Buscar

RESUMO TEORIA DA EMPRESA A2 UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
· Não é um empresário individual. Sociedade limitada constituída por apenas um sócio. 
· Pessoa jurídica privada unipessoal, o titular é uma pessoa física.
· Responsabilidade Limitada: o patrimônio pessoal não será utilizado para o cumprimento das obrigações, apenas o capital social.
· O capital deve corresponder a pelo menos 100 vezes o valor do maior salário mínimo vigente.
· ↳ Projetos querem modificar esse valor: 1º: acabar com o limite mínimo. 2º: reduzir para 50 salários mínimos.
· Carece de várias correções e complementos. É indicado, pelos doutrinadores, que sejam utilizadas, por enquanto, as regras das sociedades limitadas pluripessoais (ltda).
· O empreendedor só pode ter um único negócio neste formato. (Projeto de Lei do Senado 96/2012 quer permitir que um empreendedor possa ter mais de uma EIRELI).
· O mesmo Projeto de Lei quer instituir a “SLU” - Sociedade Limitada Unipessoal que permitirá que uma pessoa jurídica fosse titular, podendo seu capital ser dividido entre sócios.
Sociedade Empresária (Artigo 982, CC): Pessoa jurídica de direito privado não estatal, que explora empresarialmente seu objeto social ou adota a forma de sociedade por ações.
Aquisição da Personalidade Jurídica
↳ Adquire personalidade jurídica com o registro do ato constitutivo na junta comercial. Forma pela qual o praticante de atividade empresarial vai realizar seus atos (comprar, vender, processar).
- Documento (ato construtivo): nome empresarial, qualificação dos sócios, objeto social (ramo), capital social > Registro na Junta Comercial. Ex: Contrato Social.
Duas titularidades e uma responsabilidade pela personalização:
↳ Titularidade Negocial: Quando a sociedade empresária realiza negócios jurídicos em seu nome.
Ex: Veiga de Almeida – Antares Educacional S/A (nome empresarial).
↳ Titularidade Processual: Capacidade processual. Capacidade de figurar no polo ativo [Legitimidade Ativa] (autor/requerente) ou no polo passivo [Legitimidade Passiva] (réu/requerido) da relação processual.
Ex: Lojas Americanas processar a Samsung por atraso no prazo | Processar uma empresa de telefonia.
↳ Responsabilidade Patrimonial: A sociedade terá patrimônio próprio totalmente separado do patrimônio individual de cada um de seus sócios. A pessoa jurídica responderá com seu patrimônio pelas obrigações que assumir (Regra Geral). Os bens empresariais devem suportar as dívidas. 
Desconsideração (Despersonalização) da Personalidade Jurídica
↳ Afasta a proteção dos bens particulares. Responsabiliza o sócio por obrigação que era da sociedade.
Teoria Majoritária ou Maior: Necessário comprovar a fraude (subjetiva) ou confusão patrimonial/desvio de finalidade (objetiva) cometido pelos sócios. - Código Civil Brasileiro.
↳ Insolvência (inadimplência) + Fraude / Confusão Patrimonial / Desvio de Finalidade = Despersonalização da personalidade jurídica.
Teoria Menor: A inadimplência da pessoa jurídica permite a desconsideração de sua personalidade. Atinge somente o Direito do Consumidor e Direito Ambiental.
↳ Insolvência = Despersonalização da personalidade jurídica.
Estrutura do Direito Societário à luz do Código Civil/2002
· A Sociedade simples explora o objeto social sem o caráter empresarial.
· A Sociedade Empresária explora empresarialmente seu objeto social (Fatores de Produção Profissionais). É a pessoa jurídica de direito privado não estatal, que explora empresarialmente seu objeto social ou adota a forma de sociedade por ações.
· Obs1: A Sociedade por ações (S/A e Comandita por Ações) sempre será empresarial mesmo que não explore empresarialmente seu objeto. As Cooperativas não serão sociedades empresárias. Serão sociedades simples.
· Obs2: Existem atividades lucrativas não empresariais. Ex: Atividades rurais não registradas na Junta Comercial, Sociedades de Advogados, etc.
Sociedades Menores
Sociedade em Nome Coletivo (N/C) – Todos os sócios respondem ilimitadamente pelas obrigações sociais. Se a dívida da empresa for superior ao capital social, os bens do sócio garantirão o pagamento. Todos devem ser pessoas naturais. Qualquer um deles pode ser nomeado administrador da sociedade. O nome da empresa deve ter o sobrenome de um dos sócios – SOCIEDADE DE PESSOAS.
Sociedade em Comandita Simples (C/S) 
	Nome do Sócio
	Ponto Positivo
	Ponto Negativo
	Falecimento
	Comanditado
↳ só podem ser pessoas físicas
	Podem ser 
Administradores.
	Responsabilidade 
Ilimitada.
	Se morrer, a sociedade será parcialmente dissolvida.
(possibilita permanência caso haja cláusula contratual).
SOCIEDADE DE PESSOAS
(precisa de confiança)
	Comanditário
↳ podem ser pessoas físicas ou jurídicas
	Responsabilidade Limitada
(só recebe lucro, não perde). 
	Não podem 
Administrar.
	Se morrer, os sucessores ingressarão.
SOCIEDADE DE CAPITAL
(visa apenas o lucro)
Conta de Participação (C/P) – Despersonalizada. Duas ou mais pessoas se associam para um empreendimento em comum. Não assume nenhuma obrigação em seu nome, pois não possui personalidade jurídica. Não é registrada na junta comercial e não adota nome empresarial. Só pode registrar, por segurança, no Registro de Títulos e Documentos.
	Sócio
	Função
	Responsabilidade
	Ostensivo
	- Gerem a empresa
	Assume a obrigação ilimitada em seu nome depois ação regressiva (divide prejuízo com os ocultos com responsabilidade ilimitada).
	Ocultos (ou participantes)
	
	Ilimitada: Lucro maior.
Limitada: Lucro menor.
Sociedades Maiores
Sociedade Limitada (Ltda.) – Gerida por um ou mais administradores | Responsabilidade limitada dos sócios (investem um valor determinado no capital social da empresa, representado por quotas, e cada um é responsável diretamente pelo seu montante integralizado [Investidores ligados às decisões]). São constituídas por Contrato Social. (Regras do Código Civil) – SOCIEDADES DE PESSOAS.
Sociedade Anônima (S/A) – Gerida pelo conselho de administração | Capital social é dividido em ações | Responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço da emissão das ações | Pode ser classificadas como sociedades de capital fechado ou aberto. São constituídas pelo Estatuto Social. (Regras da Lei 6.404/76) – SOCIEDADES DE CAPITAL.
Ato constitutivo: Contrato Social (feito em sociedades de pessoas e tem o nome de todos os sócios) ou Estatuto Social (feito em sociedades de capital, não necessita do nome de todos pois alguns são anônimos.
Quotas: partes do capital social da empresa, formada pelo capital com responsabilidade limitada a cada participação do sócio na LTDA.
Ações: São as partes do capital da empresa S/A. 
A LTDA é sociedade de pessoas: necessita de confiança, se importa com o caráter dos sócios. 
A S/A é sociedade de capital: só visa o lucro, ignorando a confiança no sócio.
Sociedade Comandita Por Ações (C/A) – Se diferencia da comandita simples, pois somente os acionistas podem ser gestores ou gerentes |Responsabilidade Social Mista – SOCIEDADE DE CAPITAL.
Sociedades Dependentes de Autorização
Sociedades Nacionais: Organizadas conforme a lei brasileira | Tem no país a sede de sua administração (não importando a nacionalidade de seus membros). 
↳ Só pode mudar de nacionalidade, de nacional para estrangeira, com o consentimento unânime dos sócios.	O requerimento de autorização para seu funcionamento deve ser acompanhado pela cópia do contrato assinada por todos os sócios.
Sociedades Estrangeiras: precisa de autorização do Governo Federal para atuar no Brasil | solicitar autorização de funcionamento ao Ministério ou Agência Estatal fiscalizadora de sua atividade OU pode se tornar nacional se transferir sua sede para o Brasil se obtiver autorização do Poder Executivo Federal.
(Governo Federal e agencia reguladora da sua Atividade, transferir sua sede para o Brasil).
Institutos Complementares | Nome Empresarial: Firma ou Denominação
Estabelecimento Empresarial: todo o complexo de bens organizado, para o exercício da empresa, por empresário ou por sociedade empresária. A forma racional que é organizada esse complexode bens resulta num sobrevalor que destaca a avaliação de mercado da “empresa”. Essa valorização pela junção organizada dos bens de aviamento.
Firma: Só pode ter por base nome civil, do empresário individual ou dos sócios da sociedade empresária.
Os contratos e obrigações contraídos devem ser assinados com o nome empresarial. 
Exemplos: Silva Pereira Tintas (Firma Individual), Silva Pereira e Cia Ltda (Firma Social), etc...
Denominação: Deve designar o objeto da empresa e pode adotar por base o nome civil ou elemento fantasia | Os contratos e obrigações contraídos devem ser assinados com o nome civil sobre o nome empresarial. |	Exemplos: A.Silva e Pereira Cosméticos Ltda, Alvorada Cosméticos Ltda, etc...
Formação do Nome Empresarial
Sociedade Limitada: Firma ou Denominação | Devem adotar a expressão limitada (Sociedade Limitada ou Ltda.): pena de responsabilização ilimitada dos administradores.
↳ Por Firma: Nome do objeto social é facultativo. Deve usar o nome de um ou mais sócios, valendo-se do termo “companhia” se omitir o nome de 1 deles. Ex: Antonio e Silva Ltda, A. Silva e Cia Limitada | 
↳ Por Denominação: Nome do objeto social é obrigatório. Deve usar como base o nome civil de um ou mais sócios ou elemento fantasia. Ex: Supertintas Ltda, Casa do Futebol Ltda, etc...
Sociedade Anônima: Denominação: Deve fazer referência ao objeto social | Obrigatória a expressão “sociedade anônima” ou “S/A” no início, meio ou fim da denominação. Se optar pelo uso da expressão “companhia” ou “Cia” só no início ou no meio da denominação | Ex: Cimento Alvorada S/A, Companhia Editorial Azul, Cia Guanabara de Livros, Indústria de alimentos João da Silva S/A, etc...

Outros materiais