Buscar

HABILIDADES SOCIAIS

Prévia do material em texto

HABILIDADES SOCIAIS
Psicologia das habilidades sociais: História, conceitos e desenvolvimento.
Assertividade, empatia, resiliência, competência social. Componentes comportamentais, cognitivos – afetivos, fisiológicos. Atratividade e aparência pessoal. 
Avaliação e promoção das habilidades sociais.
O que é Competência ?
É um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que são os diferencias de cada pessoa e tem reflexos em tudo que realiza.
Maria Odete Rabaglio
O que é Competência ?
Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
Afonso e Maria Tereza Leme Fleury
O que é Competência ?
			
			
C
H
A
SABER
SABER
FAZER
QUERER
FAZER
CHA
introdução
De acordo com Vicente Caballo (2006), muitos problemas humanos podem ser decorrência de um déficit de habilidades sociais.
 Elas formam um elo entre o indivíduo e as pessoas que o cercam. Se este elo está enfraquecido ou é disfuncional, podem não ser geradas conseqüências reforçadoras o suficiente para que o indivíduo tenha o que se chama de “vida satisfatória” ou “vida feliz”.
Diante da quantidade de transtornos psicológicos em que déficits de habilidades sociais estão envolvidos, muitas vezes, o treinamento destas mostra-se como uma saída simples e eficaz no tratamento psicoterápico.
 Caballo (2006) cita, por exemplo, problemas como depressão, ansiedade social, problemas conjugais, delinquência, onde o treinamento de Habilidades Sociais apresenta resultados muito promissores.
MAS AFINAL O QUE SÃO HABILIDADES SOCIAIS???
CONCEITO
Definições são inúmeras, mas todas giram em torno de um mesmo eixo: 
habilidade de expressar-se honestamente causando o mínimo de incômodo possível aos outros e a si mesmo. 
Caballo (2006) considera que o comportamento socialmente hábil é aquele conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal específico, expressando sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos, de modo adequado à aquela situação;
 respeitando os demais e, geralmente, resolvendo os problemas imediatos da situação ao mesmo tempo em que minimiza a probabilidade de problemas futuros.
• Rimm, 1974: “Conduta interpessoal que implica a honesta e relativamente direta expressão dos sentimentos”
• Alberti e Emmons, 1978: “ Conduta que permite a uma pessoa atuar segundo seus interesses mais importantes, defender-se sem ansiedade inapropriada, expressar comodamente sentimentos honestos o exercer os direitos pessoais sem negar os direitos dos demais”
• Kelly, 1982: “Conjunto de condutas identificáveis e aprendidas que utilizam os indivíduos nas situações interpessoais para obter ou manter o reforço de seu ambiente”
Para definir o que é a conduta socialmente habilidosa, podemos nos basear em:
• Conteúdo: O que é o que se expressa? Sentimentos, desejos, necessidades, queixas…
• Conseqüências: O que é que se consegue graças à conduta socialmente habilidosa?
A experiência nos diz que a conduta socialmente habilidosa deve definir-se tanto por os objetivos ou fins que persegue, como por as conseqüências da mesma. O veremos mais claro com um exemplo: 
“Marta quer que seu companheiro de escritório mantenha mais ordenado o móvel que comparte com ele, porque já aconteceu varias vezes que não encontrou os documentos com facilidade ou os materiais de oficina que estava precisando. Está preocupada com a forma de como dizer, porque não quer que ele se chateie. Por isso é importante que seu companheiro aceda a sua petição, mas também deve procurar que a relação continue sendo boa porque tem que trabalhar juntos muitas horas por dia”
Esta situação da vida cotidiana mostra o importante que deve ser lograr nossos objetivos, mas também que encontremos um bom clima em nossas relações sociais.
Portanto, uma boa definição de habilidades sociais seria aquela que contempla ambos os aspectos. Desta maneira, tentam resumir assim os seguintes autores:
Phillips, 1978: “Grau em que uma pessoa pode-se comunicar com os demais de maneira que satisfaça os próprios direitos, necessidades, prazeres ou obrigações até um grau razoável sem fazer dano aos direitos, necessidades, prazeres ou obrigações similares da outra pessoa e os comparta com os demais num intercâmbio livre e aberto”
Caballo, 1986: “Conjunto de condutas emitidas por um indivíduo num contexto interpessoal que expressa os sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos desse indivíduo de um modo adequado à situação, respeitando essas condutas em os demais, e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação, por enquanto minimiza a probabilidade de futuros problemas”.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
1 – Habilidade social não é uma característica da pessoa, mas de seu comportamento.
2 – Não é universal, trata-se de uma característica do comportamento daquela pessoa naquela situação em específico; o que significa que o significado de uma determinada conduta poderá variar de acordo com a situação ou com a pessoa que a adota.
3 – Ao falar de habilidade social, o contexto cultural do indivíduo deve ser contemplado do mesmo modo que quaisquer outras variáveis situacionais.
4 – É um padrão de resposta aprendido e mantido pelas suas consequências, e pode ser alterado.
FORMAS DE APRENDIZAGEM QUE GERAM HABILIDADES
Existem três formas de aprendizagem:
1) Através das conseqüências do comportamento: os comportamentos se aprendem em função das conseqüências que têm. Este tipo de aprendizagem segue umas leis, sendo as mais importantes:
2) Por observação: muitos comportamentos se aprendem por observação, imitando o que fazem os demais. Se nos referimos a competência social, isto e especialmente relevante nas crianças. Uma criança pouca habilidosa socialmente quase com certeza não foi exposta a suficientes experiências e modelos que lhe tinham ensinado a comportar-se de uma maneira mais adequada. 
Contudo, se desde criança observamos modelos que resolvam os conflitos sem agressividade, que expressam de maneira adequada as emoções... é mais provável que o façamos de adultos.
3) Por associação de situações e de estímulos: quando vivemos uma situação desagradável, o simples fato de expor-nos a outras situações parecidas, com estímulos similares, portanto, pode fazer que nos sintamos igual de mal que na primeira vez. 
Uma pessoa que tenha sofrido um acidente de carro pode chegar a ficar nervosa pelo fato de voltar a subir-se de novo num carro, embora não o haja acendido. 
Este mesmo mecanismo de aprendizagem se aplica as emoções positivas: contemplar uma foto de nosso/a companheiro/a pode deixar-nos contente, e chegar a casa depois de trabalhar pode ter um efeito relaxante.
A experiência nos diz que a conduta socialmente habilidosa deve definir-se tanto por os objetivos ou fins que persegue, como por as conseqüências da mesma. O veremos mais claro com um exemplo: 
“Marta quer que seu companheiro de escritório mantenha mais ordenado o móvel que comparte com ele, porque já aconteceu varias vezes que não encontrou os documentos com facilidade ou os materiais de oficina que estava precisando. Está preocupada com a forma de como dizer, porque não quer que ele se chateie. Por isso é importante que seu companheiro aceda a sua petição, mas também deve procurar que a relação continue sendo boa porque tem que trabalhar juntos muitas horas por dia”
Os componentes das habilidades sociais são: 
• Componentes verbais: fazem referência ao conteúdo da conversa, que é a ferramenta que geralmente utilizamos as pessoas para relacionarmos com os demais.
• Componentes para-lingüísticos: baixo estes términos se englobam aspectos como o tom de voz, a fluidez e a velocidade da fala, que modulam o conteúdo. 
• Componentes não verbais: variáveis como a expressão facial, o olhar, os gestos, adistância interpessoal …são comunicativas em si mesmas, e no mesmo tempo mudam e/ou matizam o conteúdo de uma mensagem. 
				
• Emoção-choque: caracterizada por um curto período, relacionada a um imprevisto. 
• Emoção-sentimento: caracterizada por períodos duradouros e intensos designados apenas por sentimentos. 
EMOÇÃO
“...emoção se refere a um sentimento e seus pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos, e a uma gama de tendências para agir”.
GOLEMAN (1995, p. 303)
INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NAS HABILIDADES SOCIAIS
QUAIS SÃO AS 4 EMOÇÕES BÁSICAS?????
	Existem quatro emoções básicas: 
Raiva (sentimento que faz com que defendamos a nós mesmos);
Medo (sentimento que evita que você corra grandes riscos);
Tristeza (é a emoção que nos ajuda a sofrer: ela literalmente “lava” e “limpa” a dor de perder alguma coisa ou alguém em nossas vidas) e,
Alegria (é o que experimentamos quando essas necessidades - liberdade, segurança e contato - estão satisfeitas).
Todas as outras formas de sentimentos são misturas dessas - como cores derivadas das cores primárias - vermelho, amarelo e azul.
			Vídeo emoções
LEITURA ARTIGOS
DIVIDIR A SALA EM 03 GRUPOS PARA APRESENTAÇÃO EM SEMINÁRIO

Outros materiais