Seja Premium

apol geografia economica 2

Seja Premium e tenha acesso liberado!

São milhões de conteúdos disponíveis pra você.

Já tem cadastro?

Você viu 1 do total de 4 páginas deste material

Prévia do material em texto

uestão 1/5 - Geografia Econômica
Atente para o fragmento de texto: 
“Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80. Mercosul foi instituído com o Tratado de Assunção, que se iniciou em 26 de março de 1999”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MERCOSUL. Saiba mais sobre o Mercosul. <http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul>. Acesso em 18 jan. 2019 
A partir da leitura do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, assinale a alternativa que corresponde aos atuais países-membros do Mercosul.
Nota: 20.0
	
	A
	Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.
	
	B
	Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Bolívia.
	
	C
	Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai.
Você acertou!
Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai são os países que integram o Mercosul (livro-base, p.171).
	
	D
	Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
	
	E
	Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela.
Questão 2/5 - Geografia Econômica
Considere o extrato de texto: 
“[...] a expectativa de que o enfoque de cadeias pudesse ser útil para ‘a formulação de ferramentas políticas efetivas relacionadas ao upgrading industrial, ao desenvolvimento econômico, à criação de emprego e à redução da pobreza’”.
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, P. M.; RIOS, S. P. Cadeias globais de valor e implicações para a formulação de políticas. Rio de janeiro: IPEA, 1990. p.15. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, analise as sentenças sobre Upgrading:
I. Upgrading em processos refere-se à capacidade das firmas ou indústrias de conseguir transformar inputs em outputs de forma mais eficiente através da reorganização do sistema de produção ou introduzindo tecnologia superior;
II. Upgrading em produtos envolve a mudança para linhas de produtos simples e do cotidiano sem a necessidade de utilização de produtos sofisticados;
III. Upgrading intersetorial ocorre quando as firmas utilizam o conhecimento adquirido no desempenho de certas funções dentro da cadeia para fixarem-se, sem moverem-se para outros setores dentro do sistema. 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I.
Você acertou!
A sentença I está correta, pois Upgrading em processos refere-se à capacidade das firmas ou indústrias de conseguir transformar inputs em outputs de forma mais eficiente através da reorganização do sistema de produção ou introduzindo tecnologia superior; A sentença II está incorreta. O correto é: O upgrading em produtos envolve a mudança para linhas de produtos mais sofisticados (que podem ser definidos em termos de valores unitários). A sentença III está incorreta, porque upgrading intersetorial ocorre quando as firmas utilizam o conhecimento adquirido no desempenho de certas funções dentro da cadeia para moverem-se horizontalmente em novos setores (Livro-base, p.187).
Questão 3/5 - Geografia Econômica
Leia o fragmento de texto: 
“A abordagem industrial upgrading se fundamenta no estudo das trajetórias das empresas líderes de países que realizaram sua reestruturação industrial com estratégias de exportação, como foi o caso dos mais conhecidos NICs Asiáticos”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MOREIRA, Juan Ricardo Cruz. Industrial Upgrading nas cadeias produtivas globais: reflexões a partir das indústrias têxtil e do vestiário de Honduras e do Brasil. Tese [Doutorado]. PPG da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003, p.1<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-03112003-142622/publico/CRUZ-MOREIRATesePROPOLIUSP2003.pdf>. Acesso em 17 jan. 2019.  
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre o upgranding industrial, leia as afirmativas a seguir:
I. O upgrading industrial também foi compreendido em relação às atividades desempenhadas pelas indústrias no âmbito do comércio internacional, por meio de trajetórias que abrangem a capacidade de aprendizagem das empresas e sua organização nas redes de produção.
II. O upgrading industrial tem relação ao conceito de tradição e, principalmente, por meio de uma perspectiva que abrange uma análise comparativa e unilateral.
III. O upgrading industrial é um processo no qual as nações, firmas e trabalhadores mudam de atividades de baixo valor para atividades com alto valor em redes de produção globais. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas, pois o trecho do texto e o livro base nos afirmam que: afirmativa I: “O upgrading industrial também foi compreendido em relação às atividades desempenhadas pelas indústrias no âmbito do comércio internacional, por meio de trajetórias que abrangem a capacidade de aprendizagem das empresas e sua organização nas redes de produção” (livro-base, p. 186). A afirmativa II está incorreta pois: “[...] O upgrading industrial de forma atrelada ao conceito de inovação e, principalmente, por meio de uma perspectiva que abrange uma análise comparativa e relacional” (Livro-base, p. 188). A afirmativa III está correta, pois é o: “[...] processo no qual as nações, firmas e trabalhadores mudam de atividades com baixo valor para atividades com alto valor em redes de produção globais” (Livro-base, 188)
	
	D
	II.
	
	E
	III.
Questão 4/5 - Geografia Econômica
Leia o fragmento de texto: 
Artigo do Protocolo de Ushuaia II. “O presente Protocolo será aplicado em caso de ruptura ou ameaça de ruptura da ordem democrática, de uma violação da ordem constitucional ou de qualquer situação que ponha em risco o legítimo exercício do poder e a vigência dos valores e princípios democráticos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MERCOSUL. Protocolo De Ushuaia II. <http://www.mercosul.gov.br/index.php/40-normativa/tratados-e-protocolos/151-protocolo-de-ushuaia-ii>. Acesso em 18 jan. 2019. 
Em 2012 houve um episódio em que um país esteve suspenso do Mercosul entre junho de 2012 e julho de 2013. O fato ocorreu pelo país ter sido acusado de ferir o Protocolo de Ushuaia, no que se refere à democracia como condição básica para participação de um Estado no Mercosul. A partir da leitura do fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, esse país é:
Nota: 20.0
	
	A
	o Brasil
	
	B
	a Argentina
	
	C
	o Paraguai
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “O Paraguai esteve suspenso entre junho de 2012 e julho de 2013. O fato ocorreu pelo país ter sido acusado de ferir o Protocolo de Ushuaia, no que se refere à democracia como condição básica para participação de um Estado no Mercosul” (Livro-base, p.171).
	
	D
	o Uruguai
	
	E
	o Chile
Questão 5/5 - Geografia Econômica
Leia o fragmento de texto: 
Quanto ao conceito de região podemos informar que “a região tem também um sentido bastante conhecido como unidade administrativa e, neste caso, a divisão regional é o meio pelo qual se exerce frequentemente a hierarquia e o controle na administração dos estados. [...] a malha administrativa fundamental que define competências e os limites das autonomias dos poderes na gestão do território dos Estados modernos”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Paulo C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná E.; GOMES, Paulo C.; CORRÊA, Roberto L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, p. 49-76, 1995. p.53-54. <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/d9f70cc6d16bd1315391ed9004d769ce.pdf>.Acesso em 17 jan. 2019. 
Analisando o fragmento de texto e o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, assinale a alternativa que identifica as regiões brasileiras conforme o critério definido pelo IBGE.
Nota: 20.0
	
	A
	Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.
Você acertou!
O Brasil é dividido em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul (livro-base, p.60).
	
	B
	Norte, Mesorregião, Nordeste, Sul e Sudeste.
	
	C
	Norte, Centro-Oeste, Norte-Sul, Sul e Sudeste.
	
	D
	Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sulista.
	
	E
	Nortista, Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.
·