A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
produção do conhecimento juridico

Pré-visualização | Página 1 de 3

Uma empresa de pesquisa e consultoria  pretende estudar as prioridades  de consumo entre  jovens da classe média  que residem nas cidades do Fortaleza  e de Belo Horizonte. A coleta de dados será feita com amostragem elevada de sujeitos residentes nas duas cidades. Neste caso,  o tipo de pesquisa  mais adequado para verificar as semelhanças e diferenças entre os grupos  é:
 
	
	
	
	Comparativo 
	
	
	Experimental 
	
	
	Estudo de caso
	
	
	Documental
	
	
	Pesquisa teórica
		
	Analise a citação e marque a opção que interpreta corretamente sua ideia central.
 
"Pesquisar é pensar, refletir, ler, discutir, perguntar, criticar, descobrir, enfim, é buscar uma visão, uma explicação, uma ideia, uma solução para as perguntas e problemas que nos movimentam e interessam; é construir, formar e organizar um pensamento (próprio ou não); é alcançar um resultado que apazigúe ou que confirme a inquietude inicial. Saber pesquisar é uma maneira para enfrentar qualquer desafio novo, e a vida dos profissionais é uma constante renovação destes desafios."
 
(MARQUES, Cláudia de Lima. Pesquisa de Iniciação Científica: da
inquietude ao sucesso! Palavra do orientador. Disponível em: .
Acesso em: 14 mar. 2003.)
	
	
	
	A pesquisa é um procedimento reflexivo e sistemático.
	
	
	A pesquisa é uma atividade a metódica e maleável.
	
	
	A pesquisa não possui compromisso com o procedimento descritivo.
	
	
	A pesquisa é um tipo de investigação que resulta sempre em fontes secundárias.
	
	
	A pesquisa não possui compromisso com o procedimento exploratório.
		A primeira tarefa em uma pesquisa é a escolha do tema, ou seja, a escolha do objeto que será investigado. Nesta tarefa é preciso alguns cuidados que contribuem para o sucesso. Imagine-se a hipótese em que um estudante após ouvir uma palestra sobre o pensamento de Michel Foucault, sente-se incentivado a escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre este autor que acabou de conhecer e que nunca leu antes. Neste caso, é correto afirmar que:
	
	
	
	Como o tipo de trabalho acadêmico não requer aprofundamentos teóricos, a escolha está adequada.
	
	
	O trabalho acadêmico requer uma pesquisa bibliográfica prévia e para se escolher um tema é preciso maturidade acadêmica.
	
	
	Para uma pesquisa não é importante ter o domínio prévio do tema/autor escolhido, pois será apenas uma compilação de textos.
	
	
	No caso é admissível e recomendável, pois pode-se construir uma pesquisa acadêmica apenas com fontes secundárias.
	
	
	Qualquer assunto poderá ser considerado um tema adequado para pesquisa acadêmica, basta ter como adquirir os livros do autor.
		O tema representa o objeto da pesquisa. Por objeto, entende-se aquilo que é pensado, que será investigado (LALANDE, 1993). Assim, o tema deve ser mais restrito que o assunto, ainda que faça parte dele. O que se constitui propriamente um tema?
	
	
	
	O tema é o aspecto do assunto que se deseja abordar, provar ou desenvolver.
	
	
	O tema são exemplos de questões que envolvem projeto tecnológico.
	
	
	O tema é um planejamento detalhado por escrito para realizar a pesquisa.
	
	
	O tema é uma situação que provoca questões e pode ser definida pela vivência do pesquisador.
	
	
	O tema é uma possível resposta à questão estabelecida no projeto de pesquisa.
		Para que o trabalho de pesquisa  tenha seu início facilitado, é de vital importância que o tema esteja adequadamente delimitado. No que diz respeito à delimitação do tema, é correto afirmar
 
 
	
	
	
	na escolha de um conceito teórico,  é necessário abranger todas as suas possibilidade a fim de não se aprofundar em nenhum.
 
	
	
	 não é necessário um recorte temático específico.
	
	
	na escolha de um conceito menos abrangente não é necessário um recorte específico, porque apenas o critério qualitativo será observado.
 
	
	
	 na escolha de um conceito mais abrangente,  é necessário realizar o recorte temático deste, selecionando uma parte específica para o seu aprofundamento.
	
	
	na escolha de um conceito mais abrangente, não é necessário um recorte específico, porque apenas o critério quantitativo será observado.
 
		Na seleção de um tema, a opção por um que seja atual e controvertido nos leva a enfrentar algumas dificuldades: carência de bibliografia teórica adequada, dificuldade para detectar sites ou fontes de pesquisas virtuais confiáveis, etc. Qual opção abaixo condiz com uma conduta de sua parte que vise evitar tais problemas:
	
	
	
	Conversar com pessoas leigas e que não foram contaminadas pelo ranço acadêmico
	
	
	Buscar orientação religiosa ou espiritual
	
	
	Buscar escutar tudo que seus colegas de universidade sugerem sem refletir demasiadamente a respeito a fim de evitar racionalizar demais sua escolha.
	
	
	Dialogar bastante com seu orientador ou com seu professor-tutor a fim de buscar a direção adequada de alguém especializado e experiente.
	
	
	Conversar com sua família e buscar orientação com pessoas de diversas áreas de estudo que possam lhe sugerir o melhor caminho.
		Autores observam que a pesquisa documental assemellha-se muito à pesquisa bibliográfica. Mas há diferença entre elas. Assinale a opção que melhor apresenta esta diferença.
	
	
	
	A pesquisa documental é sempre histórica e a bibliográfica atual.
	
	
	A pesquisa documental é feita em documentos originais e a bibliográfica obras que já oferecem análises de outros autores.
	
	
	A pesquisa bibliográfica é aquela feita em biblioteca e a documental em agências de fomento.
	
	
	A pesquisa bibliográfica trabalha com documentos originais in natura, a documental não, apenas documentos.
	
	
	A pesquisa documental analisa arigos científicos e teses e a pesquisa bibliográfica livros e revistas.
	
Explicação:
A pesquisa documental é feita em documentos originais como fotografias, relatórios, cartas, notas e outros.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia o trecho com atenção ¿Theodor Muther (¿), respondeu em um trabalho, que o ordenamento jurídico Romano não era um ordenamento calcado na pretensão de Windscheid, tampouco poderia se afirma que actio eo conceito moderno de ação são institutos inconfundíveis; pois no direito romano era sine quo nom conditio queexistisse um direito subjetivo, para que se pudesse requerer ao pretor uma fórmula ¿ tutela jurídica ¿ de  modo que quem se obrigava diante daquele era o particular, e diante da fórmula o pretor ou o Estado. O que denominou de direito de agir (Muther apud Marinoni, 2008, p 163 e 164.)..¿ Pode´se afirmar que
 
	
	
	
	Os autores apresentados sugerem a ideia de fontes secundárias.
 
	
	
	  Os autores mencionados expressam o sentido de fontes terciárias.
 
	
	
	  Os autores mencionados expressam o sentido de fontes primárias.
 
	
	
	O autor Marinoni é a fonte primária; Muther, a fonte secundária.
 
	
	
	O autor Muther é a fonte primária; Marinoni, a fonte secundária.
		O conhecimento científico:
	
	
	
	É sempre parcial, pois existe o observador que é um ser humano.
 
	
	
	É aquele que busca se utilizar de um determinado método para alcançar determinados resultados, mas não se preocupa com condições prévias.
	
	
	Prevalece ao conhecimento religioso, pois este é dogmático e sem valor.
	
	
	É aquele que busca se utilizar de um determinado método para alcançar determinados resultados em tempo, espaço e condições previamente identificadas e determinadas pelo observador.
 
	
	
	Prevalece sobre todos, considerando seu caráter mais técnico.
 
		São métodos considerados científicos:
	
	
	
	Dedutivo e senso comum.
	
	
	Religioso.
	
	
	Filosófico
	
	
	Dedutivo e indutivo.
	
	
	Histórico e filosófico.
	
	 
		
		Qual a etapa da produção científica que em essência corresponde a uma possível explicação para o problema de pesquisa , equivalendo a uma suposição que há de decidir sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar?
		2.
	
	
	
	
	Formulação do Problema
	
	
	Levantamento bibliográfico
	
	
	Formulação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.