Logo Passei Direto
Buscar

AOL 05 INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA

User badge image
Iria Souza

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Tratar da atuação profissional do pedagogo empresarial é tomar conhecimento de novos espaços educativos que vão além da educação formal. Para isso acontecer, é necessário que o pedagogo esteja capacitado para lidar com a educação corporativa, aquela que acontece dentro das corporações, empresas, lidando com a dinâmica própria ao trabalho corporativo.
Escolha a opção que responde corretamente à questão.
1.Pedagogo não são capazes de implantar programa de qualificação/requalificação profissional em empresas.
2.Não fazem parte da ação do pedagogo, nas empresas, os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes indispensáveis/à melhoria da produtividade.
3.Pedagogos, nas empresas, consolidam planos, projetos e ações que visam colaborar para a melhoria da atuação dos funcionários.
4.Os pedagogos não usam o desenvolvimento e adequação metodologias de informação e da comunicação às práticas de treinamento, nas empresas.
5.Pedagogos já não produzem e difundem os conhecimentos e estruturam o setor de treinamento, nem conseguem desenvolver programas de levantamentos de necessidades.

Nos últimos tempos foi ampliando o espaço para pedagogos, no interior das empresas. Lidar com a educação corporativa, no interior de distintas empresas, requer que os pedagogos aprendam a lidar com a educação em espaço tão diversificado e não facilmente comparável com alguns espaços no interior das escolas.
Reflita o que caracteriza a Pedagogia Empresarial e, em seguida, assinale V (verdadeiro), para as opções que caracterizam a pedagogia empresarial, e F (falso) para as que não a caracterizam.
I) ( ) O pedagogo empresarial difunde os saberes corporativos e quer saber como vai colaborar para a melhoria do clima organizacional, agindo pela melhoria das relações de trabalho.
II) ( ) A educação corporativa é a nova dimensão para o treinamento e desenvolvimento. Nas empresas.
III) ( ) Capacidade de participação e criatividade não são atributos esperados aos pedagogos empresarias, em um mundo em constante inovação digital.
IV) ( ) A gestão do conhecimento, identificação e ampliação dos conhecimentos de todos os que integram a organização não interessam na ação do pedagogo nas empresas.
V) ( ) A formação e o conhecimento adquiriram lugar de destaque nos currículos, na atualidade, com criatividade, e não são procurados perfis de passividade e de obediência cegas.
1. F, V, V, V e F
2. F, V, V, F e V
3. V, F, V, F e V
4. V, V, V F e F
5. V, V, F, F e V

É nítida a importância atual dos games educacionais, sendo possível a atuação do pedagogo na criação de novos games. Será necessário preparar bem os pedagogos para saber lidar com novas linguagens que possibilitam esta atuação inovadora.
Reflita o que caracteriza o universo do pedagogo que produz games educacionais e, em seguida, assinale V para as opções que caracterizam a realidade de professores, alunos e currículos atuais, e F para o que não caracteriza tal realidade.
I) ( ) Professores seriam imigrantes digitais desatualizados e pré digitais.
II) ( ) O currículo tradicional é focado na escrita, leitura, aritmética e raciocínio lógico.
III) ( ) O currículo do futuro não deverá incluir também software, hardware e robótica.
IV) ( ) O currículo do futuro não deverá incluir uma preparação para viver no mundo digitalizado.
V) ( ) Os alunos são falantes nativos da linguagem digital dos computadores, Internet e videogames.
1. F, V, V, F e V
2. F, V, V, V e F
3. V, F, V, F e V
4. V, V, V F e F
5. V, V, F, F e V

A produção de material didático coloca o pedagogo diante de um mundo diversificado de possibilidades de produção e matérias. É interessante levar em consideração aqueles materiais didáticos e educacionais considerados commons, ou seja, bens públicos e comuns.
Identifique as afirmativas que correspondem ao que pode ser dito sobre tais materiais que são bens públicos e comuns, de livre acesso.
I) Acesso deve ser somente para professores, estudantes e autores interessados na utilização de sua produção.
II) Quando são pagos com dinheiro público, em programas de incentivo ao livro e à leitura, faz sentido que sejam bens públicos.
III) Acesso deve ser somente para diretores de escola e equipe que trabalha com os gestores escolares.
IV) Quando tais materiais são pagos com dinheiro público, em iniciativas próprias de governos produzirem materiais, não faz sentido que sejam bens públicos.
V) Estes materiais são mais interessantes para produtores culturais do que para pedagogos que atuam nas escolas.
1.As afirmativas II, III e IV estão corretas.
2.As afirmativas I, III e V estão corretas.
3.As afirmativas I e III estão corretas.
4. As afirmativas I e II estão corretas.
5.As afirmativas II e IV estão corretas.

O pedagogo é responsável por “articular-se com a equipe de saúde do hospital, com a Secretaria de Educação e com a escola de origem do educando, colaborando, assim, na atenção ao restabelecimento da saúde e garantindo, por meio do cumprimento da grade curricular, a continuidade do aprendizado e a aprovação da criança para o próximo ano escolar” (ZOMBINI, 2012, p. 73). Neste trabalho integrado todas as partes são convidadas a oferecer um modo de agir em prol da melhor permanência da criança hospitalizada.
Nesse viés, é bem importante compreender que a:
1. Pedagogia Hospitalar é uma realidade apenas em países de primeiro mundo.
2.Pedagogia Hospitalar é um processo alternativo de educação continuada não obrigatório, que não tem relação com o processo de escolarização da criança na escola regular.
3.Pedagogia Hospitalar não é um processo regular e regimentado. Mesmo tendo várias entidades envolvidas, ela visa somente o bem estar da criança e não sua escolarização propriamente dita.
4.Pedagogia Hospitalar é uma realidade apenas para as crianças que passarão por tratamentos com duração de mais de 1 ano, para que justifique a criança “perder” dias letivos na escola regular e não conseguir acompanhar o desenvolvimento de sua turma.
5.Pedagogia Hospitalar é um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em ambiente hospitalar e/ou domiciliar.

Já sabemos que os pedagogos atuam em diversos espaços, dentro e fora da sala de aula. Uma outra possibilidade de atuação é na produção de materiais didáticos. Que possibilidades digitais são abertas à atuação do Pedagogo na produção editorial de materiais didáticos em um mundo digitalizado?
Observe as afirmacoes relacionadas com a atuação do pedagogo na produção de materiais didáticos e, em seguida, assinale V (verdadeiro) para as opções que caracterizam as possibilidades de atuação do pedagogo na produção de materiais didáticos, e F (falso) para os que não caracterizam tal atuação.
I) ( ) Não repensar valores, práticas e modos de ser, pensar e agir da sociedade.
II) ( ) O pedagogo é capaz de reunir possibilidades de organização em rede.
III) ( ) Foram abertas possibilidades relevantes para o pedagogo nesta produção.
IV) ( ) Apropriação criativa dos meios tecnológicos de produção de informação.
V) ( ) Os pedagogos atuam nas escolas e bem distantes da nova produção digital.
1.V, V, V F e F
2.F, V, V, V e F
3.F, V, V, F e V
4.V, F, V, F e V
5.V, F, F, F e V

O público que trabalha ou estuda na modalidade Educação a Distância EAD costuma lidar com a produção de materiais didáticos eletrônicos e digitais (E-book, vídeos, etc), acessados de modo remoto (o aluno acessa em casa através de computadores e smartphones). Isso exige novas formas de lidar com novas metodologias.
Sobre Metodologias Ativas já presentes na EAD e a participação dos educandos, escolha a opção que corresponde à questão.
1. Aluno precisam apenas ouvir a explicação do professor nas aulas presenciais.
2.Permite participação, liberdade de escolha e contextualização do conhecimento.
3.São proibidas atividades em grupo e uso de recursos para a socialização.
4.Já não é mais usado a aprendizagem baseada em problemas, na EAD.
5.É proibido planejar competências de aprendizagem autodirigida.

Sobre o brincar infantil, muitos teóricos importantes produziram famosas teorias, principalmente no século XX, e até hoje são divulgados novos resultados de pesquisas. Os conhecimentos destas teorias apoiam os pedagogos que atuam em brinquedotecas (espaços onde estão muitos brinquedos catalogados), aos que produzem brinquedos e aos que constroem games educacionais.
Escolha a opção que corresponde à questão.
1.Piaget defendia que é canalizador da agitação infantil para assegurar a homeostase cultural.
2.Objeto e ação de brincar marcado pela liberdade e espontaneidade, segundo Kishimoto.
3.Vygotsky defendia que era atividade principal infantil e infantil era sinônimo de lúdico.
4.Dewey determinou que não era um fator decisivo para assegurar o desenvolvimento natural da criança.
5.O brincar é visto como produto da cultura, por Brougère.

A Universidade Corporativa avança em muitos lugares do mundo. Nela trabalham profissionais, entre eles o pedagogo, com uma visão interdisciplinar, elevando a educação corporativa a um patamar muito importante. Os pedagogos devem estar preparados para este imenso desafio. A Universidade Corporativa abre boas perspectivas para a educação corporativa.
Escolha a opção que responde corretamente à questão.
1.No Brasil não é possível implantar universidades corporativas, já que são espaços de excelência para a realização da educação corporativa, com forte aparato tecnológico.
2.Os pedagogos não conseguem utilizar sofisticados componentes tecnológicos que permitem trabalhos notáveis com baixos custos.
3.Sua operação requer uma profunda mudança na cultura da organização, sobretudo a gerencial.
4.É um processo simples montar uma Universidade Corporativa; qualquer profissional tem capacidade para isso, e não precisa de uma formação pedagógica para fazer isso.
5.A Universidade Corporativa não é um modelo de gestão do desenvolvimento das competências das empresas, por intermédio do desenvolvimento do patrimônio humano.

O pedagogo é um importante articulador dentro das equipes multidisciplinares que trabalham nos hospitais. Em suas observações diárias trará relevantes informações sobre o estado da criança hospitalizada. Este trabalho conjunto é muito salutar aos hospitalizados e poderá contribuir com a recuperação mais rápida dos pacientes em idade de escolarização, que passam longo tempo fora da escola.
Escolha a opção que corresponde à questão.
1.O pedagogo deve falar as possibilidades e limitações, advindas dos sintomas, para auxiliar os hospitalizados no processo de superá-los.
2.Pedagogos não devem trazer assuntos relativos aos sintomas das crianças.
3.Quando adquirem conhecimentos e orientações a reincidência do agravo é ampliada.
4.Conteúdos relativos às doenças não são bem-vindos e nem devem ser faladas às crianças.
5.Conhecimentos e orientações da doença não trazem maior a adesão às recomendações.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Tratar da atuação profissional do pedagogo empresarial é tomar conhecimento de novos espaços educativos que vão além da educação formal. Para isso acontecer, é necessário que o pedagogo esteja capacitado para lidar com a educação corporativa, aquela que acontece dentro das corporações, empresas, lidando com a dinâmica própria ao trabalho corporativo.
Escolha a opção que responde corretamente à questão.
1.Pedagogo não são capazes de implantar programa de qualificação/requalificação profissional em empresas.
2.Não fazem parte da ação do pedagogo, nas empresas, os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes indispensáveis/à melhoria da produtividade.
3.Pedagogos, nas empresas, consolidam planos, projetos e ações que visam colaborar para a melhoria da atuação dos funcionários.
4.Os pedagogos não usam o desenvolvimento e adequação metodologias de informação e da comunicação às práticas de treinamento, nas empresas.
5.Pedagogos já não produzem e difundem os conhecimentos e estruturam o setor de treinamento, nem conseguem desenvolver programas de levantamentos de necessidades.

Nos últimos tempos foi ampliando o espaço para pedagogos, no interior das empresas. Lidar com a educação corporativa, no interior de distintas empresas, requer que os pedagogos aprendam a lidar com a educação em espaço tão diversificado e não facilmente comparável com alguns espaços no interior das escolas.
Reflita o que caracteriza a Pedagogia Empresarial e, em seguida, assinale V (verdadeiro), para as opções que caracterizam a pedagogia empresarial, e F (falso) para as que não a caracterizam.
I) ( ) O pedagogo empresarial difunde os saberes corporativos e quer saber como vai colaborar para a melhoria do clima organizacional, agindo pela melhoria das relações de trabalho.
II) ( ) A educação corporativa é a nova dimensão para o treinamento e desenvolvimento. Nas empresas.
III) ( ) Capacidade de participação e criatividade não são atributos esperados aos pedagogos empresarias, em um mundo em constante inovação digital.
IV) ( ) A gestão do conhecimento, identificação e ampliação dos conhecimentos de todos os que integram a organização não interessam na ação do pedagogo nas empresas.
V) ( ) A formação e o conhecimento adquiriram lugar de destaque nos currículos, na atualidade, com criatividade, e não são procurados perfis de passividade e de obediência cegas.
1. F, V, V, V e F
2. F, V, V, F e V
3. V, F, V, F e V
4. V, V, V F e F
5. V, V, F, F e V

É nítida a importância atual dos games educacionais, sendo possível a atuação do pedagogo na criação de novos games. Será necessário preparar bem os pedagogos para saber lidar com novas linguagens que possibilitam esta atuação inovadora.
Reflita o que caracteriza o universo do pedagogo que produz games educacionais e, em seguida, assinale V para as opções que caracterizam a realidade de professores, alunos e currículos atuais, e F para o que não caracteriza tal realidade.
I) ( ) Professores seriam imigrantes digitais desatualizados e pré digitais.
II) ( ) O currículo tradicional é focado na escrita, leitura, aritmética e raciocínio lógico.
III) ( ) O currículo do futuro não deverá incluir também software, hardware e robótica.
IV) ( ) O currículo do futuro não deverá incluir uma preparação para viver no mundo digitalizado.
V) ( ) Os alunos são falantes nativos da linguagem digital dos computadores, Internet e videogames.
1. F, V, V, F e V
2. F, V, V, V e F
3. V, F, V, F e V
4. V, V, V F e F
5. V, V, F, F e V

A produção de material didático coloca o pedagogo diante de um mundo diversificado de possibilidades de produção e matérias. É interessante levar em consideração aqueles materiais didáticos e educacionais considerados commons, ou seja, bens públicos e comuns.
Identifique as afirmativas que correspondem ao que pode ser dito sobre tais materiais que são bens públicos e comuns, de livre acesso.
I) Acesso deve ser somente para professores, estudantes e autores interessados na utilização de sua produção.
II) Quando são pagos com dinheiro público, em programas de incentivo ao livro e à leitura, faz sentido que sejam bens públicos.
III) Acesso deve ser somente para diretores de escola e equipe que trabalha com os gestores escolares.
IV) Quando tais materiais são pagos com dinheiro público, em iniciativas próprias de governos produzirem materiais, não faz sentido que sejam bens públicos.
V) Estes materiais são mais interessantes para produtores culturais do que para pedagogos que atuam nas escolas.
1.As afirmativas II, III e IV estão corretas.
2.As afirmativas I, III e V estão corretas.
3.As afirmativas I e III estão corretas.
4. As afirmativas I e II estão corretas.
5.As afirmativas II e IV estão corretas.

O pedagogo é responsável por “articular-se com a equipe de saúde do hospital, com a Secretaria de Educação e com a escola de origem do educando, colaborando, assim, na atenção ao restabelecimento da saúde e garantindo, por meio do cumprimento da grade curricular, a continuidade do aprendizado e a aprovação da criança para o próximo ano escolar” (ZOMBINI, 2012, p. 73). Neste trabalho integrado todas as partes são convidadas a oferecer um modo de agir em prol da melhor permanência da criança hospitalizada.
Nesse viés, é bem importante compreender que a:
1. Pedagogia Hospitalar é uma realidade apenas em países de primeiro mundo.
2.Pedagogia Hospitalar é um processo alternativo de educação continuada não obrigatório, que não tem relação com o processo de escolarização da criança na escola regular.
3.Pedagogia Hospitalar não é um processo regular e regimentado. Mesmo tendo várias entidades envolvidas, ela visa somente o bem estar da criança e não sua escolarização propriamente dita.
4.Pedagogia Hospitalar é uma realidade apenas para as crianças que passarão por tratamentos com duração de mais de 1 ano, para que justifique a criança “perder” dias letivos na escola regular e não conseguir acompanhar o desenvolvimento de sua turma.
5.Pedagogia Hospitalar é um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em ambiente hospitalar e/ou domiciliar.

Já sabemos que os pedagogos atuam em diversos espaços, dentro e fora da sala de aula. Uma outra possibilidade de atuação é na produção de materiais didáticos. Que possibilidades digitais são abertas à atuação do Pedagogo na produção editorial de materiais didáticos em um mundo digitalizado?
Observe as afirmacoes relacionadas com a atuação do pedagogo na produção de materiais didáticos e, em seguida, assinale V (verdadeiro) para as opções que caracterizam as possibilidades de atuação do pedagogo na produção de materiais didáticos, e F (falso) para os que não caracterizam tal atuação.
I) ( ) Não repensar valores, práticas e modos de ser, pensar e agir da sociedade.
II) ( ) O pedagogo é capaz de reunir possibilidades de organização em rede.
III) ( ) Foram abertas possibilidades relevantes para o pedagogo nesta produção.
IV) ( ) Apropriação criativa dos meios tecnológicos de produção de informação.
V) ( ) Os pedagogos atuam nas escolas e bem distantes da nova produção digital.
1.V, V, V F e F
2.F, V, V, V e F
3.F, V, V, F e V
4.V, F, V, F e V
5.V, F, F, F e V

O público que trabalha ou estuda na modalidade Educação a Distância EAD costuma lidar com a produção de materiais didáticos eletrônicos e digitais (E-book, vídeos, etc), acessados de modo remoto (o aluno acessa em casa através de computadores e smartphones). Isso exige novas formas de lidar com novas metodologias.
Sobre Metodologias Ativas já presentes na EAD e a participação dos educandos, escolha a opção que corresponde à questão.
1. Aluno precisam apenas ouvir a explicação do professor nas aulas presenciais.
2.Permite participação, liberdade de escolha e contextualização do conhecimento.
3.São proibidas atividades em grupo e uso de recursos para a socialização.
4.Já não é mais usado a aprendizagem baseada em problemas, na EAD.
5.É proibido planejar competências de aprendizagem autodirigida.

Sobre o brincar infantil, muitos teóricos importantes produziram famosas teorias, principalmente no século XX, e até hoje são divulgados novos resultados de pesquisas. Os conhecimentos destas teorias apoiam os pedagogos que atuam em brinquedotecas (espaços onde estão muitos brinquedos catalogados), aos que produzem brinquedos e aos que constroem games educacionais.
Escolha a opção que corresponde à questão.
1.Piaget defendia que é canalizador da agitação infantil para assegurar a homeostase cultural.
2.Objeto e ação de brincar marcado pela liberdade e espontaneidade, segundo Kishimoto.
3.Vygotsky defendia que era atividade principal infantil e infantil era sinônimo de lúdico.
4.Dewey determinou que não era um fator decisivo para assegurar o desenvolvimento natural da criança.
5.O brincar é visto como produto da cultura, por Brougère.

A Universidade Corporativa avança em muitos lugares do mundo. Nela trabalham profissionais, entre eles o pedagogo, com uma visão interdisciplinar, elevando a educação corporativa a um patamar muito importante. Os pedagogos devem estar preparados para este imenso desafio. A Universidade Corporativa abre boas perspectivas para a educação corporativa.
Escolha a opção que responde corretamente à questão.
1.No Brasil não é possível implantar universidades corporativas, já que são espaços de excelência para a realização da educação corporativa, com forte aparato tecnológico.
2.Os pedagogos não conseguem utilizar sofisticados componentes tecnológicos que permitem trabalhos notáveis com baixos custos.
3.Sua operação requer uma profunda mudança na cultura da organização, sobretudo a gerencial.
4.É um processo simples montar uma Universidade Corporativa; qualquer profissional tem capacidade para isso, e não precisa de uma formação pedagógica para fazer isso.
5.A Universidade Corporativa não é um modelo de gestão do desenvolvimento das competências das empresas, por intermédio do desenvolvimento do patrimônio humano.

O pedagogo é um importante articulador dentro das equipes multidisciplinares que trabalham nos hospitais. Em suas observações diárias trará relevantes informações sobre o estado da criança hospitalizada. Este trabalho conjunto é muito salutar aos hospitalizados e poderá contribuir com a recuperação mais rápida dos pacientes em idade de escolarização, que passam longo tempo fora da escola.
Escolha a opção que corresponde à questão.
1.O pedagogo deve falar as possibilidades e limitações, advindas dos sintomas, para auxiliar os hospitalizados no processo de superá-los.
2.Pedagogos não devem trazer assuntos relativos aos sintomas das crianças.
3.Quando adquirem conhecimentos e orientações a reincidência do agravo é ampliada.
4.Conteúdos relativos às doenças não são bem-vindos e nem devem ser faladas às crianças.
5.Conhecimentos e orientações da doença não trazem maior a adesão às recomendações.

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
1 ponto 
Tratar da atuação profissional do pedagogo empresarial é tomar conhecimento 
de novos espaços educativos que vão além da educação formal. Para isso 
acontecer, é necessário que o pedagogo esteja capacitado para lidar com a 
educação corporativa, aquela que acontece dentro das corporações, empresas, 
lidando com a dinâmica própria ao trabalho corporativo. 
Escolha a opção que responde corretamente à questão. 
1.Pedagogo não são capazes de implantar programa de 
qualificação/requalificação profissional em empresas. 
2.Não fazem parte da ação do pedagogo, nas empresas, os conhecimentos, as 
competências, as habilidades e as atitudes indispensáveis/à melhoria da 
produtividade. 
3.Pedagogos, nas empresas, consolidam planos, projetos e ações que visam 
colaborar para a melhoria da atuação dos funcionários. 
4.Os pedagogos não usam o desenvolvimento e adequação metodologias de 
informação e da comunicação às práticas de treinamento, nas empresas. 
5.Pedagogos já não produzem e difundem os conhecimentos e estruturam o 
setor de treinamento, nem conseguem desenvolver programas de 
levantamentos de necessidades. 
 
 
Pergunta 2 
1 ponto 
Nos últimos tempos foi ampliando o espaço para pedagogos, no interior das 
empresas. Lidar com a educação corporativa, no interior de distintas empresas, 
requer que os pedagogos aprendam a lidar com a educação em espaço tão 
diversificado e não facilmente comparável com alguns espaços no interior das 
escolas. Reflita o que caracteriza a Pedagogia Empresarial e, em seguida, 
assinale V (verdadeiro), para as opções que caracterizam a pedagogia 
empresarial, e F (falso) para as que não a caracterizam. 
 
I) ( ) O pedagogo empresarial difunde os saberes corporativos e quer saber como 
vai colaborar para a melhoria do clima organizacional, agindo pela melhoria das 
relações de trabalho. 
II) ( ) A educação corporativa é a nova dimensão para o treinamento e 
desenvolvimento. Nas empresas. 
III) ( ) Capacidade de participação e criatividade não são atributos esperados aos 
pedagogos empresarias, em um mundo em constante inovação digital. 
IV) ( ) A gestão do conhecimento, identificação e ampliação dos conhecimentos 
de todos os que integram a organização não interessam na ação do pedagogo 
nas empresas. 
V) ( ) A formação e o conhecimento adquiriram lugar de destaque nos currículos, 
na atualidade, com criatividade, e não são procurados perfis de passividade e de 
obediência cegas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a classificação sequencial correta. 
1. F, V, V, V e F 
2. F, V, V, F e V 
3. V, F, V, F e V 
4. V, V, V F e F 
5. V, V, F, F e V 
 
 
 
Pergunta 3 
1 ponto 
É nítida a importância atual dos games educacionais, sendo possível a atuação 
do pedagogo na criação de novos games. Será necessário preparar bem os 
pedagogos para saber lidar com novas linguagens que possibilitam esta atuação 
inovadora. Reflita o que caracteriza o universo do pedagogo que produz games 
educacionais e, em seguida, assinale V para as opções que caracterizam a 
realidade de professores, alunos e currículos atuais, e F para o que não 
caracteriza tal realidade. 
 
I) ( ) Professores seriam imigrantes digitais desatualizados e pré digitais. 
II) ( ) O currículo tradicional é focado na escrita, leitura, aritmética e raciocínio 
lógico. 
III) ( ) O currículo do futuro não deverá incluir também software, hardware e 
robótica. 
IV) ( ) O currículo do futuro não deverá incluir uma preparação para viver no 
mundo digitalizado. 
V) ( ) Os alunos são falantes nativos da linguagem digital dos computadores, 
Internet e videogames. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a classificação sequencial correta: 
1. V, V, F, F e V 
2. V, V, V F e F 
3. V, F, V, F e V 
4. F, V, V, F e V 
5. F, V, V, V e F 
 
 
Pergunta 4 
 
A produção de material didático coloca o pedagogo diante de um mundo 
diversificado de possibilidades de produção e matérias. É interessante levar em 
consideração aqueles materiais didáticos e educacionais considerados 
commons, ou seja, bens públicos e comuns. Identifique as afirmativas que 
correspondem ao que pode ser dito sobre tais materiais que são bens públicos 
e comuns, de livre acesso. 
 
I) Acesso deve ser somente para professores, estudantes e autores interessados 
na utilização de sua produção. 
II) Quando são pagos com dinheiro público, em programas de incentivo ao livro 
e à leitura, faz sentido que sejam bens públicos. 
III) Acesso deve ser somente para diretores de escola e equipe que trabalha com 
os gestores escolares. 
IV) Quando tais materiais são pagos com dinheiro público, em iniciativas próprias 
de governos produzirem materiais, não faz sentido que sejam bens públicos. 
V) Estes materiais são mais interessantes para produtores culturais do que para 
pedagogos que atuam nas escolas. 
 
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas. 
 
1.As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
2.As afirmativas I, III e V estão corretas. 
3.As afirmativas I e III estão corretas. 
4. As afirmativas I e II estão corretas. 
5.As afirmativas II e IV estão corretas. 
Pergunta 5 
1 ponto 
O pedagogo é responsável por “articular-se com a equipe de saúde do 
hospital, com a Secretaria de Educação e com a escola de origem do 
educando, colaborando, assim, na atenção ao restabelecimento da saúde e 
garantindo, por meio do cumprimento da grade curricular, a continuidade 
do aprendizado e a aprovação da criança para o próximo ano escolar” 
(ZOMBINI, 2012, p. 73). Neste trabalho integrado todas as partes são 
convidadas a oferecer um modo de agir em prol da melhor permanência da 
criança hospitalizada. Nesse viés, é bem importante compreender que a: 
1. Pedagogia Hospitalar é uma realidade apenas em países de primeiro 
mundo. 
2.Pedagogia Hospitalar é um processo alternativo de educação continuada 
não obrigatório, que não tem relação com o processo de escolarização da 
criança na escola regular. 
3.Pedagogia Hospitalar não é um processo regular e regimentado. Mesmo 
tendo várias entidades envolvidas, ela visa somente o bem estar da criança 
e não sua escolarização propriamente dita. 
4.Pedagogia Hospitalar é uma realidade apenas para as crianças que 
passarão por tratamentos com duração de mais de 1 ano, para que justifique 
a criança “perder” dias letivos na escola regular e não conseguir acompanhar 
o desenvolvimento de sua turma. 
5.Pedagogia Hospitalar é um processo alternativo de educação continuada 
que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o 
atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em 
ambiente hospitalar e/ou domiciliar. 
Pergunta 6 
1 ponto 
Já sabemos que os pedagogos atuam em diversos espaços, dentro e fora da 
sala de aula. Uma outra possibilidade de atuação é na produção de materiais 
didáticos. Que possibilidades digitais são abertas à atuação do Pedagogo na 
produção editorial de materiais didáticos em um mundo digitalizado? 
Observe as afirmações relacionadas com a atuação do pedagogo na 
produção de materiais didáticos e, em seguida, assinale V (verdadeiro) para 
as opções que caracterizam as possibilidades de atuação do pedagogo na 
produção de materiais didáticos, e F (falso) para os que não caracterizam tal 
atuação. 
I) ( ) Não repensar valores, práticas e modos de ser, pensar e agir da 
sociedade. 
II) ( ) O pedagogo é capaz de reunir possibilidades de organização em rede. 
III) ( ) Foram abertas possibilidades relevantes para o pedagogo nesta 
produção. 
IV) ( ) Apropriação criativa dos meios tecnológicos de produção de 
informação. 
V) ( ) Os pedagogos atuam nas escolas e bem distantes da nova produção 
digital. 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
1.V, V, V F e F 
2.F, V, V, V e F 
3.F, V, V, F e V 
4.V, F, V, F e V 
5.V, F, F, F e V 
 
 
 
Pergunta 7 
1 ponto 
O público que trabalha ou estuda na modalidade Educação a Distância EAD 
costuma lidar com a produção de materiaisdidáticos eletrônicos e digitais (E-
book, vídeos, etc), acessados de modo remoto (o aluno acessa em casa 
através de computadores e smartphones). Isso exige novas formas de lidar 
com novas metodologias. Sobre Metodologias Ativas já presentes na EAD e a 
participação dos educandos, escolha a opção que corresponde à questão. 
1. Aluno precisam apenas ouvir a explicação do professor nas aulas 
presenciais. 
2.Permite participação, liberdade de escolha e contextualização do 
conhecimento. 
3.São proibidas atividades em grupo e uso de recursos para a socialização. 
4.Já não é mais usado a aprendizagem baseada em problemas, na EAD. 
5.É proibido planejar competências de aprendizagem autodirigida. 
 
 
Pergunta 8 
1 ponto 
Sobre o brincar infantil, muitos teóricos importantes produziram famosas 
teorias, principalmente no século XX, e até hoje são divulgados novos 
resultados de pesquisas. Os conhecimentos destas teorias apoiam os 
pedagogos que atuam em brinquedotecas (espaços onde estão muitos 
brinquedos catalogados), aos que produzem brinquedos e aos que 
constroem games educacionais. Escolha a opção que corresponde à questão. 
1.Piaget defendia que é canalizador da agitação infantil para assegurar a 
homeostase cultural. 
2.Objeto e ação de brincar marcado pela liberdade e espontaneidade, 
segundo Kishimoto. 
3.Vygotsky defendia que era atividade principal infantil e infantil era 
sinônimo de lúdico. 
4.Dewey determinou que não era um fator decisivo para assegurar o 
desenvolvimento natural da criança. 
5.O brincar é visto como produto da cultura, por Brougère. 
 
 
Pergunta 9 
1 ponto 
A Universidade Corporativa avança em muitos lugares do mundo. Nela 
trabalham profissionais, entre eles o pedagogo, com uma visão 
interdisciplinar, elevando a educação corporativa a um patamar muito 
importante. Os pedagogos devem estar preparados para este imenso 
desafio. A Universidade Corporativa abre boas perspectivas para a educação 
corporativa. Escolha a opção que responde corretamente à questão. 
1.No Brasil não é possível implantar universidades corporativas, já que são 
espaços de excelência para a realização da educação corporativa, com forte 
aparato tecnológico. 
2.Os pedagogos não conseguem utilizar sofisticados componentes 
tecnológicos que permitem trabalhos notáveis com baixos custos. 
3.Sua operação requer uma profunda mudança na cultura da organização, 
sobretudo a gerencial. 
4.É um processo simples montar uma Universidade Corporativa; qualquer 
profissional tem capacidade para isso, e não precisa de uma formação 
pedagógica para fazer isso. 
5.A Universidade Corporativa não é um modelo de gestão do 
desenvolvimento das competências das empresas, por intermédio do 
desenvolvimento do patrimônio humano. 
 
Pergunta 10 
1 ponto 
O pedagogo é um importante articulador dentro das equipes 
multidisciplinares que trabalham nos hospitais. Em suas observações diárias 
trará relevantes informações sobre o estado da criança hospitalizada. Este 
trabalho conjunto é muito salutar aos hospitalizados e poderá contribuir com 
a recuperação mais rápida dos pacientes em idade de escolarização, que 
passam longo tempo fora da escola. Escolha a opção que corresponde à 
questão. 
1.O pedagogo deve falar as possibilidades e limitações, advindas dos 
sintomas, para auxiliar os hospitalizados no processo de superá-los. 
2.Pedagogos não devem trazer assuntos relativos aos sintomas das crianças. 
3.Quando adquirem conhecimentos e orientações a reincidência do agravo 
é ampliada. 
4.Conteúdos relativos às doenças não são bem-vindos e nem devem ser 
faladas às crianças. 
5.Conhecimentos e orientações da doença não trazem maior a adesão às 
recomendações.

Mais conteúdos dessa disciplina