenta de que maneira a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) associa alfabetização e letramento.
 
b )Ainda que, de acordo com a BNCC, a ação pedagógica deva ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética, ao mesmo tempo ela associa a alfabetização a práticas diversificadas de letramentos.
QUESTÃO 7
Segundo a BNCC (BRASIL, 2017), qual é a demanda que se coloca para a escola, diante das práticas de linguagem contemporâneas, gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos? Assinale a alternativa correta.
a )Contemplar de forma crítica e ética as novas práticas de linguagem, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), além de fomentar o debate sobre a cultura digital e os diferentes letramentos.
QUESTÃO 8
Quais eram as duas frentes de atuação educacional da Companhia de Jesus em seus primeiros anos no Brasil? Assinale a alternativa correta.
c )Formar a elite colonial para exercer funções nobres no Brasil e catequizar os indígenas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais