A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - 45H

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório, enfatizando que a exploração e degradação dos recursos naturais limitariam o crescimento da economia mundial. Qual é o nome desse relatório?
a) Os limites da economia.
b) Os limites do Clube de Roma.
c) Os limites da natureza.
d) Os limites do crescimento.
e) Os limites da sociedade.
Infelizmente você errou!
2. Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do __________, em 1968, na Itália, formado por cientistas preocupados com os impactos provocados pelo crescimento econômico e com a disponibilidade de recursos naturais do planeta. Qual alternativa abaixo completa a frase?
a) Princípio do poluidor-pagador
b) Clube de Roma
c) Clube do petróleo
d) Desenvolvimento sustentável
e) Passivo ambiental
Infelizmente você errou!
3. Segundo Funiber (2010), uma forma de medir o desenvolvimento é por meio de indicadores, os quais normalmente estão relacionados apenas com questões econômicas. Contudo, quando se busca um caminho para o desenvolvimento sustentável, os indicadores devem considerar as dimensões econômica, social e ambiental. São exemplos de indicadores sociais:
a) Educação, identidade cultural e organização
b) Emissões globais, equidade e eficiência
c) Biodiversidade, educação e eficiência
d) Biodiversidade, eficiência e identidade cultural
e) Biodiversidade, emissões globais e educação
Infelizmente você errou!
4. O desenvolvimento sustentável:
a) Está isento de prazos.
b) Não tem seus resultados gerados pelo estabelecimento de prioridades, pois pode ser seguido com objetivos aleatórios, afinal todos são importantes.
c) Seu foco é a sustentabilidade a qualquer custo social.
d) Tem seu conceito não sendo único, mas convergindo para um consenso.
e) Não se preocupa com os recursos econômicos disponíveis, pois tem prioridade de ser empregado em qualquer país.
Infelizmente você errou!
5. Percebemos que a _______________também está relacionada ao controle da natalidade e ao consumo desenfreado que estamos nos impondo culturalmente como fator de status social. Qual alternativa abaixo completa a frase?
a) Conscientização ambiental
b) Ação das políticas públicas
c) Educação familiar
d) Sustentabilidade financeira familiar
e) Aquisição de conhecimento
Parabéns, você acertou!
6. O aumento da população e o consequente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais, podendo ocorrer:
a) Aumento da biodiversidade
b) Reflorestamento das florestas tropicais
c) Mudanças climáticas
d) Superabundância de água
e) Antipoluição dos mares
Infelizmente você errou!
7. A sociedade humana, empurrada por padrões de consumo insustentáveis, impostos por modelos de desenvolvimento insanos, completados por um mórbido e renitente crescimento populacional, tornou-se mais injusta, desigual e insensível de poucas décadas para cá. Agora experimenta um profundo colapso de ética e de valores humanísticos, verificável em suas atitudes diárias, salvo:
a) Poluição
b) Educação ambiental
c) Aumento da corrupção
d) Corrosão da democracia
e) Alargamento do fosso entre ricos e pobres
Infelizmente você errou!
8. É preciso haver cidadãos e líderes alfabetizados no aspecto ambiental para construir sociedades sustentáveis e justas. A maioria dos ambientalistas acredita que aprender a viver de maneira mais sustentável requer ________________________. Qual alternativa abaixo completa a frase?
a) Educação tecnológica
b) Educação ambiental
c) Educação fundamental ou básica
d) Educação superior
e) Educação familiar
Parabéns, você acertou!
9. Sobre gestão ambiental analise as afirmativas a seguir:
I. Numa visão mais moderna, a gestão ambiental desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados (controle ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, objetos de conservação ambiental, planos de gestão etc.).
II. Nos últimos anos, o conceito de gestão vem sendo utilizado para incluir, além da gestão pública do meio ambiente, os programas de ação desenvolvidos por empresas e instituições não governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
III. O conceito de gestão ambiental tem evoluído na direção de uma perspectiva de gestão compartilhada entre os diferentes agentes envolvidos e articulados em seus distintos papéis.
IV. A gestão ambiental é um processo político-administrativo de responsabilidade do poder constituído, com participação social, destinado a formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
Infelizmente você errou!
10. Assinale a alternativa que representa o conceito abaixo:
Refere-se à implementação pelo governo de sua política ambiental, pela administração pública, mediante a definição de estratégias, ações, investimentos e providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de garantir a qualidade do meio ambiente, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. (PHILIPPI JUNIOR e MAGLIO, 2009)
a) Educação ambiental
b) Gestão ambiental
c) Desenvolvimento sustentável
d) Ecoeficiência
e) Resiliência
Infelizmente você errou!
11. O que tem sido empregado ao longo do tempo para designar o conjunto de atividades exercidas sobre a vida coletiva, assim como as reflexões sobre essas atividades?
a) Política
b) Modernidade
c) Urbanização
d) Direitos ambientais
e) Socialização
Parabéns, você acertou!
12. Assinale a alternativa incorreta para completar a frase abaixo:
Não se pode negar que a disputa homem versus natureza mostra, a princípio, instintiva atitude do ser inteligente em buscar de um equilíbrio de forças com tudo que na imensidão o circunda. A harmonia com o meio ambiente, porém, é obstruída:
a) Pelo aumento do número de pessoas.
b) Pelo consumo em larga escala dos recursos ambientais.
c) Pelo desmatamento crescente de florestas.
d) Pelo uso predatório de espécies em extinção.
e) Pelo aumento da preservação ambiental.
Parabéns, você acertou!
13. Qual é a visão de mundo dedicada à preservação da biodiversidade e do funcionamento de sistemas de suporte à vida para todas as vidas?
a) Ecocêntrica
b) Manejo planetário
c) Gerenciamento
d) Egocêntrica
e) Teocêntrica
Parabéns, você acertou!
14. Alguns acreditam que devemos ir além de focar nas espécies: de acordo com essas pessoas, temos responsabilidade ética de não degradar os ecossistemas, a biodiversidade e a biosfera para esta e para as futuras gerações de seres humanos e de outras espécies. Porque: a visão de mundo ecocêntrica é dedicada à preservação da biodiversidade e do funcionamento de sistemas de suporte à vida para todas as vidas. Em relação às afirmativas acima, marque a correta:
a) A primeira afirmativa é verdadeira e justifica a segunda afirmativa.
b) A primeira afirmativa é verdadeira e não justifica a segunda afirmativa.
c) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
e) A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira.
Infelizmente você errou!
15. Devido ao crescimento populacional o atendimento das necessidades básicas de todo esse contingente humano atual e futuro exige e exigirá cada vez mais a utilização de recursos do meio ambiente, sendo necessário mais mobilização social e por isso as ações deverão ser:
a) Predatórias
b) Corretivas
c) Insustentáveis
d) Sustentáveis
e) Fiscalizatórias
Infelizmente você errou!
16. O homem, assim como os demais habitantes, vive em constante adaptação e sua inteligência lhe permitiu ocupar todo o planeta por mais adverso que seja o meio. Uma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.