A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - 45H

Pré-visualização | Página 2 de 2

consequência lógica da utilização de recursos prevista pelo próprio homem. A população mundial vem crescendo assustadoramente, levando a um aumento da demanda no uso de recursos de maneira incompatível com a capacidade do planeta em gerar novos recursos. Em São Paulo já podemos sentir a escassez de água potável se tornando uma realidade, e o pior, a população parece se recusar a aceitar.
Quais medidas sustentáveis os cidadãos comprometidos com a sobrevivência do planeta e do meio em que vivemos, NÃO deverá fazer uso neste caso?
a) Fechar a torneira enquanto escova os dentes.
b) Não jogar lixo nos rios e sua nascente.
c) Tratar e reutilizar a água.
d) Controlar o tempo em baixo do chuveiro.
e) Varrer a calçada com jatos de água uma vez por semana.
Parabéns, você acertou!
17. Princípios para construção da sustentabilidade são mencionados usualmente como referências no conhecimento em sustentabilidade e servem de base para todos os outros. Em relação à Agenda 21, destaca-se como:
a) Um plano de ações para ser executado global, nacional e localmente pelos Sistemas das Nações Unidas, governos, e grupos de todas as áreas que tenham impactos humanos no meio ambiente.
b) Um código de conduta que procura aumentar direitos humanos, justiça social, proteção ambiental e econômica para todos os trabalhadores, em todas as indústrias, em todas as nações.
c) Um conjunto de princípios para as empresas que buscam a sustentabilidade e tem como lema a integração. Está baseado em 5 etapas.
d) Origem a vários projetos sociais, parcerias e alianças. Sua maior contribuição foi a de levar o conceito de responsabilidade social corporativa a países que ainda não tinham despertado para essa nova forma de conduzir os negócios.
e) Um guia com princípios e fundamentos para construção de uma sociedade sustentável estabelecido a partir de um consenso de cientistas tendo uma metodologia para o planejamento de negócios e a tomada de decisões. Destina-se às organizações e às pessoas que desejam contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Infelizmente você errou!
18. Algumas pessoas usam a palavra "consumismo" para definir a relação que a sociedade possui com o consumo. Qual o significado desta palavra?
a) Ato de consumir produtos ou serviços sem consciência, compulsivamente.
b) Utilizar produtos e serviços, preocupando-se com sua disponibilidade.
c) Comprar de maneira consciente os produtos que necessita e que são duráveis.
d) Refere-se à obsolescência dos produtos, planejada ou perceptiva.
e) Ato de consumir produtos e serviços, preocupando-se apenas com seu valor de mercado.
Infelizmente você errou!
19. Sobre o desenvolvimento sustentável, discutido atualmente em todo o mundo pelos movimentos sociais e ambientalistas, pode-se afirmar:
I. É fruto da Terceira Revolução Industrial e tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis, na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico.
II. Estabeleceu-se a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de produção industrial, com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e consequente emissão de gases.
III. Resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis.
Está(ão) correta(s) apenas:
a) I e II
b) II
c) II e III
d) I
e) I e III
Parabéns, você acertou!
20. Quais são os três tipos de recursos usados para produzir mercadorias e serviços?
a) Naturais, humanos e manufaturados
b) Naturais, artificiais e urbanos
c) Urbanos, rurais e artesanais
d) Industriais, naturais e artesanais
e) Humanos, minerais e artificiais

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.