A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
SEQUENCIA DIDATICA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Nome do aluno: Rafaele Danubia Vieira Rosa
Polo: São José do Rio Preto
Curso: Pedagogia
Sequência Didática da Disciplina Seminários Temáticos 
Tema que será desenvolvido: Temas Locais/Saúde. A escolha do tema foi devido ter um índice significativo de crianças com piolho nas escolas em minha cidade e pesquisando sobre o tema percebi que não há uma campanha mais focada de conscientização sobre o tema. 
Nível de Ensino que será desenvolvido: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º Ano) 
Objetivos de aprendizagem: 
Conscientizar alunos e família sobre epidemias de pediculose;
Discutir estratégias de prevenção e erradicação dos casos de pediculose;
Conhecer o piolho;
Conhecer seus hábitos e como ocorre sua infestação;
Compreender os processos de transmissão e combate aos piolhos;
Identificar e combater a contaminação.
Conteúdos quer serão desenvolvidos: Para realização desse projeto será utilizado de histórias e recursos lúdicos, rodas de conversa e debates, slides e vídeos para que no final os alunos sejam capazes de realizar confecção de cartazes e folhetos informativos. 
Tempo da sequência didática: 4 Aulas de 50 minutos cada. 
Aula 1
Organização da turma: Organizar uma Roda na sala
Introdução da aula: Realizar uma conversa prévia com os alunos sobre o tema da aula do dia, e aproveitar para fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que eles possuem. 
Desenvolvimento da aula: Apresentar um vídeo do programa Quintal da Cultura “Ludovico com Piolho” (link disponível em: https://youtu.be/TqCd0wJikEM) e fazer um debate sobre o vídeo, levantando os questionamentos sobre quem já passou por uma situação parecida e o que fez pra resolver. Logo em seguida colocar a música “O Piolho Godofredo” da cantora Xuxa (link disponível em: https://youtu.be/AIO1zY71PUY) e novamente abrir espaço para uma nova reflexão do tema. 
Conclusão da aula: Iniciar com os alunos uma forma de reflexão sobre as formas de “contágio”, tratamento e prevenção. Entregar para que eles levem para casa um folder falando sobre esses tópicos e incentiva-los a conscientizar as famílias sobre a prevenção do piolho. 
Avaliação da aula: A avaliação será feita de forma continua durante toda a aula observando a participação de cada um. 
 Folder baseado no modelo da Prefeitura de Saudade do Iguaçu - PR 
 Aula 2
Organização da turma: Sentados nos lugares de costume na sala. 
Introdução da aula: Retomar o assunto dia anterior, e abrindo espaço para que os alunos relatem como foi a conversa com as famílias. Começar relatando para os alunos que nessa aula conhecermos o ciclo de vida do piolho. 
Desenvolvimento da aula: Após a conversa inicial, explicar para os alunos que nesta aula conhecermos o ciclo de vida do piolho, assim como conhecermos a diferença entre o piolho macho e fêmea, Como recurso para esta aula será usado um cartaz ampliado com o ciclo de desenvolvimento do piolho. 
Conclusão da aula: Após exploração dos cartazes, deixa-los expostos na sala, e solicitar para que com o uso da massinha de modelar os alunos representem o ciclo de desenvolvimento do piolho. Estas representações ficarão expostas com o cartaz de produção final. 
Avaliação da aula: Participação dos alunos durante a apresentação dos cartazes e durante a modelação do ciclo de vida do piolho. 
Imagem retirada da internet wikipédia
Imagem retirada da internet
https://aacsoaz.wixsite.com/csoaz/piolho-verdademito
 Aula 3
Organização da turma: Organizar os alunos em duplas na sala de informática. 2 alunos por computador. 
Introdução da aula: Retomar o assunto da aula anterior, para dessa forma dar abertura para aquele que traga algo diferente do que foi discutido. 
Desenvolvimento da aula: Após conversa ‘prévia, explicar para os alunos que nesse dia pesquisaremos tipos de remédios naturais que ajudam no controle do piolho. A professora irá auxiliar os alunos durante toda a pesquisa.
Conclusão da aula: Após escolha da receita, fazer impressão dela para que os alunos levem-na para casa e compartilhem com a Solicitar nesse dia que os alunos tragam para próxima aula, recortes de imagens sobre os hábitos de higiene para prevenção do piolho. 
Avaliação da aula: A avaliação será feita por meio da observação e interesse dos alunos durante a pesquisa. 
Site para busca: https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-piolhos/
 Aula 4
Organização da turma: Em uma grande roda na sala. 
Introdução da aula: Pedir para que os alunos tragam o que foi falado em casa sobre a receita do piolho que levaram no dia anterior. Em seguida pedir que entreguem os recortes trazidos de casa. 
Desenvolvimento da aula: Com os recortes em mãos, instigar os alunos para que falem os hábitos de higiene mais importantes para escrever em nosso cartaz. EX: Lavar sempre a cabeça; Usar Pente fino;’.... A professora será a escriba, do conteúdo criado pelos alunos. 
Conclusão da aula: Após cartaz pronto, fixa-lo em ponto da escola, escolhido pelos alunos. Ponto esse estratégico que tanto pais como outros alunos tenham acesso. 
Avaliação da aula: A avaliação será feita mediante a observação dos alunos para construção do conteúdo a ser escrito no cartaz. 
Etapas da construção do material didático pedagógico 
Material Utilizado: * Recorte de Revistas ou Jornais;
 * Cartolina 
 * Canetinhas para escrever; 
 * Cola; 
Referências utilizadas para o desenvolvimento da sequência didática: 
http://saudadedoiguacu.pr.gov.br/noticia.php?id=1108
https://aacsoaz.wixsite.com/csoaz/piolho-verdademito 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Piolho 
https://www.tuasaude.com/solucao-caseira-para-piolhos/
 http://mip.sites.uff.br/piolho-que-bicho-e-esse/

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.