Buscar

AULA 2 - PRINCIPIOS DO DIREITO AGRARIO

Prévia do material em texto

PRINCIPIOS DO DIREITO AGRÁRIO
PRINCIPIO DA JUSTIÇA SOCIAL OU JUSTIÇA DISTRIBUTIVA
A possibilidade de geração de oportunidades para as pessoas que não tem oportunidade de acesso à terra.
A CF diz que todos tem direito a propriedade, e a propriedade deve cumprira a função social, e a propriedade que não cumprir a função social o Estado deve desapropriar e distribuir com quem não tem terra.
A CF autoriza que o Estado através da união desaproprie e aplique a política agrícola nacional e promova as condições para que as pessoas que forem assentadas possam se desenvolver economicamente.
Em resumo é a distribuição de renda.
FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE – Art. 5º inc. XXIII
A função econômica da propriedade é acrescer o patrimônio do proprietário, e contribuir para o desenvolvimento econômico do proprietário.
A terra não é só para enriquecer o proprietário, logo a propriedade rural deve cumprir uma função social, deve contribuir para o enriquecimento do país e da sociedade.
Art. 186 CF elenca 4 requisitos pra o cumprimento da função social da propriedade que devem ser atendidos simultaneamente. 
1 – Aproveitamento racional e adequado
Toda propriedade de manter uma reserva legal, uma área que o sujeito não pode utilizar e deve preservar.
Remete para a ideia de propriedade produtiva.
Uma propriedade será produtiva quando atender a dois critérios:
A propriedade será produtiva se explorar 80% de sua área aproveitável com eficácia de 100% da meia do que se produz regionalmente.
2 – Utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente
3 – Observância das disposições que regulam as relações de trabalho.
PRINCIPIO DA PERMANÊNCIA NA TERRA
Este princípio tem por finalidade proteger aquele que tornou a terra produtiva com seu trabalho e com o de sua família. Deve, portanto o Estado desapropriar a terra para aliená-la ao possuidor-produtor, em vez de ela manter-se na iminência de retornar ao seu proprietário e continuar improdutiva. A terra é um bem de produção, portanto não pode ficar improdutiva, sob pena de não cumprir sua função social e, portanto, pode ser desapropriada, nos termos das Leis.
PRINCPIO DO MONOPÓLIO LEGISLATIVO DA UNIÃO 
 
Compete privativamente somente a União Legislar sobre direito agrário, trata-se de regra insculpida no art. 22, inciso I, da Constituição Federal de 1988 pela qual compete à União legislar privativamente sobre Direito Agrário. Vale observar que a competência privativa se estende também à desapropriação, tema com especial relevância para o Direito Agrário. (Art. 22, II, CF/88);
PRINCIPIO DA PROTEÇÃO AO TRABALHADOR RURAL
Havendo trabalhadores, as terras que forem tomadas pelo poder público para fins de reforma agraria devem dar prioridade aos trabalhadores que ali estavam no recebimento das terras.
PRINCIPIO DA TRANFERÊNCIA DO PÚBLICO PARA O PRIVADO
Significa que prioritariamente a atividade agrária deve ser realizada pela iniciativa privada. Neste sentido, bens públicos (especialmente terras devolutas) que não possuem funções públicas especiais, estratégicas ou ambientais, devem ser, prioritariamente, destinados à reforma agraria, cabendo ao poder público realizar o papel principal de fomentador da política agrícola.
PRINCIPIO DA ASSOCIAÇÃO COM A POLITICA AGRARIA
Significa, em linhas gerais, a função do direito agrário é direcionada para 2 finalidades essenciais/estruturantes: A política agrícola e a política fundiária. 
O que significa essa dicotomia? Ele tem duas finalidades essenciais: políticas agrícola e fundiária. O direito agrário nasce com apoio à política agraria, solução para conflitos fundiários. Credito, financiamentos… lastro por políticas agrícolas. Tanto realizar política fundiária quanto realizar política agrícola. São políticas de integração.
PRINCIPIO DA PROTEÇÃO À PROPRIEDADE FAMILIAR, E A PEQUENA E MEDIA PROPRIEDADE
A lei deve buscar a manutenção da propriedade que sirva ao sustento de um núcleo familiar, e as pequenas e médias propriedades – sempre produtivas, claro – devem ter o estímulo do poder público;
PRINCIPIO DA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Conservação e preservação dos recursos naturais e do meio ambiente 
etc. – a produção rural não deve desperdiçar ou porem risco os recursos naturais disponíveis;

Continue navegando